Vitor Bueno e Pablo comemoram gol (Crédito: Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin)

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 0 o Vasco, nesse domingo (dia 23), em São Januário, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 26 pontos. A equipe carioca está na lanterna (20ª colocação), com 9 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Os gols da vitória foram de Christian e Vitor Bueno. Eles estão no Top 5 de artilheiros do Athletico em 2023 – clique aqui para ver.

A partida foi disputa com portões fechados, sem torcedores, como parte de punição aplicada pela Justiça Desportiva ao Vasco, por confusão em jogo contra o Goiás.

Fases
O Vasco é o pior mandante do Brasileirão (1 vitória, 1 empate e 6 derrotas) e também tem o pior ataque como mandante (4 gols marcados).

O técnico interino do Athletico, Wesley Carvalho, soma agora 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas no comando da equipe.

Tabu
O time paranaense quebrou um tabu histórico: nunca havia vencido o Vasco em São Januário. Nos jogos anteriores, foram 14 derrotas e 7 empates.

Escalação
O desfalque no Athletico era Thiago Heleno, suspenso por três cartões amarelos. Os recém-contratados Cacá e Bruno Zapelli ficaram de fora da partida. Outras baixas eram Pedro Henrique, Fernando, Rômulo e Alex Santana, todos em recuperação. E Léo Cittadini, em negociação com o Bahia, também ficou de fora.

Esquema tático
O técnico interino Wesley Carvalho vinha usando o esquema tático 3-4-3. Dessa vez, porém, adotou o 4-2-3-1. A novidade foi Arturo Vidal de titular e Vitor Bueno no banco. Erick e Fernandinho eram os volantes. A linha de três ficou com Vidal (centro), Canobbio (direita) e Christian (esquerda). E Vitor Roque atuou como centroavante.

Escalação do Vasco
Sem o zagueiro argentino Capasso (suspenso) e sem o centroavante Pedro Raul (vendido ao Toluca), o Vasco promoveu a estreia do volante chileno Medel, 35 anos, que disputou duas Copas do Mundo (2010 e 2014). O time carioca também estreou o técnico Ramón Diaz.

Primeiro tempo
O começo do jogo teve domínio do Athletico, que teve certa facilidade para trocar passes e envolver o adversário no meio-campo, mas alguma dificuldade para definir as jogadas no ataque. Nesse período, o time chegou três vezes com algum perigo, contando com boa movimentação de Vitor Roque e belos passes de Fernandinho. O Vasco corrigiu a marcação aos 25 e equilibrou a disputa, mas só conseguiu construir uma boa jogada ofensiva – um chute de Jair, que passou perto, aos 27. No geral, o primeiro tempo foi marcado por erros individuais e baixa produção ofensiva das equipes.

Segundo tempo
O segundo tempo teve o Vasco mais avançado e criando dificuldades para o Athletico, que passou a errar demais na saída de bola e perdeu o controle do jogo. O centroavante Figueiredo teve três chances para abrir o placar, todas de cabeça. E desperdiçou todas. Aos 21, as primeiras substituições no Furacão, com as entradas do meia Vitor Bueno e do ponta Cuello nos lugares de Vidal e Canobbio. O gol veio aos 25, em jogada de Fernandinho e Vitor Roque para finalização de Christian. Aos 28, entrou o atacante Pablo no lugar de Christian.

Pênalti e expulsão no fim
Aos 30, Vitor Roque sofreu pênalti, derrubado na área, após receber belo lançamento de Fernandinho. Vitor Bueno cobrou e converteu: 2 a 0. O Athletico seguiu errando demais e cedeu duas chances claras para o Vasco – Bento defendeu as duas. Aos 43, entraram o lateral Madson e o volante Hugo Moura. Aos 48, Bento fez outra boa defesa para salvar o Furacão. Aos 49, Zé Ivaldo cometeu falta violenta e foi expulso.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 44% de posse de bola, 9 finalizações (2 certas), 21 faltas cometidas e 78% de precisão nos passes. O Vasco somou 18 arremates (2 certos), 19 faltas cometidas e 86% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

VASCO 0x2 ATHLETICO
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda, Zé Vitor e Lucas Piton; Medel; Zé Gabriel (Marlon Gomes), Jair (Carabajal), Gabriel Pec e Orellano (Rayan); Figueiredo (Serginho). Técnico: Ramón Diaz
Athletico: Bento; Khellven (Madson), Zé Ivaldo, Kaique Rocha e Esquivel; Erick; Fernandinho, Arturo Vidal (Vitor Bueno), Canobbio (Cuello) e Christian (Pablo); Vitor Roque (Hugo Moura). Técnico: Wesley Carvalho
Gols: Christian (25-2º), Vitor Bueno (34-2º)
Expulsão: Zé Ivaldo (49-2º)
Cartões amarelos: Zé Vitor, Jair (V). Khellven, Fernandinho e Esquivel (A).
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Público: portões fechados
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
9 – Falta quase na risca da área. Esquivel bate perto, ao lado.
14 – Fernandinho enfia. Vitor Roque recebe na marca do pênalti, mas tromba com a zaga e cai.
21 – Vitor Roque rouba no ataque e aciona Vidal, que cruza rasteiro. O goleiro salva.
27 – Gabriel Pec recebe na área e rola para trás. Jair chuta perto, ao lado.

Segundo tempo
3 – Fernandinho vence a disputa física. A bola sobra para Erick, na área. Ele gira e chuta perto, ao lado.
4 – Puma cruza da direita. Figueiredo cabeceia perto, ao lado.
17 – Gabriel Pec cruza da esquerda. Livre na cara do gol, Figueiredo cabeceia para fora.
25 – Gol do Athletico. Fernandinho enfia. Vitor Roque recebe na ponta e cruza rasteiro. Christian recebe na área e chuta no canto.
27 – Puma cruza da direita. Livre na cara do gol, Figueirendo cabeceia perto, ao lado.
30 – Fernandinho lança. Vitor Roque recebe na área e é derrubado por Zé Vitor. Pênalti.
34 – Gol do Athletico. Vitor Bueno cobra o pênalti à direita do goleiro, que cai para o outro lado.
38 – Puma recebe na área e chuta no canto. Bento salva. Na sequência, Puma sai na cara do gol e chuta. Bento defende de novo.
49 – Carabajal dá belo passe. Gabriel Pec recebe na cara do gol e chuta. Bento defende.