João Cruz e Canobbio: Athletico e Belgrano
João Cruz e Canobbio em treino na Ligga Arena (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense enfrenta o Belgrano, nesta quinta-feira (dia 15) às 19 horas, na Ligga Arena, em Curitiba, na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo de volta será na próxima semana, dia 21, em Córdoba, na Argentina. Quem passar, pega nas quartas de final o ganhador do duelo entre Racing (Argentina) e Huachipato (Chile).

O jogo terá transmissão da Paramount.

Confronto inédito

Os dois times se enfrentam pela primeira vez na história em competições oficiais. O Furacão é bicampeão da Sul-Americana e disputa o torneio pela 9ª vez. Já o Belgrano está apenas na sua 4ª participação. Em 2013, pegou o Vélez Sarsfield no primeiro confronto e foi eliminado. Em 2015, enfrentou o Lanús e não conseguiu a classificação. Em 2016, passou pelo Estudiantes e, em seguida, nas oitavas de final, acabou eliminado pelo Coritiba, nos pênaltis.

Além do histórico internacional pouco expressivo, o Belgrano também não tem títulos nacionais. A única conquista foi a segunda divisão de 2022. E a melhor posição na primeira divisão foi uma terceira colocação.

Reforços milionários

Mesmo sem ser uma potência do futebol argentino, o Belgrano resolveu investir uma quantia significativa na aquisição de reforços nos últimos 12 meses. Após vender o meia Bruno Zapelli por cerca de R$ 21 milhões ao Athletico, em 2023, o clube argentino resolveu gastar R$ 32 milhões em contratações nos últimos 12 meses, trazendo oito jogadores, segundo dados do Transfermarkt.de.

Clique aqui para saber mais sobre as contratações do Belgrano e sobre os desfalques para esta quinta-feira.

Escalação do Athletico

A baixa de última hora é o centroavante Pablo, lesionado. O meia Bruno Zapelli está suspenso e desfalca o Athletico. Ele foi expulso no playoff contra o Cerro Porteño e cumpre suspensão automática. A vaga dele pode ficar com o meia João Cruz, 18 anos. Outra opção é Nikão, 32 anos, que fez história no Furacão como extremo (meia ofensivo pelo lado do campo), mas também pode atuar centralizado. Uma terceira alternativa seria Pablo, que já atuou várias vezes no meio-campo. No entanto, está contundido.

Esquema tático

Nas demais posições, Varini deve manter a mesma equipe base das últimas rodadas. Ele vem usando o formato 3-2-5 para atacar, com Esquivel fazendo a saída de bola com os zagueiros. Fernandinho e Erick atuam centralizados no meio-campo, como armadores. O restante do time forma uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás.

Para se defender e para as transições, a referência da equipe é o esquema tático 4-2-3-1, o mesmo usado pelo interino Juca Antonello. A novidade é Erick defendendo como lateral-direito. No meio, defende com dois volantes (Christian na direita e Fernandinho na esquerda). A linha de três normalmente tem Cuello (direita), Canobbio (esquerda) e Zapelli (centro).

ATHLETICO x BELGRANO
Athletico: Léo Linck; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Christian; Cuello, Nikão (João Cruz ou Pablo) e Canobbio; Mastriani. Técnico: Martín Varini
Belgrano: Ignacio Chicco; Matías Moreno, Troilo e Nicolás Meriano; Longo, Quignon (Heredia), Compagnucci e Lencioni; Metilli, Chavarría e Matías Suárez. Técnico Juan Cruz Real
Árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, hoje às 19 horas
TV: Paramount