Veja as escalações de Athletico e Criciúma para o jogo desta quinta-feira, na Ligga Arena, pelo Brasileirão
Nikão no treino do Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

Athletico e Criciúma se enfrentam nesta quinta-feira (dia 13) às 20 horas. O Athletico Paranense volta a campo após dez dias de treinamentos. O adversário será o Criciúma, na Ligga Arena, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão tenta se manter no G6. E a equipe catarinense luta para sair da zona de rebaixamento.

O jogo terá transmissão pela Rede Furacão e pela Cazé TV.

Tabu em jogo
Desde que a Arena foi construída, em 1999, o Athletico nunca perdeu como mandante para o Criciúma. Foram sete partidas e sete vitórias da equipe paranaense. Um desses jogos, aliás, marcou a estreia da grama sintética do estádio – vitória por 1 a 0 pela fase de grupos da Primeira Liga, em 2016, com gol do volante Otávio.

A última derrota do Furacão em casa para o Criciúma ocorreu na Baixada, em 1996, pelo Brasileirão, pelo placar de 2 a 1.

OS ÚLTIMOS CONFRONTOS EM CASA
Athletico como mandante contra o Criciúma

  • Athletico 1×0 Criciúma — Primeira Liga 2016
  • Athletico 2×0 Criciúma — Brasileirão 2014
  • Athletico 2×1 Criciúma — Brasileirão 2013
  • Athletico 1×0 Criciúma — Série B 2012
  • Athletico 5×1 Criciúma — Copa do Brasil 2012
  • Athletico 6×1 Criciúma — Brasileirão 2004
  • Athletico 5×2 Criciúma — Brasileirão 2003
  • Athletico 1×2 Criciúma — Brasileirão 1996

Derrotas em série
A fase é ruim para Athletico e Criciúma. O time paranaense vem de três derrotas seguidas: para Fortaleza (Brasileirão), Ameliano (Sul-Americana) e Danubio (Sul-Americana). A equipe catarinense somou quatro derrotas consecutivas: Cuiabá e Palmeiras no Brasileirão e duas vezes para o Bahia na Copa do Brasil.

Escalação do Athletico

O técnico Cuca não vai contar com o goleiro Bento (seleção brasileira) e o ponta Canobbio (Uruguai), convocados para a Copa América. O treinador aproveitou o intervalo de dez dias sem jogos para testes em um jogo-treino. O mais provável é que use o esquema tático 3-4-2-1 na partida, com Zapelli e Nikão atrás do centroavante, ambos com liberdade de ação pelo centro e pelas pontas.

A linha de quatro deve ter dois alas (Godoy na direita e Esquivel na esquerda) e dois articuladores centralizados (Fernandinho e Erick).

A novidade é Mastriani como centroavante titular, com Pablo no banco.

O ponta Cuello se recuperou de uma lesão e foi relacionado para a partida, mas pode começar no banco.

Atacante de 16 anos
A principal novidade entre os convocados é o ponta Kayke Airton
, de 16 anos, das categorias de base. Ele foi testado pelo técnico Cuca no jogo jogo-treino da última sexta-feira.

Os relacionados

Nessa quinta-feira, o Athletico divulgou os jogadores relacionados para a partida:

  • Goleiros:
    Gabriel Pereira
    Léo Linck
    Mycael
  • Zagueiros:
    Kaique Rocha
    Mateo Gamarra
    Thiago Heleno
  • Laterais:
    Esquivel
    Fernando
    Léo Godoy
    Madson
  • Meio-campistas:
    Alex Santana
    Christian
    Erick
    Felipinho
    Fernandinho
    Gabriel
    Nikão
    Zapelli
    Zé Vitor
  • Atacantes:
    Cuello
    Julimar
    Kayke Airton
    Mastriani
    Pablo

Escalação do Criciúma
O técnico Claudio Tencati (ex-Londrina) não vai contar no Criciúma com o zagueiro Rodrigo (37 anos, ex-Paraná Clube), suspenso por cartões amarelos. O substituto dele é Walisson Maia (32 anos, ex-Coritiba). As baixas por lesão são o meia-atacante Fellipe Mateus e o atacante Felipe Vizeu (27 anos, ex-Flamengo).

Yannick Bolasie

O principal nome do elenco é o atacante Yannick Bolasie, nascido em Lyon, na França, mas que defende a seleção do Congo. Ele começou a carreira no futebol inglês e atuou de 2005 a 2018 no país europeu. Chegou a defender Everton, Aston Villa e Crystal Palace. Soma 1 gol e 2 assistências em 7 jogos pelo Criciúma.

Seleção italiana
Outro jogador conhecido do Criciúma é o atacante Éder, 37 anos, que nasceu em Lauro Muller (SC), mas defendeu a seleção italiana em 26 jogos (e marcou seis gols). Ele foi titular da Itália na Eurocopa de 2016 (quatro jogos e um gol). Revelado pelo próprio clube catarinense, deixou o Brasil em 2005 para atuar por 12 temporadas na Itália. O auge foi na Internazionale, com 14 gols e 8 assistências em 86 jogos.

Temporada
O Criciúma foi campeão catarinense em 2024, vencendo o Brusque na final. O time é comandado pelo técnico Claudio Tencati há quase três anos – ele chegou no fim de 2021. Na Copa do Brasil, a equipe passou por Operário de Várzea Grande (MT) e por Brasiliense (DF) nas duas primeras fases, mas caiu diante do Bahia.

ATHLETICO x CRICIÚMA
Athletico: Léo Linck; Thiago Heleno, Kaique Rocha e Gamarra; Léo Godoy, Erick, Fernandinho e e Esquivel; Zapelli e Nikão; Mastriani. Técnico: Cuca
Criciúma: Gustavo; Jonathan, Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Ronald (Meritão), Marquinhos Gabriel, Matheusinho, Claudinho; Bolasie (Eder). Técnico: Claudio Tencati
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, quinta-feira às 20 horas
TV: Rede Furacão e Cazé TV