Athletico vai reencontrar velhos conhecidos e campeões na estreia no Paranaense

Silvio Rauth Filho
O atacante Patrick e o volante Edwin Valencia, em treino do Athletico, em 2010

O atacante Patrick e o volante Edwin Valencia, em treino do Athletico, em 2010 (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico Paranaense estreia no Campeonato Paranaense nesta quarta-feira (dia 17) às 20 horas, na Vila Capanema. O mando de campo é do Andraus, de Curitiba, que escolheu o estádio do Paraná Clube para receber suas partidas.

A partida será transmitida gratuitamente pela TV Paraná Turismo e pelo Youtube da Nsports. Outra opção é o streaming pago da Rede Furacão.

Clique aqui para saber como será a venda de ingressos para o jogo de quarta-feira.

Fundado em 2003, o Andraus disputa a primeira divisão estadual pela primeira vez na história. Foi campeão da segunda divisão em 2023 e agora chega com um time comandado pelo técnico Edison Borges, 58 anos, que passou boa parte da carreira no Coritiba, como auxiliar ou nas categorias de base. Como jogador, foi centroavante do Coritiba de 1986 a 1988 (38 jogos e cinco gols).

ELENCO DO ANDRAUS

Atacante Patrick foi vice-campeão pelo Athletico

O elenco do Andraus tem alguns velhos conhecidos do Athletico. Um deles é o centroavante Patrick, 33 anos. O atacante foi vice-campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2009, jogando ao lado do goleiro Santos (hoje no Fortaleza), do zagueiro Manoel (Fluminense), do volante Fransergio (Coritiba) e do atacante Marcelo Cirino (Operário). Patrick foi titular em toda a campanha e artilheiro do time na Copinha, com quatro gols, empatado com o lateral-direito Raul.

Promovido ao profissional ainda em 2009, Patrick não se firmou no Furacão e ficou na reserva dos centroavantes Nieto e Bruno Mineiro. Ficou no clube até 2010, quando acabou emprestado ao Portimonense, de Portugal. Voltou ao Brasil em 2012 e virou um ‘peregrino’ da bola, atuando por outros 18 clubes brasileiros, além de três passagens pelo Exterior (um clube da Suíça em 2017 e dois clubes do Vietnã em 2021). Em 2023, estava no Caruaru City, do Pernambuco.

Zagueiro campeão pelo Athletico

O zagueiro Daniel Oliveira, do Andraus, é outro jogador com histórico no Athletico. Ele ficou na base do Furacão de 2013 a 2018. Em 2018, subiu ao profissional e foi campeão paranaense, atuando em cinco rodadas. Na ocasião, o time comandado pelo técnico Tiago Nunes também contava com os zagueiros Léo Pereira (hoje no Flamengo) e Zé Ivaldo (Cruzeiro). Depois, Daniel deixou o Athletico e rodou por América-RN, Rio Branco-PR, Maringá, Araucária e Foz, entre outros.

Volante formado pelo Athletico

O Andraus também conta com o volante Bileu, 34 anos, formado na base do Athletico. No profissional, rodou por clubes do Nordeste (ABC, Sport e Santa Cruz) e foi vice-campeão paranaense com o FC Cascavel em 2021.

Goleiro revelado pelo Coritiba

Um dos goleiros do Andraus é Rodrigo Martins Josviaki, 28 anos, que ficou na base do Coritiba até 2015. Ele jogou no Operário em 2016. Em 2017, foi para a Europa, atuar na Lituânia. E teve uma passagem pelo Logroñés, da Espanha, em 2022.

Volante uruguaio

O único estrangeiro do elenco do Andraus é o volante Logan Ponce, de 21 anos, revelado pelo River Plate-URU, de Montevidéo.

Centroavante veterano

O jogador mais velho do clube curitibano é o centroavante Jean Carlos, 39 anos. Ele jogou na Bulgária, na Rússia, no Chipre, e por 23 clubes brasileiros. Em 2013, ele foi vice-artilheiro do Campeonato Catarinense, com 11 gols em 18 jogos, atuando pelo Atlético de Ibirama (Hermann Aichinger).

Provável escalação para quarta-feira
Denison; Yan Santos, Daniel Oliveira, Gabriel Recife e Jonathan; Roni e Hebert; Ardley, Hiago e Gleydson; Zanette (Flávio Renê).