Divulgação/FC Cascavel/Daniel Malucelli – FC Cascavel 3×4 Athletico

O Athletico venceu por 4 a 3 o FC Cascavel, nesse domingo (6) à tarde, em Cascavel, pela 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Os dois times já estavam classificados para a próxima fase e jogavam para conseguir a melhor posição na tabela, que dá o benefício de enfrentar um adversário de colocação pior e de ter mando de campo da segunda partida das quartas de final. Os confrontos das quartas são 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Com os resultados de domingo, o Athletico terminou em 3º lugar, com 20 pontos, e vai enfrentar o Londrina no mata-mata. O FC Cascavel ficou na 5ª posição, com 18 pontos, e pega o Maringá nas quartas.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para assistir aos gols e aos melhores momentos do jogo.

QUARTAS DE FINAL DO PARANAENSE 2022
Operário x São-Joseense
Coritiba x Cianorte
Athletico x Londrina
Maringá x FC Cascavel

JOGO ‘MALUCO’
Foi um jogo ‘maluco’ em Cascavel. O Athletico abriu 4 a 1 no primeiro tempo. Nesse período, os times não criaram mais jogadas ofensivas. Todas as chances foram aproveitadas. O time da capital aproveitou principal a eficiência de Rômulo, Jader e Julimar. No segundo tempo, a partida teve ritmo lento e o Cascavel pressionou na medida do possível. Mesmo sem exercer forte pressão, ganhou três pênaltis a favor, todos por toque de mão. Robinho converteu dois deles, mas Carlos Henrique desperdiçou, aos 47 do 2º , quando o placar estava 4 a 3 para o time da capital.

ARTILHEIRO
O centroavante Rômulo é o artilheiro do Paranaense 2022, com 6 gols em 8 jogos. O meia/ponta Jader tem agora 3 gols em 8 partidas e o lateral/ponta Julimar, 2 gols em 10 jogos.

REVANCHE
No Estadual de 2021, o Athletico foi eliminado pelo FC Cascavel nas semifinais, com derrota por 2 a 1 no Interior e empate em 1 a 1 na capital. Na primeira fase de 2021, o FC Cascavel também venceu (por 2 a 1). Em 2020, o duelo entre eles pela semifinal acabou empatado em 0 a 0, no Interior. No jogo de ida, na Arena, o Furacão ganhou por 5 a 1.

FATOR CAMPO
Em toda história, o Athletico só havia vencido uma vez como visitante o FC Cascavel — foi em 2018, por 1 a 0. Nos sete confrontos seguintes entre eles em Cascavel, foram 3 derrotas do Furacão e 4 empates.

ESCALAÇÃO
Para o jogo em Cascavel, o Athletico decidiu usar a equipe de aspirantes, que foi escalada em 9 das 11 rodadas do Paranaense. Em 2022, o elenco principal só entrou em campo em dois jogos do Estadual e dois da Recopa Sul-Americana. Nesse domingo, o técnico dos aspirantes, Wesley Carvalho, não tinha o goleiro Anderson e o volante Pablo Siles, suspensos, além do lateral Dani Bolt (covid) e do ponta Reinaldo (lesão). A novidade era a estreia profissional do goleiro Léo Linck, 21 anos, revelado na base.

ESQUEMA TÁTICO
O esquema tático era o 3-4-3, com Julimar e Pedrinho pelos lados do campo na linha de quatro. O trio de ataque tinha Jader (esquerda), Daniel Cruz (direita) e Rômulo (centro). A novidade era Davi Araújo jogando centralizado na linha de quatro – nas partidas anteriores, ele atuou aberto nas pontas.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Cascavel mais avançado, mas com dificuldades para crair chances. O Athletico era forte na marcação e perigoso nos contra-ataques. O time da capital abriu o placar aos 19, com Jader, que aproveitou passe de Julimar, dentro da área. A equipe do Interior empatou aos 32, em belo chute de fora da área de Willian Gomes. Em seguida, os aspirantes fizeram três gols e abriram 4 a 1 no placar. Aos 34, Rômulo pegou rebote de chute de Jader e fez 2 a 1. Aos 38, Rômulo partiu em contra-ataque, tocou sobre o goleiro e a bola sobrou para Jader anotar 3 a 1. Aos 47, Rômulo fintou o zagueiro e tocou para Julimar, livre, marcar 4 a 1.

SEGUNDO TEMPO
O Cascavel voltou mais ofensivo, com duas substituições, e reduziu para 4 a 2 aos 9, em cobrança de pênalti de Robinho. O ritmo da partida foi reduzindo aos poucos e as jogadas ofensivas reduziram. Aos 13, as primeiras substituições do Athletico, com as entradas do centroavante Bissoli e do volante Juninho. Aos 20, o meia/ponta João Pedro entrou no lugar de Jader. Aos 27, o Cascavel teve outro pênalti por toque de mão, dessa vez de João Vialle. Robinho cobrou e reduziu para 4 a 3. Em seguida, aos 32, entraram o zagueiro Matheus Felipe e o lateral Vinícius Kauê no Athletico. Aos 44, mais um pênalti por toque de mão, dessa vez do zagueiro Matheus Felipe. Carlos Henrique chutou para fora e desperdiçou a chance do empate.

FC CASCAVEL 3×4 ATHLETICO
FC Cascavel: Heverton; Diego Giaretta (Vinicius Balotelli), Lucas Oliveira e Willian Gomes; Doka (Carlos Henrique), França (Gama), Robinho, Fabrício Bigode (Núbio Flávio) e Willian Simões; Samuel (Jajá) e Léo Itaperuna. Técnico: Tcheco
Athletico: Leo Linck; João Vialle, Lucas Halter e Luan Patrick; Julimar (Vinícius Kauê), Pierre, Davi Araújo (Juninho) e Pedrinho; Daniel Cruz (Matheus Felipe), Jader (João Pedro) e Rômulo (Bissoli). Técnico: Wesley Cavalho
Gols: Jader (19-1º e 38-1º), Willian Gomes (32-1º), Rômulo (34-1º), Julimar (47-1º) e Robinho (9-2º e 28-2º)
Cartões amarelos: Jader, João Vialle (A). Doka (C).
Árbitro: João Paulo Romano Queiroz
Público: 13.692
Local: Olímpico Regional, em Cascavel

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Bola alta na área. Após desvio, ela sobra na cara do gol para Willian Gomes. Léo Linck salva.
4 – Rômulo rouba no ataque, invade a área e tenta o passe para Julimar. A zaga tira.
19 – Gol do Athletico. Julimar finta o zagueiro, invade a área e chuta. O goleiro espalma. Rômulo pega no rebote e chuta. O goleiro rebate. Julimar pega o rebote e toca para Jader, livre na área, chutar para o gol vazio.
32 – Gol do Cascavel. Willian Simões vai até a ponta-esquerda e rola para trás. Willian Gomes chuta de fora da área e acerta no ângulo.
34 – Gol do Athletico. João Vialle lança para a área. Jader se atira e finaliza na pequena área. O goleiro espalma. Rômulo pega o rebote e chuta para o gol vazio.
38 – Gol do Athletico. Contra-ataque. Daniel Cruz enfia. Rômulo dispara e toca na saída do goleiro. A bola sobra com o gol vazio para Jader.
47 – Gol do Athletico. Rômulo recebe na área, finta o zagueiro na área e rola para Julimar, livre na pequena área, cutucar para o gol vazio.

Segundo tempo
5 – Daniel Cruz rouba no ataque e enfia. Davi sai na cara do gol e chuta. O goleiro espalma.
7 – Falta perto da área. Balotelli cobra na barreira. A bola toca no braço de Davi. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico.
9 – Gol do Cascavel. Robinho cobra o pênalti com um chute forte, à esquerda do goleiro, que cai para o outro lado.
27 – Jajá invade a área e cruza. A bola bate no braço de João Vialle. O árbitro marca pênalti.
28 – Gol do Cascavel. Robinho cobra o pênalti com um chute rasteiro, à esquerda do goleiro, que cai para o outro lado.
37 – Depois de escanteio, Robinho pega rebote e chuta no centro. Léo Linck defende.
44 – Bola alta para a área. Itaperuna cabeceia e a bola bate na mão de Matheus Felipe. O árbitro marca pênalti.
47 – Carlos Henrique chuta para fora o pênalti.