João Cruz e Gamarra: Athletico e Palmeiras
João Cruz e Gamarra (Crédito: Divulgação/Athletico/Cahuê Miranda)

O Athletico Paranaense enfrenta o Palmeiras neste domingo às 18h30, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense tem 29 pontos e está estacionado no meio da tabela – distante do G6 e da zona de rebaixamento. Já a equipe paulista soma 44 pontos, segue no G4 e tenta colar nos líderes Fortaleza e Botafogo.

O jogo terá transmissão pela Cazé TV e pela Rede Furacão.

Duelo de jejuns
A partida é um duelo de jejuns. De um lado, o Athletico não venceu como mandante nas últimas seis partidas pelo Brasileirão – com quatro derrotas consecutivas na Ligga Arena e dois empates.

Já o Palmeiras não venceu como visitante nos últimos seis jogos fora de casa pela Série A – três empates e três derrotas.

Mandante

Com a má fase em casa, o Athletico é o 5º pior mandante do Brasileirão 2024, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas dentro do seu estádio.

O aproveitamento como mandante em 2024, de 46% dos pontos disputados, é o pior do Furacão na Era dos Pontos Corridos, iniciada em 2003. Até agora, as piores marcas foram em 2017 e 2021, com 50% de aproveitamento.

Desfalques

As baixas antigas no Athletico são o centroavante Pablo e o volante Fernandinho, com lesões musculares. O lateral-esquerdo Fernando foi expulso na última rodada e agora cumpre suspensão automática. Os novos desfalques por lesão são o goleiro Léo Linck, por conta de um trauma na cabeça, e o zagueiro Thiago Heleno, com desgaste muscular.

Na última quinta-feira (dia 29), contra o Vasco, pela Copa do Brasil, o técnico Martín Varini não contou com os meio-campistas Praxedes e Zé Vitor, porque já atuaram por outros clubes na mesma edição da competição. Agora, os dois estão à disposição para enfrentar o Palmeiras.

Os relacionados para o jogo

Goleiro: Maksym, Matheus Soares e Mycael
Zagueiro: Kaique Rocha, Lucas Belezi e Mateo Gamarra
Lateral-direito: Léo Godoy e Madson
Lateral-esquerdo: Esquivel
Volante: Erick, Felipinho e Gabriel
Meio-campista: Bruno Praxedes, Christian, João Cruz e Zé Vitor
Meia: Dudu e Zapelli
Meia/extremo: Nikão
Ponta: Canobbio, Cuello e Julimar
Centroavante: Di Yorio e Mastriani

Escalação do Athletico

O técnico Martín Varini vinha usando os titulares nas copas e formações repletas de reservas no Brasileirão. No entanto, nas duas últimas partidas, ambas contra o Vasco, uma pela Série A e outra pela Copa do Brasil, ele escalou força máxima. Só mudou duas peças de um jogo para outro. Fica a dúvida de qual será a estratégia do treinador, em relação ao desgaste físico acumulado, para o jogo de domingo.

Esquema tático do Athletico: o 4-2-3-1 para defender e o 3-2-5 para atacar
O 4-2-3-1 para defender e o 3-2-5 para atacar (Crédito: Reprodução/Sharemytactics)

Escalação do Palmeiras

No Palmeiras, as baixas são Bruno Rodrigues, Piquerez, Dudu, Gabriel Menino, Mayke e Vitor Reis. O zagueiro Gustavo Gómez volta após cumprir suspensão.

ATHLETICO x PALMEIRAS
Athletico: Mycael; Erick, Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Gabriel e Christian (João Cruz); Cuello (Nikão), Zapelli (Praxedes) e Canobbio (Julimar); Mastriani (Di Yorio). Técnico: Martín Varini
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno e Richard Ríos (Zé Rafael); Felipe Anderson, Raphael Veiga e Estêvão; Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Árbitro: Bráulio da Silva Machado-SC
Local: Ligga Arena, domingo às 18h30
TV: Cazé TV e Rede Furacão