O zagueiro Iago Santos
Iago Santos (Crédito: Divulgação/facebook.com/AlshababSaudiFC)

O Athletico Paranaense está em busca de reforços para a próxima janela de transferências, que abre em 10 de julho. As prioridades são um zagueiro e um ponta.

Para zagueiro, o clube vem monitorando vários nomes no mercado estrangeiro. E dois deles já chegaram ao conhecimento da imprensa.

Um é o zagueiro Juninho, 29 anos, que em 2021 foi comprado pelo Midtjylland, da Dinamarca, por 1,6 milhão de euros. Revelado nas categorias de base do Coritiba, o jogador foi vendido por 3 milhões de euros ao Palmeiras, em 2017. Em 2024, conquistou o título nacional com o clube dinamarquês.

O zagueiro Juninho
O zagueiro Juninho comemora título (Crédito: Divulgação/FC Midtjylland)

Se o Midtjylland pedir cerca de 2 milhões de euros pelo jogador, o valor estaria dentro da realidade do Athletico. Como exemplo de contratações recentes da mesma posição, o clube paranaense pagou um valor superior pelo paraguaio Gamarra (3,2 milhões de euros) e quantia semelhante pelo colombiano Felipe Aguilar (1,8 milhão de euros).

Iago Santos

Outro nome monitorado pelo Athletico é Iago Santos, 32 anos, que entrou no Top 5 dos melhores zagueiros da badalada Liga da Arábia Saudita. Ele ficou em quinto lugar da posição no ranking Sofascore, com nota média 7,17, atrás do marroquino Saiss (7,34), do brasileiro Andrei Girotto (7,27), do senegalês Koulibaly (7,21) e do argelino Bedrane (7,20).

SelecaoSaudi
Seleção dos melhores da Liga Saudita 2024 (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Iago Santos joga no Al-Shabab com o zagueiro Saiss, ex-Wolverhampton Wanderers (Inglaterra), o volante colombiano Gustavo Cuellar (ex-Flamengo), o meia croata Rakitic (ex-Barcelona), o ponta belga Carrasco (ex-Atlético de Madri) e o ponta brasileiro Vitinho (ex-Flamengo). O time é comandado pelo técnico português Vitor Pereira, ex-Botafogo e Corinthians.

Revelado no Duque de Caxias-RJ, Iago Santos tem 1,88 m de altura e está no clube saudita desde janeiro de 2022, quando foi comprado por 1,35 milhão de euros. Na temporada 2020/21, entrou na seleção dos melhores do campeonato nacional.

Iago está no futebol da Arábia Saudita desde 2020, quando foi contratado pelo Al-Taawon. Antes, de 2014 a 2020, jogou em Portugal (Acadêmica OAF e Moreirense).

Elenco
O técnico Cuca chegou a ficar com apenas três zagueiros no elenco em 2024: Thiago Heleno, Kaique Rocha e Gamarra. Depois, acabou promovendo dos juniores Marcos Maia, o Marcão, de 17 anos. Em seguida, decidiu reintegrar ao elenco Belezi, 21 anos, que estava fora dos planos do clube e seria negociado.