O volante Fernandinho, do Athletico
O volante Fernandinho, do Athletico (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense decide nesta quinta-feira (dia 25) uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O duelo às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba, é válido pela partida de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, na semana passada, em Assunção, ficou no empate em 1 a 1 com o Cerro Porteño. Agora, quem vencer avança para enfrentar o Belgrano (Argentina) nas oitavas. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.

O playoff é disputado por equipes que ficaram em 3º lugar nos grupos da Libertadores 2024, como o Cerro, e em 2º lugar nos grupos da Sul-Americana 2024, como o Athletico. O time paraguaio terminou atrás de Fluminense e Colo-Colo (Chile) – e à frente do Alianza Lima (Peru).

O jogo terá transmissão apenas pelo canal Paramount.

Reforços para Varini

O técnico uruguaio Martín Varini chega para sua quarta partida no comando do Athletico. Até agora, uma vitória, um empate e uma derrota. Dessa vez, ele vai contar com o zagueiro Thiago Heleno e o volante Fernandinho, que não atuaram na derrota para o Bragantino, no último domingo, porque estavam suspensos no Brasileirão.

Dúvidas na escalação do Athletico

Nos primeiros jogos no novo clube, Varini não contava com o ponta Canobbio, que estava na Copa América, e com o meia/extremo Nikão, que estava lesionado. Agora, fica a dúvida se eles serão titulares e em quais posições podem ser utilizados. Canhoto, Nikão fez história no Athletico atuando aberto na direita, como extremo. Canobbio também se destaca quando joga como extremo, mas já fez bons jogos centralizado.

Esquema tático

Varini vem usando o formato 3-2-5 para atacar, com Esquivel fazendo a saída de bola com os zagueiros. Erick e Fernandinho são os armadores. O restante do time forma uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás. Para se defender e para as transições, a referência da equipe é o esquema tático 4-2-3-1, o mesmo usado pelo interino Juca Antonello, com dois volantes (Erick na direita e Fernandinho na esquerda). A linha de três normalmente tem Julimar (esquerda), Cuello (direita) e Zapelli (centro).

  • RELACIONADOS: ATHLETICO X CERRO PORTEÑO
  • Goleiros: Léo Linck e Mycael
  • Zagueiros: Kaique Rocha, Mateo Gamarra e Thiago Heleno
  • Laterais: Esquivel, Fernando, Léo Godoy e Madson
  • Volantes: Erick, Fernandinho e Gabriel
  • Meiocampistas: Christian e Riquelme
  • Meia: João Cruz e Zapelli
  • Meia/extremo: Nikão
  • Extremos: Canobbio, Cuello e Julimar
  • Centroavantes: Di Yorio, Mastriani e Pablo

Adversário desfalcado

O Cerro Porteño não terá o goleiro Jean Fernandes e o ponta Cecílio Dominguez, ambos em recuperação.

O brasileiro Jean Fernandes, 28 anos, ex-Bahia e São Paulo, foi o melhor jogador do clube paraguaio na Libertadores 2024, segundo o ranking Sofascore. Agora, tem proposta do Cruz Azul, do México. Em 2015, foi titular da seleção brasileira no Mundial Sub-20. Ele sofreu lesão no jogo de ida contra o Athletico.

No jogo de volta, na Arena, o goleiro do Cerro será o argentino Alexis Martín, 32 anos, que veio do Argentinos Juniors.

Sem o artilheiro

O grande desfalque do Cerro é o ponta Cecílio Dominguez, 29 anos, lesionado. Ele foi o artilheiro do Apertura, com 11 gols em 19 jogos. Também fez quatro assistências. Na Libertadores, porém, seis jogos e nenhum gol ou assistência.

Domínguez jogou o Mundial Sub-20 de 2013 pela seleção paraguaia e a Copa América de 2019 pela seleção principal. Tem 13 jogos e 2 gols pela seleção paraguaia principal. Já defendeu o Independiente (Argentina) e o América (México).

Tudo sobre o Cerro Porteño

Vice-campeão do Apertura 2024, o Cerro vendeu o ‘motor’ do seu meio-campo e contratou um centroavante revelado pelo Athletico. Clique aqui para saber mais.

O time paraguaio com argentinos no setor ofensivo, zagueiros veteranos e um técnico espanhol que jogou Copa do Mundo. Saiba mais clicando aqui.

CERRO PORTEÑO x ATHLETICO
Athletico: Léo Linck; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick e Fernandinho; Cuello (Nikão), Zapelli e Canobbio (Julimar); Di Yorio (Mastriani ou Pablo). Técnico: Martin Varini
Cerro Porteño: Jean Fernandes (Arias); Enzo Giménez, Báez, Eduardo Brock e Miguel Benítez; Piris da Motta e Jorge Morel; Derlis Rodríguez (Aguayo), Carrizo e Juan Iturbe; Diego Churín (Chico). Técnico: Manolo Jiménez
Árbitro: Felipe González (Chile)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, quinta-feira às 21h30
TV: Paramount