Torcida do Athletico na Ligga Arena
Torcida do Athletico na Ligga Arena (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense divulgou a primeira medida para tentar reverter a crise em 2024. Nessa quarta-feira (dia 23), o clube afirmou que promoveu o check-in automático dos sócios em dia para o jogo de sábado, contra o Cruzeiro. Normalmente, cada associado precisa fazer manualmente seu check-in, confirmando se vai ao jogo. Se não for, o local dele é vendido como ingresso avulso para o ‘torcedor comum’.

Como o clube tem mais de 40 mil sócios em dia e a Arena tem 43 mil lugares, restarão poucos ingressos para sábado.

O texto explicando essa medida, divulgado nessa quarta-feira, tem o seguinte título: “Check-in automático: Athletico torna ‘obrigatória’ a presença de Sócios no jogo contra o Cruzeiro”.

“Para ir aos jogos do Athletico Paranaense na Ligga Arena, os Sócios Furacão precisam confirmar suas presenças através do sistema de check-in. No entanto, para a partida contra o Cruzeiro (do próximo sábado), o próprio clube realizou o check-in de todos os Sócios como forma de convocá-los a comparecer ao estádio e a se unirem ao clube para reverter a situação em que o time se encontra na tabela de classificação do Brasileirão”, informou o clube.

“A mudança no processo tradicional de check-in visa aumentar o número de torcedores na Ligga Arena. É também a primeira medida do clube em busca de lotar o estádio nos próximos compromissos. Apesar de o clube contar com mais de 40 mil Sócios em dia, a presença média do ‘Sócio Furacão’ tem sido próxima a 21 mil pessoas por jogo”, argumentou o Athletico.

‘Erramos’, diz o clube

“A mensagem de confirmação de presença direcionou para o link com a explicação da iniciativa feita pelo clube: Erramos. Ao fazer o que todo mundo faz. Ao esquecer que é o Athletico quem transforma o futebol. E não o contrário. Ao fazer de um ano de expectativas, uma jornada de incertezas. Erramos. Mas não fugiremos das nossas responsabilidades. Não fuja da sua. Por isso, quem é Sócio Furacão, em dia com as mensalidades, já teve seu check-in confirmado automaticamente para as próximas rodadas. Seis decisões esperam por você. O Athletico, também”, publicou o Furacão. “Em breve, o Furacão divulgará outras novidades para a reta final do campeonato”, avisou o clube.

Reação da torcida

No Instagram, a postagem do clube com essa nova medida provocou protestos. “Clube desdenhou do centenário e agora quer jogar a conta no colo do torcedor”, escreveu um torcedor. “Minha responsabilidade é trabalhar, pagar meus boletos e não ser preso, a única responsabilidade que vcs tinham era administrar essa merda direito, o que não fizeram, e agora querem jogar a responsabilidade pra gente? NUNCA SENTI TANTA VERGONHA EM TODA MINHA VIDA! AMADORISMO!”, desabafou outro. “Não é possível. Metade dos sócios não vão = menos ingressos = arena vazia. Vocês não pensam?”, criticou.

Facebook

No Facebook, mais protestos. “A promoção é o sócio não ter que fazer check-in? O CAP não tem 40k de sócios? Então quer dizer que não vai ter venda de ingressos avulsos ? Parabéns pra diretoria, mais uma bela ação do centenário para salvar o Athletico: teremos o estádio esvaziado! Tem que fazer limpa completa no clube. A verdade é uma só: nós disfarçamos o péssimo relacionamento da diretoria com a torcida, a descaracterização do clube por conta dos resultados dos últimos anos. O plano deles de acabar com a paixão e tornar um clube genérico eles conseguiram. Hoje resta uma fração do Athletico”, escreveu.