Paulo Autuori
Paulo Autuori em 2017 (Crédito: Geraldo Bubniak)

Paulo Autuori, 67 anos, teve seu retorno ao Athletico Paranaense divulgado pelo clube em 31 de julho. A contratação do novo diretor técnico foi anunciada no site oficial do clube, sem uma apresentação para imprensa e torcida.

Desde então, foram 70 dias sem Autuori conceder entrevistas. Nessa terça-feira (dia 8), o Athletico anunciou que o profissional vai atender a imprensa nesta quarta-feira, dia 9, na Arena da Baixada.

“O Club Athletico Paranaense convida os jornalistas para entrevista coletiva a ser realizada às 17h desta quarta-feira (9) com o diretor técnico Paulo Autuori, na sala de imprensa da Ligga Arena. O evento terá transmissão ao vivo pela Rede Furacão, no www.redefuracao.com.br e no canal oficial no YouTube“, anunciou o clube.

Perguntas para Autuori

Na entrevista coletiva, Autuori terá a oportunidade de explicar a decisão do clube de contratar e demitir Martín Varini, que chegou em 9 de julho e deixou o clube em 23 de setembro. Também poderá comentar sobre a escolha de Lucho González para comandar a equipe na reta final do Campeonato Brasileiro 2024.

Outra provável pergunta para o diretor é sobre a postura tímida do clube na última janela de transferências, entre julho e setembro. O Furacão trouxe apenas o meio-campista Bruno Praxedes e o zagueiro Marcos Victor. Autuori não tem como função contratar ou negociar jogadores, mas pode explicar as decisões internas que levaram o clube a investir pouco no meio do ano.

Um desafio a mais para Autuori será explicar também o conturbado clima interno no Athletico, que levou à saída do técnico Cuca e provocou declarações polêmicas de jogadores. Clique aqui para lembrar o caso.

Histórico no Athletico

“A primeira passagem começou em 2016, quando Paulo Autuori assumiu o cargo de treinador da equipe principal. Naquele ano, o Rubro-Negro conquistou o Campeonato Paranaense, após sete anos, e a classificação à CONMEBOL Libertadores. Como gestor técnico, Autuori permaneceu no CAT Caju até o final de 2017. A segunda passagem começou no final de 2020 e foi até o início de 2022. Na função de diretor técnico, Paulo Autuori levou o Athletico Paranaense ao título da CONMEBOL Sudamericana de 2021 e à decisão da Copa do Brasil de 2021”, destacou o Athletico, em 31 de julho.

História de Paulo Autuori

Preparador-físico nos anos 70 e 80, Autuori começou a carreira de treinador em 1984, no Nacional, de Portugal. Voltou ao futebol brasileiro em 1995, quando conquistou o título do Brasileirão com o Botafogo. Também foi campeão da Libertadores (Cruzeiro 1997 e São Paulo 2005) e acumulou títulos por clubes do Peru e do Catar.

No seu peúltimo trabalho, na Colômbia, foi vice-campeão nacional e colocou a equipe nas oitavas de final da Libertadores. Somou 17 vitórias, 15 empates e seis derrotas no Atlético Nacional.

Nos biênios 2016-2017 e 2020-21, foi técnico e coordenador no Athletico Paranaense.

Em 2024, teve uma rápida passagem como diretor técnico no Coritiba, entre junho e julho.

Mudança no departamento de futebol

Em julho, o Athletico fez uma reformulação no departamento de futebol, anunciando a saída de cinco profissionais: André Mazzuco (diretor de futebol), Rodrigo Carvalho (coordenador de captação), Próspero Paoli (coordenador técnico-metodológico), Caco Espinoza (técnico do time sub-20) e Felipe Gil (coordenador das categorias de base).