WhatsApp Image 2024-01-27 at 19.09.38 (3)
Julimar comemora em Athletico x Maringá (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 1 o Galo Maringá, nesse sábado (dia 27) à noite, na Arena da Baixada (Ligga Arena), pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar, com 8 pontos. A equipe do Interior está na penúltima (11ª) posição, com 1 ponto.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O Athletico volta a jogar na quarta-feira, contra o Cianorte, no Albino Turbay.

Desempenho
O Athletico do técnico Juan Carlos Osorio teve novamente desempenho irregular. Apresentou facilidade para controlar a posse de bola e ter domínio territorial, mas foi confuso na defesa e pouco eficaz no ataque. Mais uma vez, os jogadores abusaram de erros individuais e complicaram uma partida que poderia ter sido fácil.

Arena cheia
O estádio do Athletico ficou quase lotado, com 33.311 pessoas – a capacidade total é cerca de 40 mil. O jogo seria com “portões fechados”, devido a punição do TJD-PR pela violência no Atletiba de fevereiro de 2023. No entanto, o próprio Tribunal alterou a pena e permitiu o acesso de mulheres, crianças (até 12 anos) e pessoas com deficiência (homens e mulheres). O público fez a doação de 1 kg de alimento para entrar na Arena.

No primeiro jogo de punição em 2024, contra o Maringá, na última quarta-feira, o estádio recebeu 34.356 pessoas. Em 2023, nos dois jogos restritos a mulheres e crianças, o estádio recebe 32.031 torcedores (contra o Maringá) e 37.198 (contra o Foz). A média de público pagante do Athletico no ano passado, nos jogos com cobrança de ingresso e sem restrições, foi de 22.748.

Séries invictas
Na partida, o Athletico ampliou séries invictas. O time não perde na Arena há seis meses (ou 14 jogos) – a última derrota foi em 12 de julho de 2023, para o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

No confronto direto, o time da capital também não perde para o Maringá desde 2015 — derrota por 2 a 1, em Curitiba, pelo Paranaense. Depois daquele duelo, foram 7 vitórias do Furacão e 3 empates.

Outra invencibilidade é dentro do Paranaense. Em 2023, o time foi campeão invicto. A última derrota ocorreu em 2022, pela semifinal: 2 a 1 para o Coritiba, na Arena da Baixada. Depois daquele duelo, foram 16 vitórias e 5 empates do Furacão na competição estadual. A última derrota para equipes do Interior ocorreu também em 2022, nas quartas de final: 1 a 0 para o Londrina, no Estádio do Café.

Escalação
O técnico Juan Carlos Osorio seguiu com o rodízio de jogadores e fez sete mudanças em relação ao último jogo, com as entradas de Cuello, Thiago Heleno, Gamarra, Hugo Moura, Jader, Alex Santana Julimar. A principal novidade foi o retorno de Thiago Heleno, que cumpriu suspensão.

Desfalques
As baixas no Athletico eram Leo Godoy e Renan Viana, em recuperação, além de dois suspensos: Pedro Henrique e Christian. Também ficam de fora Esquivel (Argentina), Mycael (Brasil), Luan Patrick (Brasil), Fernando Nava (Bolívia) e Arriagada (Chile), que estão com suas seleções no Torneio Pré-Olímpico. O volante Fernandinho não ficou nem no banco, devido a trabalho especial de recuperação física.

Esquema tático
O treinador colombiano vem usando o esquema tático 4-1-4-1. Hugo Moura era o único volante. A linha de quatro tinha dois extremos (Romeo Benítez na direita e Jader na esquerda) e dois jogadores centralizados, fazendo o trabalho de área a área (Erick e Alex Santana). As novidades eram o ponta Cuello na lateral-direita e o zagueiro Gamarra na lateral-esquerda.

Primeiro tempo
O jogo começou com gol. Já aos 2 minutos, Thiago Heleno lançou para a ponta, Cuello cruzou e Julimar tocou de cabeça: 1 a 0. O Athletico seguiu avançado e dominando o jogo, mas errando demais ao definir e desorganizado defensivamente. O Galo aproveitou os espaços e levou perigo em dois contra-ataques. No terceiro, aos 19 minutos, chegou ao empate. Cauari passou fácil por Hugo Moura e Thiago Heleno, e acionou Guilherme, que tocou para Alex Nemetz fazer: 1 a 1. Depois do empate, o jogo esfriou. O Furacão não conseguiu encontrar espaços para criar, mas também não cedeu mais contra-ataques.

Mudanças no intervalo
No intervalo, Osorio tirou Gamarra, Hugo Moura e Benítez. E colocou o zagueiro Kaique Rocha, o meia Zapelli e o lateral-direito Madson. Com isso, Kaique ficou improvisado na lateral-esquerda. Zapelli ficou centralizado na linha de quatro do meio-campo.Com Madson na lateral-direita, Cuello avançou e passou a jogar na vaga de Benítez (extremo pela direita). O 4-1-4-1 foi mantido.

Segundo tempo
No início do segundo tempo, o Athletico retomou o controle do jogo e começou a atacar com frequência, mas errando demais ao definir. Aos 19, saiu Alex Santana, lesionado. Pablo entrou e ficou improvisado no meio-campo, centralizado. O gol veio aos 21, em lançamento de Belezi, cruzamento de Madson e chute de Pablo. Aos 34, saiu Jader e entrou o lateral Vinícius Kauê. Aos 37, o time da casa perdeu mais uma chance, em belo passe de Pablo e finalização de Vinícius Kauê, na cara do gol – o goleiro salvou. Aos 49, Madson pediu pênalti, ao ser derrubado quase na pequena área.

Athletico vence o Galo Maringá na Arena

ATHLETICO 2×1 GALO MARINGÁ
Athletico: Bento; Cuello, Belezi, Thiago Heleno e Gamarra (Kaique Rocha); Hugo Moura (Zapelli); Erick, Alex Santana (Pablo), Romeo Benítez (Madson) e Jader (Vinícius Kauê); Julimar Técnico: Juan Carlos Osorio
Galo Maringá: José Colman; Lucas Serafini, Samir, Fernandinho e Félix Jorge; Daniel (Lucão), Alex Nemetz (Gabriel Bonet) e Bruninho, Marcelinho (Vitor Saci), Cauari (Juninho) e Guilherme Portuga (Neto Acará). Técnico: Emerson Cris
Gols: Julimar (2-1º), Alex Nemetz (19-1º) e Pablo (21-2º)
Cartões amarelos: Daniel, Lucas Serafini (G). Gamarra, Jader, Cuello (A).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin

Público: 33.311 total
Local: Ligga Arena (Arena da Baixada), em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gol do Athletico.
Thiago Heleno lança para a ponta-direita. Cuello cruza. Julimar cabeceia e encobre o goleiro.
10 – Marcelinho enfia. Cauari recebe livre na área e chuta no canto. Bento faz boa defesa.
12 – Cuello passa por dois e chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
15 – Cuello dá bom passe em profundidade. Julimar recebe atrás da defesa e dribla o goleiro, mas perde o ângulo. Ele chuta e a zaga salva.
19 – Gol do Galo. Contra-ataque. Cauari dispara na direita, passa por Hugo Moura e Thiago Heleno. Ele aciona Guilherme, sozinho na área. Ele rola para Alex Nemetz tocar para o gol vazio.
44 – Escanteio. Thiago Heleno sobe e cabeceio perto, ao lado.

Segundo tempo
10 – Madson cruza para a 2ª trave. Jader chuta. A zaga tira.
11 – Bom passe Kaique Rocha para Zapelli, na área. Ele demora para definir e perde boa chance.
15 – Cuello cruza. Julimar cabeceia ao lado.
21 – Gol do Athletico. Belezi lança para a ponta-direita. Madson cruza e Pablo chuta no canto.
37 – Pablo dá bom passe para Vinícius Kauê, que sai na cara do gol e chuta. O goleiro salva.
43 – Zapelli chuta de fora da área. O goleiro espalma no canto.