O atacante Tetê entra na mira do Athletico
Tetê em treino da seleção brasileira (Crédito: Divulgação/Ricardo Nogueira/CBF)

O Athletico Paranaense está tentando a contratação dos pontas Kayky (21 anos, Manchester City) e Tetê (24 anos, Galatasaray). Os dois jogadores podem chegar por empréstimo. O Furacão também tenta encontrar um destino para o meia/ponta Romeo Benítez, 21 anos, que não vem sendo utilizado no elenco principal. Ele pode ser emprestado ao Tigre, da Argentina.

Kayky passou por Bahia e Paços de Ferreira

O brasileiro, revelado pelo Fluminense, foi comprado pelos ingleses por 10 milhões de euros em 2021 e agora está disponível para empréstimo, já que não será utilizado pelo técnico Pep Guardiola na temporada 2024/25. Ele está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho e não joga desde julho de 2024.

Canhoto, Kayky costuma jogar na ponta-direita. Também já atuou pelo lado esquerdo e como meia ofensivo centralizado. Após grande destaque nas categorias de base do Fluminense, Kayky foi comprado aos 18 anos de idade pelo Manchester City.

No clube inglês, o atacante começou jogando no time sub-19. No mesmo ano, passou para a equipe sub-23. Pelo time principal, só entrou em dois jogos (um na Premier League e outro na Copa da Inglaterra), somando apenas dez minutos em campo.

Kayky
Kayky no Manchester City (Crédito: Divulgação/Manchester City)

Em 2022, Kayky acabou emprestado ao Paços de Ferreira, de Portugal, mas só atuou em nove partidas (três como titular). Não fez gols ou assistências.

Em janeiro de 2023, o atacante chegou ao Bahia, também por empréstimo. Disputou 28 jogos na temporada (17 como titular), marcou quatro gols e deu cinco assistências.

Além do Athletico, o Sparta Rotterdam (Holanda) e o Shakhtar Donetsk (Ucrânia) também tentam levar o jogador por empréstimo.

Romeo Benítez

O Athletico negocia o empréstimo de Romeo Benítez para o Tigre, da Argentina. O paraguaio chegou ao Furacão no início de 2024, comprado por cerca de R$ 14 milhões, após se destacar no Guaraní, do Paraguai, com oito gols e seis assistências em 41 jogos. No entanto, acabou pouco utilizado no clube paranaense – só atuou em cinco jogos do Paranaense e dois da Copa Sul-Americana. Não entra em campo desde maio. Ele tem contrato com o Athletico até o fim de 2028.

Romeo Benítez
Romeo Benítez, do Athletico, e Alex Nemetz, do Galo Maringá (Crédito: Valquir Aureliano)

O Tigre, da Argentina, está em 23º lugar entre os 28 participantes do Campeonato Argentino. O time é comandado pelo técnico argentino Seba Domínguez, 44 anos, ex-zagueiro do Corinthians.

Tetê foi campeão com a seleção brasileira

Canhoto, Tetê costuma jogar na ponta-direita. Revelado na base do Grêmio, não chegou a atuar pelo time profissional do clube gaúcho. Com a seleção brasileira, foi campeão do Sul-Americano Sub-15 de 2015 e disputou o Sul-Americano Sub-20 de 2019. Em 2019, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, pagou 15 milhões de euros pelo jogador, segundo o site Tranfermarkt.

No clube ucraniano, Tetê disputou quatro temporadas, conquistou quatro títulos e somou 31 gols e 13 assistências em 108 jogos.

Com a Guerra na Ucrânia, o atacante acabou emprestado para o Lyon, da França, em 2022. Fez oito gols e oito assistências em 30 partidas. Depois, mais um empréstimo, dessa vez para o Leicester, na temporada 2022/23. Fez um gol em 14 jogos.

Em agosto de 2023, Tetê foi comprado pelo Galatasaray, por 3 milhões de euros. Na Liga Turca, participou da conquista do título, mas não conseguiu se firmar como titular. Começou jogando em 12 rodadas e entrou como substituto em outras 21. Não fez gols na competição e contribuiu com três assistências. No ranking Sofascore da competição, foi o 198º colocado entre os 313 jogadores.

De positivo, Tetê teve a oportunidade de atuar na Liga dos Campeões da Europa, com um gol e uma assistência em sete jogos. O gol e a assistência foram no empate em 2 a 2 com o FC Kobenhavn , da Dinamarca.