WhatsApp Image 2024-07-25 at 22.56.51 (1)
Cuello em Athletico x Cerro Porteño, na Arena (Crédito: Franklin de Freitas)

O Athletico Paranaense está nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A classificação ocorreu nessa quinta-feira (dia 25) à noite, na Ligga Arena, em Curitiba, com a vitória por 2 a 1 sobre o Cerro Porteño, na partida de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, na semana passada, em Assunção, os dois times ficaram no empate em 1 a 1.

O playoff é disputado por equipes que ficaram em 3º lugar nos grupos da Libertadores 2024, como o Cerro, e em 2º lugar nos grupos da Sul-Americana 2024, como o Athletico.

Agora, nas oitavas, o Furacão vai enfrentar o Belgrano, da Argentina.

No fim de semana, o time paranaense volta a jogar pelo Brasileirão, domingo na Arena, contra o Cuiabá.

Técnico Martín Varini

O técnico uruguaio Martín Varini soma 4 partidas no comando do Athletico, agora com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Jogadas estrangeiras
A vitória do Athletico veio em jogadas gringas. O primeiro gol foi um cruzamento do argentino Cuello para finalização do uruguaio Mastriani. O segundo saiu em cruzamento do uruguaio Canobbio e arremate de Cuello.

Artilheiros do Athletico em 2024

  • 1º Mastriani 14 gols em 30 jogos
  • 2º Pablo 10 gols em 35 jogos
  • 3º Di Yorio 7 gols em 19 jogos
  • 4º Fernandinho 7 gols em 32 jogos
  • 5º Canobbio 6 gols em 27 jogos
  • 6º Julimar 5 gols em 37 jogos

Artilheiro histórico da Copa Sul-Americana
O uruguaio Gonzalo Mastriani é o segundo maior artilheiro da história da Copa Sul-Americana, com 18 gols em 29 jogos. Só fica atrás do argentino Hernán Barcos (19 gols em 32 partidas), que está no Alianza Lima (Peru) e não disputa a competição em 2024.

Goleador da edição 2024

Mastriani lidera a artilharia da edição 2024 da Sul-Americana, com 6 gols em 8 jogos, empatado com outros quatro jogadores: Bou (Lanús), Muñiz (I.Medellín), Adrián Martínez (Racing) e Lucero (Fortaleza).

Escalação do Athletico

O Athletico tinha força máxima. A novidade foi Erick improvisado como lateral-direito. Varini vem usando o formato 3-2-5 para atacar, com Esquivel fazendo a saída de bola com os zagueiros. Erick e Fernandinho são os armadores. O restante do time forma uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás. Para se defender e para as transições, a referência da equipe é o esquema tático 4-2-3-1, o mesmo usado pelo interino Juca Antonello, com dois volantes (Christian na direita e Fernandinho na esquerda). A linha de três normalmente tem Cuello (direita), Canobbio (esquerda) e Zapelli (centro).

Escalação do Cerro

O Cerro Porteño não tinha o goleiro brasileiro Jean Fernandes ( 28 anos, ex-Bahia e São Paulo) e o ponta paraguaio Cecílio Dominguez (29 anos, ex-Independiente-ARG), ambos em recuperação.

Primeiro tempo

O Athletico manteve o estilo Varini, jogando avançado e tentando sufocar o adversário desde o início. O gol veio já aos 2 minutos, em cruzamento rasteiro impecável de Cuello e finalização de Mastriani: 1 a 0. O mandante seguiu atacando e levou perigo e mais duas finalizações de Christian. O Cerro conseguiu ajustar a marcação e amarrou o jogo a partir dos 20 minutos, mas levou pouco perigo nas ações ofensivas.

Segundo tempo

O segundo tempo teve o Athletico controlando as ações, mas raramente atacando. O segundo gol veio aos 13, após cruzamento de Canobbio, desvio da zaga, chute de Cuello e ‘frango’ do goleiro argentino Arias.

Expulsão de Zapelli e gol do Cerro

Aos 20 do 2º, Zapelli puxou a camisa de um adversário, levou o 2º cartão amarelo no jogo e acabou expulso. O Athletico ficou com um jogador a menos. Aos 22, Iturbe cruzou e Fernández diminuiu para 2 a 1.

Mudanças e mais uma expulsão

As 24, a primeira substituição no Athletico, com a entrada do centroavante Di Yorio. O Cerro avançou e partiu para o abafa. Aos 35, saiu Fernandinho e entrou o zagueiro Gamarra. Aos 37, Cabañas atingiu Cuello, levou o 2º amarelo no jogo e acabou expulso. Os dois times ficaram com dez jogadores cada. Aos 39, entraram o volante Gabriel e o lateral Leo Godoy.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 49% de posse de bola, 11 finalizações (2 certas) e 11 faltas cometidas. O Cerro terminou com 3 arremates (1 certo) e 18 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×1 CERRO PORTEÑO
Athletico: Léo Linck; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Christian (Léo Godoy) e Fernandinho (Gamarra); Canobbio, Zapelli e Cuello (Gabriel); Mastriani (Di Yorio). Técnico: Martin Varini
Cerro Porteño: Arias; Enzo Giménez, Báez, Eduardo Brock (Carrascal) e Miguel Benítez (Cabañas); Piris da Motta e Jorge Morel; Derlis Rodríguez (Fernández), Carrizo e Juan Iturbe (Olmedo); Diego Churín (Chico). Técnico: Manolo Jiménez
Gols: Mastriani (2-1º), Cuello (13-2º) e Fernández (22-2º)
Expulsões: Zapelli (20-2º) e Cabañas (37-2º)
Cartões amarelos: Fernandinho, Zapelli (A). M. Benítez, Cabañas (CP).
Árbitro: Felipe González (Chile)
Público:
Local: Ligga Arena, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 2 – Gol do Athletico. Cuello cruza rasteiro, da direita. Mastriani se atira na bola e toca no canto.
  • 7 – Esquivel cruza. Christian cabeceia sobre o gol.
  • 17 – Fernandinho lança. Christian domina na área e chuta sobre o gol.
  • Segundo tempo
  • 3 – Escanteio. Fernandinho tenta o gol olímpico. Arias salva.
  • 13 – Gol do Athletico. Canobbio cruza. Báez tira mal. A bola sobra para Cuello, que chuta forte. O goleiro aceita.
  • 19 – Boa troca de passes. Cuello chuta sobre o gol.
  • 22 – Gol do Cerro. Iturbe cruza da direita. Fernández recebe na área e chuta no canto.