Alex Santana comemora: golaço do meio-campista fez valer a ‘lei do ex’ e garantiu três pontos para o Furacão (Foto: Robson Mafra)

O Athletico Paranaense dormirá neste sábado (3 de junho) no G4 do Campeonato Brasileiro. Na noite de hoje, jogando na Arena da Baixada, o Furacão conseguiu vencer o líder da competição, o Botafogo, por 1 a 0. O gol solitário contra o time da Estrela Solitária foi um golaço, marcado por Alex Santana (ex-jogador do Fogão) no final do primeiro tempo. E com os três pontos conquistados, o rubro-negro escala algumas posições na tabela.

Com 15 pontos conquistados em nove partidas disputadas (cinco vitórias e quatro derrotas), o Athletico sobe sete posições e dorme em 4º lugar na tabela – mas deve cair algumas posições com o complemento da rodada, neste domingo. O Botafogo, por sua vez, permanece com 21 pontos, quatro pontos na frente do Atlético-MG (que hoje venceu o Cruzeiro) e com cinco de vantagem para o Palmeiras (que amanhã encara o Coritiba no Allianz Parque).

TIRA-TEIMA

Na quarta-feira, o Botafogo derrotou o Athletico por 1 a 0, no Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil. Como o Furacão havia vencido o jogo de ida por 3 a 2, a decisão da vaga foi para os pênaltis. E o time paranaense levou a melhor.

ESCALAÇÕES

Com jogo da Libertadores marcado para acontecer na próxima terça, diante do Libertad, o Athletico entrou em campo com um time misto. Madson, Thiago Heleno, Erick e Christian foram poupados e as novidades no onze inicial de Paulo Turra foram Khellven, Zé Ivaldo, Alex Santana e Terans.

Do lado do Botafogo – que também joga na terça-feira, mas pela Sul-Americana (contra a LDU, em Quito) -, o lateral Marçal, o meia Eduardo e o extremo Junior Santos foram preservados. Os respectivos substitutos foram Hugo, Lucas Fernandes e Luís Henrique.

PRIMEIRO TEMPO

Partida na Arena da Baixada começou em ritmo frenético, com o Furacão levando perigo logo aos três minutos, em chute de Canobbio, e o Botafogo botando o goleiro Bento para trabalhar quatro minutos depois, num chute de Lucas Fernandes.

Após o início promissor, no entanto, a partida perdeu e muito em emoção, com as chances de gol se tornando algo escasso para os dois lados. Prova disso é que uma nova opotunidade só foi surgir aos 38 minutos, num chute de Tiquinho Soares que obrigou mais uma boa intervenção de Bento.

O gol foi sair, finalmente, aos 41 minutos. E foi um golaço: jogada de Vitor Roque que terminou com Alex Santana acertando um petardo de fora da área, que morreu no ângulo do gol defendido por Lucas Perri: 1 a 0 para os donos da casa.

SUBSTITUIÇÕES

As primeiras substituições do jogo vieram aos 18 minutos do segundo tempo, quando Luís Castro apostou em Victor Sá e Janderson nas vagas de Luis Henrique e Lucas Fernandes. Oito minutos depois foi vez de Kayque e Lucas Piázon entrarem nos lugares de Tchê Tchê e Júnior Santos e, aos 31, Rafael ainda substituiu Di Placido.

Do lado rubro-negro, Paulo Turra só foi mexer no time aos 33 minutos e já começou com uma substituição tripla: entraram Erick, Christian e Thiago Andrade para as saídas de Alex Santana, Terans e Vitor Roque. Aos 40, Rômulo foi quem entrou na vaga de Canobbio e nos minutos finais o zagueiro Thiago Heleno substituiu o volante Hugo Moura para ajudar o Athletico a segurar o placar.

SEGUNDO TEMPO

O Furacão voltou mais dominante na etapa final. Levou perigo aos 10 minutos, em chute de Canobbio, e ainda teve outras duas grandes chance para ampliar a vantagem no placar com o uruguaio. Aos 11, Vitor Roque escapou pela direita e serviu para o Canobbio, livre dentro da área e de frente para o gol, chutar. A finalização, no entanto, foi em cima de Lucas Perri, que defendeu. Aos 30, após uma falha de Marlon Freitas, Roque mais uma vez caiu pela direita e cruzou para o gringo, que apareceu mais uma vez livre dentro da área, matou a bola no peito com categoria e… mais uma vez falhou na finalização, chutando sem força e em cima do goleiro.

Menos mal que no fim o gol acabou não fazendo tanta falta, uma vez que o Furacão conseguiu sustentar a vantagem mínima no placar com relativa tranquilidade até o apito final.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO 1 X 0 BOTAFOGO

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Fernando; Hugo Moura (Thiago Heleno) e Alex Santana (Erick); Canobbio (Rômulo), Terans (Christian) e Cuello; Vitor Roque (Thiago Andrade). Técnico: Paulo Turra
Botafogo: Lucas Perri; Di Placido (Rafael), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freiras e Tchê Tchê (Kayque); Júnior Santos (Lucas Piázon), Lucas Fernandes (Janderson) e Luís Henrique (Victor Sá); Tiquinho Soares. Técnico: Luis Castro
Gols: Alex Santana (41-1º)
Cartões amarelos: Alex Santana, Terans (A), Kayque (B)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, sábado, às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

3 – Botafogo sai jogando errado. Canobbio recebe na entrada da área, gira em cima do marcador e chuta. Lucas Perri defende em dois tempos.

7 – Cobrança de lateral de Luis Henrique, que aciona Tiquinho Soares. O atacante faz o pivô e escora para Lucas Fernandes chutar de primeira. Bento faz grande defesa.

38 – Luis Henrique aciona Tiquinho Soares, que chuta de canhota, com categoria. Bento faz mais uma grande defesa e evita o gol.

41 – Gol do Athletico! Vitor Roque toca para Alex Santana, que recebe de fora da área e manda uma patada pro gol, no ângulo. Golaço!

Segundo tempo

10 – Cobrança de falta de Canobbio, que chuta para o gol. A bola bate na barreira e volta para o uruguaio, que arrisca mais um chute de fora da área, rasteiro. Lucas Perri segura.

11 – Terans dispara pelo meio e depois aciona Vitor Roque pela direita. O atacante e avança e toca para trás, encontrando Canobbio livre dentro da área e de frente para o gol. O uruguaio chuta e manda em cima de Lucas Perri, que defende.

22 – Canobbio passa por Tchê Tchê e chuta de longe, de canhota. A bola passa perto do gol.

27 – Marlon Freitas recebe na intermediária e, com liberdade, ajeita o corpo e arrisca o chute. A bola vai em cima de Bento, que defende com tranquilidade.

28 – Marlon Freitas cruza e Tiquinho Soares aparece bem no meio da zaga para subir e cabecear por cima do gol.

30 – Vitor Roque ganha a disputa com Cuesta dentro da área, avança até a linha de fundo e cruza para Canobbio. O uruguaio, livre, mata a bola no peito e chuta, mas mais uma vez bate sem tanta força e em cima do goleiro, que defende. Torcida ficou na bronca.

47 – Thiago Andrade recebe na esquerda, corta a marcação e chuta colocado. Bem posicionado, Lucas Perri defende.