Athletico supera lesões, vence o Inter e amplia série invicta no Brasileirão

Silvio Rauth Filho

Athletico x Inter (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 1 o Internacional, nessa quinta-feira (dia 21) à noite, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Furacão foram dos volantes Erick e Alex Santana. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 40 pontos, dentro do G6 (grupo de classificação para a Copa Libertadores 2024). A equipe gaúcha está na 12ª colocação, com 29 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Agora, o time paranaense só volta a jogar em 1º de outubro, contra o Coritiba, no Couto Pereira.

O técnico interino Wesley Carvalho soma 8 vitórias, 6 empates e 5 derrotas no comando do Furacão.

Série invicta
Com o resultado, o Athletico chegou há 10 rodadas sem perder (5 vitórias e 5 empates) dentro do Brasileirão – é a maior série invicta da competição no momento entre as 20 equipes. Já o Inter soma 1 vitória nas últimas 12 rodadas da Série A.

Lesões
O lateral Madson saiu lesionado já no 1º minuto de jogo. Entrou Bruno Peres. O centroavante Vitor Roque, artilheiro do time em 2023, levou carrinho violento de Nico Hernández (ex-Athletico) e saiu mancando, com dores no tornozelo, já aos 9 minutos de jogo. Pablo entrou. Além deles, o Furacão não tinha outros cinco jogadores, todos em recuperação (Bento, Vidal, Fernando, Pedro Henrique e Christian).

Artilheiro
O volante Erick soma 7 gols em 46 jogos em 2023 – no total, ele tem 16 gols em 205 partidas pelo clube. O volante Alex Santana acumula 8 gols em 36 partidas na temporada.

Escalação
As baixas eram Bento, Pedro Henrique, Fernando, Christian e Vidal, todos em recuperação. Hugo Moura estava suspenso.

Esquema tático
O técnico Wesley Carvalho usou o esquema tático 4-2-3-1, com Erick e Fernandinho como volantes. A linha de três tinha Vitor Bueno e Canobbio como extremos (pelos lados do campo) e Zapelli centralizado.

Inter
De olho na semifinal da Libertadores, o Inter decidiu escalar reservas. A novidade era a estreia do lateral Dalbert. Eduardo Coudet usou o esquema 4-4-2, com De Pena e Matheus Dias como extremos.

Primeiro tempo
O jogo começou com lances de força excessiva e com certa violência por parte do Inter. Madson e Vitor Roque saíram lesionados já no início. O árbitro tentou controlar apenas com cartões amarelos. Nesse cenário, o Athletico demorou a entrar no jogo. E, quando entrou, abriu o placar. Aos 23, depois de rebote de escanteio, Fernandinho ajeitou para Erick dominar no peito e fuzilar: 1 a 0. O Inter empatou já aos 35, aproveitando erro da saída de bola do Athletico e marcando com belo chute de fora da área de De Pena. No geral, foi um primeiro tempo equilibrado. Além dos gols, cada time construiu mais duas boas jogadas cada.

Segundo tempo
O segundo tempo começou equilibrado e com o Inter levando perigo em dois lances – um chute de fora da área De Pena e um cabeceio de Luiz Adriano, após escanteio. O Athletico só conseguiu levar perigo na bola parada: primeiro com um falta cobrada por Vitor Bueno e depois em escanteio de Esquivel que terminou com finalização na trave de Fernandinho. Aos 27, entraram o volante Alex Santana e o ponta Cuello. O jogo seguiu equilibrado e com poucos ataques. Aos 42, Vitor Bueno quebrou a monotonia com belo passe. Canobbio invadiu a área e chutou na trave. O gol da vitória só veio aos 44, em belo cruzamento de Canobbio e cabeceio de Alex Santana.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 44% de posse de bola, 15 finalizações (6 certas), 12 faltas cometidas e 79% de precisão nos passes. O Inter somou 12 arremates (4 certos), 17 faltas cometidas e 83% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×1 INTER
Athletico: Léo Linck; Madson (Bruno Peres), Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho (Alex Santana) e Erick; Canobbio, Zapelli (Cuello) e Vitor Bueno; Vitor Roque (Pablo). Técnico: Wesley Carvalho
Inter: Rochet; Bustos, Igor Gomes, Nico Hernández (Mercado) e Dalbert (Renê); Gabriel, Bruno Henrique, Matheus Dias (Wanderson) e De Pena; Lucca (Enner Valencia) e Luiz Adriano (Alan Patrick). Técnico: Eduardo Coudet
Gols: Erick (23-1º), De Pena (35-1º) e Alex Santana (44-2º)
Cartões amarelos: Nico Hernández, Matheus Dias, Bustos, De Pena, Wanderson (I). Vitor Bueno, Pablo, Thiago Heleno (A).
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Público: 25.967
Local: Ligga Arena, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Dalbert passa por Fernandinho e chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
22 – Fernandinho dá belo passe em profundidade. Zapelli recebe na área e chuta. Rochet espalma.
23 – Gol do Athletico. Depois de rebote de escanteio, Fernandinho ajeita de cabeça para Erick, que domina no peito e fuzila Rochet.
35 – Gol do Inter. Fernandinho e Zapelli erram na saída de bola. Lucca ajeita para De Pena, que solta a bomba de fora da área e acerta no canto.
39 – Canobbio tabela com Vitor Bueno, recebe na área e chuta em cima de Rochet.
46 – Bustos cruza, a bola desvia e sobra limpa para Bruno Henrique, que chuta. Léo Linck defende.

Segundo tempo
6 – Falta de média distância. Vitor Bueno cobra no ângulo. Rochet espalma.
18 – Contra-ataque. Luiz Adriano ajeita para De Pena, que chuta de fora da área. Linck espalma.
19 – De Pena cobra escanteio. Luiz Adriano entra livre e cabeceia. Linck salva no reflexo.
24 – Escanteio. Esquivel cruza. Fernandinho sobe e cabeceia na trave.
42 – Vitor Bueno enfia. Canobbio invade a área e chuta na trave.
44 – Gol do Athletico. Canobbio cruza. Alex Santana cabeceia no canto.