Athletico x Flamengo (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 1 o Flamengo, nesse domingo (dia 7) à tarde, na Arena da Baixada, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 10º lugar, com 6 pontos. A equipe carioca está na 16ª colocação, com 3 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool. O time paranaense volta a jogar na quarta-feira, contra o Inter, em Porto Alegre, pela 5ª rodada.

Clique aqui para assistir aos gols do Athletico: primeiro e segundo.

SÉRIE INVICTA NA ARENA
Como mandante, o Athletico está invicto desde 25 de outubro de 2022 (3 a 1 para o Palmeiras, pela 34ª rodada do Brasileirão). Desde então, foram 13 vitórias e 2 empates em casa.

FASES
Desde a chegada do técnico Sampaoli, o Flamengo somou 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Já o Athletico teve 4 vitórias e 2 derrotas nos últimos 6 jogos.

ARTILHEIRO
O centroavante Vitor Roque é o vice-artilheiro do Athletico em 2023, agora com 7 gols em 15 jogos, atrás apenas de Pablo (9 gols em 24 jogos). No total, o novato soma 14 gols em 51 partidas pelo clube. O volante Erick chegou a 13 gols em 180 jogos pelo Furacão.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
As baixas no Athletico eram Madson, Kaique Rocha e Marcelo Cirino, em recuperação, além de Alex Santana, suspenso.

ESQUEMA TÁTICO
Paulo Turra vinha usando o esquema tático 4-2-3-1 como base em 2023, com variação para o 4-1-4-1. No entanto, dessa vez, começou com o 5-3-2, com o atacante Rômulo na lateral-direita. Com a bola, ele tinha liberdade para atacar como um ponta. Os volantes Erick, Fernandinho e Christian formavam o trio de meio-campo. Ainda no primeiro tempo, o time voltou ao ‘velho’ 4-2-3-1.

ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
Os desfalques do Flamengo eram Pedro, Filipe Luís, Varela, Matheuzinho, Gerson, David Luiz e Bruno Henrique.

PRIMEIRO TEMPO
O Athletico ficou recuado e esperou erros para contra-atacar. No entanto, acabou errando demais em quase todos os quesitos e o domínio do jogo ficou totalmente com o Flamengo. O time carioca abriu o placar já aos 14 minutos, após pênalti cometido por Fernandinho em Everton Cebolinha, e cobrança precisa de Gabigol. O mandante melhorou na saída de bola e começou a avançar, mas seguiu errando quase tudo no setor ofensivo. Quando encaixou uma jogada, empatou o jogo. Foi aos 29, em jogada de Fernandinho, que cruzou na medida para Vitor Roque finalizar: 1 a 1.

ARBITRAGEM
Aos 41, o Athletico pediu pênalti em Vitor Roque, que caiu na área após disputar lance com Ayrton Lucas. O lance é polêmico e as imagens da transmissão deixam dúvidas. O VAR não interferiu nesse lance. Clique aqui para ver o lance.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Turra tirou Rômulo e colocou o ponta Thiago Andrade. O jogo ficou truncado, com poucos ataques dos dois lados. Aos 16, saiu Terans e entrou o centroavante Pablo. O Flamengo tomou conta do jogo e passou a exigir boas defesas de Bento. O mandante começou a reagir a partir dos 30 e virou para 2 a 1 aos 34, em bom passe de Fernandinho, cruzamento preciso de Khellven, presença de Vitor Roque e finalização de Erick. Aos 43, mais duas trocas no Furacão, com as entradas do volante Hugo Moura e do ponta Canobbio. Aos 52, o volante Bryan García entrou no lugar de Christian.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 39% de posse de bola, 9 finalizações (4 certas) e 77% de precisão nos passes. O Flamengo somou 13 arremates (4 certos) e 85% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×1 FLAMENGO
Athletico: Bento; Rômulo (Thiago Andrade), Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Erick (Hugo Moura), Fernandinho e Christian (Bryan García); Terans (Pablo) e Vitor Roque (Canobbio). Técnico: Paulo Turra
Flamengo: Santos (Matheus Cunha); Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar e Thiago Maia (Victor Hugo); Everton Ribeiro (Arrascaeta), Matheus França (Marinho) e Everton Cebolinha; Gabigol. Técnico: Sampaoli
Gols: Gabigol (14-1º), Vitor Roque (29-1º) e Erick (34-2º)
Cartões amarelos: Gabigol e Pulgar (F) Erick e Fernandinho (A)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 32.949

Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

13 – Cebolinha invade a área e é derrubado por Fernandinho. Pênalti.
14 – Gol do Flamengo. Gabigol cobra o pênalti à direita de Bento, que não alcança.
27 – Terans chuta de fora da área. Santos segura.
29 – Gol do Athletico. Fernandinho cruza da intermediária. Vitor Roque desvia com a ponta da chuteira e mata o goleiro Santos.

Segundo tempo
8 – Vitor Roque invade a área, finta um e chuta cruzado. A zaga bloqueia.
15 – Gabigol chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
16 – Pedrinho sai jogando errado. A bola chega a Gabigol, que ajeita para Cebolinha. Ele chuta de fora da área e Bento defende.
21 – Ayrton Lucas invade a área e cruza rasteiro. O desvio no meio do caminho obriga Bento a fazer boa defesa.
22 – Khellven erra na saída de bola. Gabigol recebe na meia-lua e chuta. Bento espalma.
23 – Cebolinha chuta de fora da área. A bola passa perto.
29 – Falta na direita. Khellvem cruza. Erick ajeita de cabeça para Vitor Roque marcar o gol. Impedimento de Erick.
33 – Vitor Roque faz boa jogada e toca para Thiago Andrade, que chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
34 – Gol do Athletico. Fernandinho enfia na ponta. Khellven cruza rasteiro. Vitor Roque divide com o goleiro e a bola sobra limpa para Erick chutar.