Arquivo Bem Paraná/Franklin de Freitas – Lazaroni e Autuori: mantidos para 2022

O técnico Alberto Valentim e o diretor executivo Paulo Autuori vão ficar no Athletico para a temporada 2022. Os dois já começaram o planejamento para os desafios de 2022, que incluem Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, Brasileirão e Campeonato Paranaense. As informações são da jornalista Nadja Mauad, do GE.

O clube ainda não se pronunciou sobre os dois profissionais, apenas confirmou a saída do gerente executivo William Thomas, que trocou o clube pelo Avaí. O substituto dele ainda será definido.

Paulo Autuori segue com o principal cargo do departamento de futebol, com autonomia para contratações de jogadores e profissionais, além da supervisão de todas as categorias. Alberto Valentim continua como técnico da equipe principal, com Bruno Lazaroni como auxiliar da comissão técnica integrada.

Em 2022, o clube vai disputar o Paranaense usando apenas aspirantes. O novo regulamento do Estadual estabeleceu um limite de 35 jogadores inscritos por equipe. Com isso, apenas aspirantes serão registrados no torneio.

HISTÓRICO
Valentim chegou ao Athletico em outubro, após a saída de António Oliveira. Ele comandou o time na reta final da temporada 2021, com 21 jogos, seis vitórias, seis empates e nove derrotas. Conquistou o título da Sul-Americana e chegou à final da Copa do Brasil.

O Athletico começou a temporada 2021 adotando o esquema tático 4-2-3-1 como padrão, mas em outubro, antes da chegada de Alberto Valentim, o time já vinha usando o 5-2-3 como base. O treinador manteve esse formato e apresentou variações em raros momentos – chegou a usar o 5-3-2 em duas partidas e o 4-2-3-1 em um jogo.