Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Cryzan comemora gol em Atletiba

A venda do atacante Cryzan pelo Santa Clara, de Portugal, para o atual campeão da China, o Shandong Taishan, vai render cerca de R$ 4,6 milhões para o Athletico Paranaense. O jogador, de 25 anos, não tinha mais vínculo com o clube paranaense, que no entanto manteve 42,5% dos direitos econômicos do atleta, segundo informações do jornalista Venê Casagrande.

O clube português, 10º colocado da 1ª divisão, vendeu Cryzan por 2 milhões de euros (cerca de R$ 11 milhões). O Athletico tem direito a 42,5% do valor.

Pelo Santa Clara, Cryzan fez 65 jogos, 14 gols e nove assistências. Segundo dados do Transfermarkt.de, o jogador atuou metade da carreira como centroavante e outra metade jogando nas pontas. No ranking de desempenho do WhoScored, Cryzan é o melhor jogador do Santa Clara na primeira divisão, considerando o limite de jogos mínimos disputados, com nota média 6,95.

O jogador defendeu o Athletico de 2014 a 2019, somando 68 jogos e 10 gols. Nesse período, foi emprestado para Oeste, Al-Batin (Arábia Saudita), Cercle Brugge (Bélgica) e Atlético-GO. Em 2019, ele rescindiu com o clube paranaense e acertou com o Santa Clara.

Na China, Cryzan vai jogar com o meia Moisés, 33 anos, ex-Palmeiras, que está no Shandong Taishan desde 2019.