Athletico x Londrina: escalações e onde assistir a estreia de Cuca, em partida decisiva pelo Campeonato Paranaense

Renomado treinador foi contratado nesta semana, mas anúncio dividiu opinião de torcedores por conta do caso conhecido como "Escândalo de Berna"

Redação Bem Paraná
Cuca

Cuca comanda treino no Athletico (Foto: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense recebe o Londrina neste domingo (dia 10) às 18h30, na Ligga Arena, na partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense. No jogo de ida, no Estádio do Café, o time da capital perdeu por 1 a 0 e agora precisa virar o confronto. Se vencer por dois ou mais gols, está classificado para a semifinal. Já uma vitória rubro-negra por apenas um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis, e em caso de empate ou derrota athleticana, o Tubarão é quem faz a festa em Curitiba.

O jogo terá transmissão pela Rede Furacão, a plataforma oficial de streaming do Athletico Paranaense.

Quem avançar, pegar o vencedor do confronto entre Azuriz e Operário, cujo primeiro jogo terminou empatado (0 a 0). A partida de volta está marcada para segunda-feira (11), às 20 horas, no Germano Kruger, em Ponta Grossa.

Novo técnico e polêmica no ar

Na derrota do último sábado, o técnico do Furacão era Juan Carlos Osorio. Logo após o tropeço – e o fim da invencibilidade da equipe na temporada -, o colombiano acabou sendo demitido e a diretoria athleticana fez uma aposta ousada, contratando o renomado técnico Cuca. Uma contratação, no entanto, também polêmica, por conta do “Escândalo de Berna” (caso de coação sexual envolvendo uma menina de 13 anos ocorrido na Suíça em 1987 e no qual Cuca, na época jogador do Grêmio, acabou se envolvendo) e pelo fato do anúncio ter vindo logo na Semana da Mulher (o Dia da Mulher foi celebrado na última sexta-feira, aliás).

Jogo histórico

Esse será o primeiro jogo da Arena da Baixada desde a mudança de nome – agora passa se chamar Estádio Mario Celso Petraglia. Antes, o nome institucional era Joaquim Américo Guimarães. O nome comercial (contrato de naming rights) segue Ligga Arena.

Invencibilidade na Arena

O Athletico não perde na Arena da Baixada – Ligga Arena desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram dez vitórias e nove empates no local.

Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou sete vitórias e dois empates em casa. A última derrota como mandante para uma equipe do Interior no Paranaense foi em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário.

Escalação do Athletico

Recuperados de lesão, o volante Alex Santana fica à disposição de Cuca e deve começar o jogo no banco de reservas. O zagueiro Thiago Heleno está recuperado e volta ao time. Clique aqui para saber mais sobre a escalação.

Escalação do Londrina

No Tubarão, o técnico Emerson ávila deve manter a base do time, fazendo duas alterações pontuais por conta do retorno de jogadores titulares que estavam suspensos na última partida: o zagueiro Luís Felipe e o volante Riquelmy, que devem ganhar as posições de Darlan e Victor Hugo.

Athletico x Londrina

Athletico: Bento; Léo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Vinícius Kauê; Fernandinho e Erick; Canobbio, Zapelli e Cuello (Julimar); Mastriani (Pablo). Técnico: Cuca
Londrina: Neneca; Thiago Ennes, Luís Felipe, Davi e Pedro Cacho; Marthã, Riquelmy e Rafael Longuine; Calyson, Everton Moraes e Peu. Técnico: Emerson Ávila.
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto
Transmissão: Rede Furacão
Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR), no domingo (10 de março) às 18h30