04LuchoGonzalez_03-10-2024_FotoGusOlivei_2880x1600_03
O técnico Lucho González, do Athletico (foto: Gustavo Oliveira / Athletico.com.br)

O Athletico enfrenta o Botafogo, líder do Brasileirão, neste sábado (5), às 16h30, na Ligga Arena. A partida é válida pela 29ª rodada. Além de desafiar o líder do campeonato, o time paranaense também desafia os próprios números, como o jejum de vitórias e a queda vertiginosa na tabela.

A partida será transmitida pela Cazé TV

Duelo contra o líder

No Brasileirão, o Athletico já foi líder – pelo menos até o fim de maio, momento em que o Brasileirão ficou paralisado por causa das enchentes no Rio de Grande do Sul. Mas, desde o empate em 1 a 1 com o Botafogo, 19 rodadas atrás, o time paranaense só caiu na tabela. Hoje, ocupa a 15ª posição, com 31 pontos. Está três pontos acima de Vitória (17º) e Corinthians (18º). O Botafogo, por sua vez, lidera a competição, com 57 pontos, um a mais que o Palmeiras.

Desafio de números

Além disso, o Athletico precisará desafiar os próprios números. O time não vence em casa pelo Brasileirão desde 13 de junho, quando bateu o Criciúma por 3 a 1. De lá para cá, são oito jogos sem vitória dentro da Ligga Arena. No geral, o time não vence desde 28 de julho, quando aplicou 2 a 1 no Cuiabá, fora de casa. Desde então, são oito jogos sem vencer na competição.

Do outro lado, o Botafogo é o time com melhor desempenho fora de casa entre os 20 do Brasileirão. Além disso, tem o melhor ataque, com 46 gols em 28 jogos, ao lado do Palmeiras.

Estreia de Lucho em casa

Pela primeira vez, o técnico Lucho Gonzalez vai comandar o Athletico dentro da Ligga Arena. Desde que assumiu, ele dirigiu o time em duas partidas, ambas fora de casa– derrota para o Racing por 4 a 1 na Argentina e para o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã. Entre um jogo e outro, o time ao menos teve uma melhora em termos de desempenho defensivo.

“Uma sensação linda, obviamente. Sempre falei, quando me aposentei nesse clube, que era meu sonho poder ser o treinador”, disse Lucho. “Vai ser fundamental o apoio do torcedor. Tem coisas que podemos corrigir. Temos dificuldade com resultados em casa, sempre foi um fator determinante para nós”.

Escalação do Athletico

No Athletico, Lucho Gonzalez conta com o retorno do volante Gabriel, que cumpriu suspensão. Mas perdeu o meia Christian, que acumulou três cartões amarelos e está suspenso. Outro desfalque é o lateral-esquerdo Fernando. Ele foi julgado nesta sexta-feira (4) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão diante do Vasco e pegou cinco jogos de suspensão – já cumpriu um. O volante Fernandinho, lesionado, talvez nem volte a jogar neste ano.

A tendência é que o treinador mantenha pelo menos o esquema com três zagueiros de ofício (Kaique Rocha, Thiago Heleno e Gamarra), Cuello como ala-direito, Esquivel como ala-esquerdo, Erick e Gabriel de volantes, Zapelli como meia ofensivo e Canobbio e Pablo no ataque.

Escalação do Botafogo

Até segunda ordem, o técnico do Botafogo, Artur Jorge, não tem desfalques para a partida deste sábado. Nas últimas semanas, o treinador começava os jogos do Brasileirão com escalações mistas, já que estava disputando a Copa Libertadores ao mesmo tempo. Desta vez, o time carioca teve uma semana inteira sem jogos e, depois de enfrentar o Athletico, só volta a jogar no dia 28. Ou seja, o técnico deve escalar força máxima.

ATHLETICO x BOTAFOGO

Athletico: Mycael; Kaique Rocha, Thiago Heleno e Gamarra; Cuello, Gabriel, Erick, Zapelli e Esquivel; Canobbio e Pablo. Técnico: Lucho González
eleno Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barbosa e Alex Telles; Marlon Freitas e Gregore; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, sábado, às 16h30