Athletico e Juventude: Julimar em treino do Athletico
Julimar em treino do Athletico (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense volta a campo neste domingo (dia 18), quando enfrenta o Juventude, às 18h30, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão tenta encostar no G6, enquanto a equipe gaúcha joga para se afastar da zona de rebaixamento.

A partida terá transmissão pela Cazé TV e pela Rede Furacão.

Athletico com time misto

O técnico Martín Varini tem usado força máxima nas partidas pelas copas, durante a semana. E, nos jogos do fim de semana, vem escalando uma equipe mista, para evitar o desgaste físico excessivo. A escalação deve ter a presença do meia Zapelli, que estava suspenso na última quinta-feira, contra o Belgrano, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida de volta será na próxima quinta-feira, em Córdoba, na Argentina.

O centroavante Pablo sofreu lesão na semana passada e deve seguir de fora.

  • RELACIONADOS: ATHLETICO X JUVENTUDE
  • Goleiro: Léo Linck, Matheus Soares e Mycael
  • Zagueiro: Kaique Rocha, Lucas Belezi e Gamarra
  • Lateraldireito: Léo Godoy e Madson
  • Lateralesquerdo: Esquivel e Fernando
  • Volante: Erick, Felipinho, Fernandinho e Gabriel
  • Meiocampista: Christian, João Cruz e Zé Vitor
  • Meia/extremo: Nikão
  • Meia: Zapelli
  • Ponta: Canobbio, Cuello e Julimar
  • Centroavante: Di Yorio e Mastriani

Esquema tático

Varini vem usando o formato 3-2-5 para atacar. Contra o Inter, no domingo passado, quando usou time misto, o lateral-direito Leo Godoy ficou recuado e fez a saída de bola ao lado dos zagueiros. Com a bola, Fernandinho e Fernando atuaram centralizados no meio-campo, como armadores. O restante do time formou uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás.

Para se defender e para as transições, a referência da equipe era o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes (João Cruz na esquerda e Fernandinho na direita). A linha de três tinha Julimar (esquerda), Canobbio (direita) e Zapelli (centro). Ou seja, Fernando defendia como lateral-esquerdo e atacava como meio-campista centralizado.

Técnico uruguaio
O técnico Martín Varini soma 10 jogos no comando do Athletico: 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Juventude sem seu artilheiro

O artilheiro do Juventude em 2024 é o ponta Lucas Barbosa, 23 anos, com 11 gols em 40 jogos. Ele está suspenso por cartões amarelos e não enfrenta o Athletico. O jogador, que pertence ao Santos, teve passagem apagada pelo Coritiba em 2023 (cinco jogos e nenhum gol ou assistência).

Outras baixas
A dúvida no Juventude é o lateral-direito Ewerthon, em recuperação. Os desfalques confirmados são os zagueiros Lucas Freitas e Rodrigo Sam e o meia Jean Carlos (32 anos, ex-Coritiba e Náutico).

Veterano
O setor ofensivo do Juventude conta com o meia Nenê, 43 anos, ex-Vasco, Fluminense e PSG. Ele tem um gol e três assistências em 20 jogos pelo clube em 2024.

Velho conhecido

O volante Jadson, 30 anos, é o líder em assistências do Juventude no ano, com nove passes para gols (seis deles no Brasileirão). Ele atuou pelo Athletico em 2015 e 2016.

Sobrevivente
Outro conhecido do Juventude é o lateral-esquerdo Alan Ruschel, 34 anos, que jogou no Athletico em 2015, quando estava emprestado pelo Inter. Ele é um dos sobreviventes do acidente aéreo da Chapecoense, em 2016.

Goleiro

O goleiro Gabriel Vasconcelos, 31 anos, emprestado pelo Coritiba, é o grande destaque do Juventude no Brasileirão. Ele é o segundo melhor jogador da competição, segundo o ranking Sofascore, atrás apenas do meia-atacante Matheus Pereira, do Cruzeiro.

Top10
Top 10 do Brasileirão 2024 (Crédito: Reprodução/Sofascore)

ATHLETICO x JUVENTUDE
Athletico: Leo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Gamarra e Fernando; Gabriel (Erick) e João Cruz (Felipinho); Nikão, Zapelli e Julimar; Di Yorio. Técnico: Martín Varini
Juventude: Gabriel; Ewerthon (Gabriel Inocêncio), Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Luís Oyama e Jadson; Marcelinho, Nenê (Mandaca) e Erick Farias; Ronnie Carrillo. Técnico: Jair Ventura
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Local: Ligga Arena, domingo às 18h30
TV: Cazé TV e Rede Furacão