Athletico vende Jader para o Santa Clara, de Portugal
Jader com a 10 da seleção em jogo do Sub-20, contra o Paraguai (Crédito: Divulgação/Pedro Vale/CBF)

O Athletico Paranaense decidiu vender o meia/ponta Jader, 20 anos, para o Santa Clara, de Portugal. O jogador não vinha sendo aproveitado pelo clube em 2024 – sua última partida foi em abril. Em 2023, passou a temporada emprestado para o Atlético Nacional, da Colômbia.

A informação da venda de Jader foi divulgada pela jornalista Monique Vilela. Os valores da transação ainda são desconhecidos.

No entanto, é pouco provável que a transferência tenha alto valor, já que a maior compra da história do clube português foi por 1,5 milhão de euros – a compra do ponta Gabriel Silva, 21 anos, do Palmeiras, em agosto de 2023.

Jader na seleção brasileira

Jader está no Athletico Paranaense desde 2016, quando entrou para o time sub-13. Em 2021, foi convocado para a seleção brasileira sub-18. Em junho de 2022, disputou o Torneio Internacional Sub-20, no Espírito Santo, junto com outros três jogadores do Furacão: o atacante Vitor Roque, o volante Juninho e o goleiro Mycael.

No profissional

A estreia de Jader como profissional ocorreu em 2021, com o técnico António Oliveira e sob supervisão do diretor Paulo Autuori. Desde então, somou 40 jogos e 5 gols pelo Athletico.

Em 2023, trabalhou com Paulo Autuori no Atlético Nacional. Foi emprestado pelo Athletico para o clube colombiano, onde disputou 37 jogos e marcou quatro gols.

Em 2024, Jader só foi utilizado em dez jogos (quatro como titular), somando apenas 425 minutos em campo – o equivalente a menos que cinco partidas inteiras. Marcou dois gols – um contra o Cianorte e outro contra o São Joseense. Sua última partida foi em 24 de abril, na derrota para o Danubio, na Ligga Arena.

Posições em campo

Na estreia no profissional, Jader foi escalado como extremo (ou ponta) pelo lado esquerdo do campo. No time de aspirantes, durante o Paranaense, chegou a jogar centralizado, como meia. “Desde a base eu venho atuando em várias posições. No meio, por dentro, aberto. Isso fica como opção para o António”, afirmou, em entrevista para o site oficial do clube.

Contratações do clube português

O Santa Clara foi campeã da segunda divisão portuguesa na temporada 2023/24. Agora, em julho, começou a se reforçar para seu retorno à primeira divisão. Já trouxe outros três brasileiros que já estavam em clubes portugueses:o volante Klismahn, o zagueiro Alysson e o lateral-esquerdo Matheus Pereira (comprado por 500 mil euros). E também fechou a aquisição em definitivo do lateral MT (23 anos, revelado pelo Vasco), que já estava emprestado ao time europeu.

Nessa mesma janela, o Santa Clara vendeu o zagueiro brasileiro Ítalo, 22 anos, para o Ural (Rússia), por 1,5 milhão de euros.

Destaques do Santa Clara

Um dos destaques do Santa Clara na última temporada foi o atacante paranaense Alisson Safira, 29 anos, nascido em Foz do Iguaçu e com boas passagens pelo Londrina.

Outro conhecido do elenco português em 2023 é o ponta Reinaldo, 23 anos, que foi revelado pelo Criciúma e defendeu o Athletico Paranaense de 2020 a 2023. O jogador voltou ao Brasil em janeiro e agora defende o Guarani.

História do Santa Clara

Fundado em 1927, o Clube Desportivo Santa Clara é sediado em Ponta Delgada, cidade com 67 mil habitantes na Ilha de São Miguel, na região de Açores.

O time disputou oito edições da primeira divisão até hoje. Ficou na elite entre 1999 a 2003 e de 2018 até 2023. A melhor campanha ocorreu em 2020/21, com o 6º lugar. Foi duas vezes campeão da segunda divisão (2001 e 2024).

Só disputou competições da UEFA em duas ocasiões: em 2002/03 jogou a Intertoto Cup e em 2021/22 a Conference League.

‘Parceria’ com o Athletico

O Santa Clara tem recebido jogadores do Athletico nos últimos anos. Na temporada 2022/23, o centroavante Matheus Babi foi emprestado pelo clube brasileiro para o time de Portugal. Antes, o atacante Cryzan atuou na equipe europeia – o jogador revelado pelo Furacão está atualmente no futebol chinês.