Marlos: Felipão prometeu mudanças (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense volta a campo neste sábado (dia 1º), quando recebe na Arena da Baixada o lanterna Juventude, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo será transmitido por Furacão Live e pelo Twitch do Casimito (ambos pagos).

ESCALAÇÕES
O técnico Felipão já tem dois desfalques confirmados: o zagueiro Matheus Felipe e o volante Alex Santana. Os dois acumularam três cartões amarelos e estão suspensos na rodada. O lateral-esquerdo Abner e o zagueiro Pedro Henrique, que não atuaram na última rodada por contusão, devem seguir fora, em recuperação. Quem pode voltar ao time é o lateral-esquerdo Pedrinho, que cumpriu suspensão na última rodada. Outro que retorna é o ponta Canobbio, que estava com a seleção do Uruguai.

ESQUEMA TÁTICO
Depois da derrota para o Santos, o técnico Felipão avisou que vai fazer mudanças, mas não citou nomes. Tudo indica que mantenha o esquema tático 4-2-3-1, com um meia ofensivo centralizado (Terans, Marlos ou Vitor Bueno) entre dois pontas (as opções são Canobbio, Vitinho, Rômulo, Cuello e Vitor Bueno). No ataque, segue a disputa entre Pablo e Vitor Roque.

RECORDE NEGATIVO
Umberto Louzer é o técnico com pior aproveitamento de pontos no Juventude nos últimos dez anos, segundo levantamento do GE. Com ele, o time somou apenas 20% dos pontos (1 vitória, 6 empates e 8 derrotas).

O Juventude vem de nove partidas seguidas sem vencer (três empates e seis derrotas). Dos últimos 19 jogos, só venceu um – foi contra o Ceará, em 24 de julho, em Caxias do Sul.

Nas últimas 11 partidas como visitante, o time gaúcho acumulou oito derrotas e três empates. No Brasileirão 2022, aliás, só teve uma vitória fora de casa – 2 a 1 sobre o Avaí, em Florianópolis, em 15 de maio.

INVENCIBILIDADE DE 22 ANOS
Além dos números atuais negativos, a história pesa contra o Juventude nos duelos contra o Athletico em Curitiba. A última vez que o Furacão perdeu em casa para esse adversário foi em 2000, pelo Campeonato Brasileiro (chamado de Copa João Havelange naquele ano) – derrota por 1 a 0. Depois daquele duelo de 2000, o Athletico recebeu o Juventude em Curitiba em mais sete partidas, todas pelo Brasileirão. Foram seis vitórias do time paranaense e um empate (em 2005).

ESCALAÇÃO DO JUVENTUDE
O técnico Umberto Louzer não tem novos desfalques e poderá repetir a escalação pela primeira vez. O time vem de derrota por 4 a 0 para o Fluminense.

ATHLETICO x JUVENTUDE
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Nico Hernández e Pedrinho; Hugo Moura e Fernandinho; Canobbio (Vitor Bueno ou Rômulo), Terans (Marlos) e Vitinho (Cuello); Pablo (Vitor Roque). Técnico: Felipão
Juventude: Pegorari; Vitor Mendes, Paulo Miranda e Nogueira; Rodrigo Soares, Élton, Jádson, Chico e Capixaba; Felipe Pires e Isidro Pitta. Técnico: Umberto Louzer
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Local: Arena da Baixada, sábado às 19 horas