O goleiro Mycael: escalação do Athletico Paranaense
O goleiro Mycael comemora o ouro no Pan (Crédito: Divulgação/CBF/Lesley Ribeiro)

Belgrano e Athletico Paranaense se enfrentam nesta quinta-feira às 19 horas (de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, a 700 km da capital Buenos Aires, na Argentina.

O duelo é pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, na Ligga Arena, o Athletico venceu por 2 a 1. Agora, avança às quartas de final se conseguir um empate. O time argentino precisa ganhar por dois gols de diferença para se classificar. Em caso de vitória do Belgrano por um gol, a decisão será nos pênaltis.

Quem avançar, pega o Racing, da Argentina, nas quartas de final.

TV

O canal de TV por streaming Paramount+ tem a exclusividade do jogo para o Brasil.

Casa cheia

O estádio Mario Alberto Kempes deve estar quase lotado nesta quinta-feira. O Beltrago vendeu mais de 40 mil ingressos antecipadamente. São 57 mil lugares no local. A cidade de Córdoba tem população de 1,3 milhão de habitantes.

Desfalque

O único desfalque confirmado no Athletico é o centroavante Pablo, que se recupera de lesão. O goleiro Léo Linck teve uma entorse no tornozelo no último domingo, mas viajou para a Argentina. A tendência é que não consiga se recuperar a tempo e que Mycael, 20 anos, faça sua quarta partida como profissional.

OS RELACIONADOS

  • Para o jogo em Córdoba
  • Goleiro:
 Léo Linck, Matheus Soares e Mycael
  • Zagueiro:
 Kaique Rocha
, Lucas Belezi, Gamarra e Thiago Heleno
  • Lateraldireito:
 Léo Godoy e Madson
  • Lateralesquerdo: Esquivel e Fernando

  • Volante: Erick
, Felipinho, Fernandinho
 e Gabriel
  • Meiocampista: João Cruz
 e Christian
  • Meia/extremo: Nikão
  • Meia: Zapelli
  • Ponta:
 Canobbio e Cuello
  • Centroavante: Di Yorio
, Julimar
 e Mastriani

Escalação do Athletico

O técnico Martín Varini deve escalar força máxima na partida. Nos jogos do Brasileirão, nos fins de semana, ele tem usado vários reservas. E colocado em campo os principais titulares nas copas. Além da dúvida no gol, entre Linck e Mycael, outra posição que pode ter alteração é no meio-campo, entre Christian e João Cruz. O resto da equipe deve ser o mesmo que venceu o Belgrano na Ligga Arena, no jogo de ida, além da volta do meia Zapelli, que estava suspenso naquela partida.

Esquema tático

Varini vem usando o formato 3-2-5 para atacar, com Esquivel fazendo a saída de bola com os zagueiros. Fernandinho e Erick atuam centralizados no meio-campo, como armadores. O restante do time forma uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás.

3-2-5-do-Athletico-de-Varini
Como o Athletico ataca com Varini (Crédito: Reprodução/Sharemytactics.com)

Para se defender e para as transições, a referência da equipe é o esquema tático 4-2-3-1. A novidade é Erick defendendo como lateral-direito. No meio, defende com dois volantes (Christian na direita e Fernandinho na esquerda). A linha de três tem Cuello (direita), Canobbio (esquerda) e Zapelli (centro). Para este jogo, João Cruz pode ganhar a posição de Christian.

4231Varini-1
Como o Athletico se defende com Varini (Crédito: Reprodução/Sharemytactics.com)

Série invicta em Copas

Martín Varini está invicto em copas desde que chegou ao Athletico. Em seis jogos pela Copa do Brasil e pela Copa Sul-Americana, ele somou cinco vitórias e um empate. Foram três jogos e três vitórias na Copa do Brasil (uma sobre o Ypiranga e duas sobre o Red Bull Bragantino). E duas vitórias e um empate na Sul-Americana – nos duelos contra Cerro Porteño e Belgrano.

Antes de chegar ao Athletico, Varini comandou o Defensor, do Uruguai, em 2024. E foi campeão da Copa do Uruguai, eliminando Cerrito, Plaza Colonia, Danubio e River Plate. Na final, vitória sobre o Torque.

A última eliminação do treinador em uma disputa desse tipo foi em fevereiro, quando caiu nos pênaltis na fase preliminar da Libertadores, com o Defensor, diante do Puerto Cabello, da Venezuela.

Athletico na Argentina

O Athletico só precisa de um empate, mas nunca empatou na Argentina por competições oficiais. Nas nove partidas no país vizinho, foram três vitórias e seis derrotas. E será a primeira vez que o Furacão vai atuar em Córdoba.

  • RETROSPECTO NA ARGENTINA
  • River Plate 0x1 Athletico – Buenos Aires – Sul-Americana 2006
  • Vélez Sarsfield 2×0 Athletico – Buenos Aires – Libertadores 2014
  • San Lorenzo 0x1 Athletico – Buenos Aires – Libertadores 2017
  • Newell’s Old Boys 2×1 Athletico – Rosário – Sul-Americana 2018
  • Boca Juniors 2×1 Athletico – Buenos Aires – Libertadores 2019
  • River Plate 3×0 Athletico – Buenos Aires – Recopa 2019
  • Boca Juniors 2×0 Athletico – Buenos Aires – Libertadores 2019
  • River Plate 1×0 Athletico – Buenos Aires – Libertadores 2020
  • Estudiantes 0x1 Athletico – La Plata – Libertadores 2022

Escalação do Belgrano

O Belgrano não contou com o centroavante Passerini, o meio-campista Matías Marín, o goleiro Daniele e o ponta Ulises Sánchez no jogo de ida. Todos estão em recuperação. Marín é dúvida para esta quinta-feira. No último domingo, o técnico Juan Cruz Real usou apenas reservas na partida pelo Campeonato Argentino – derrota por 1 a 0 para o líder Huracán, em Buenos Aires. Com o placar, o Belgrano ficou em 11º lugar entre os 28 participantes da primeira divisão.

A tendência é que o treinador repita a escalação usada na Ligga Arena na partida desta quinta-feira.

Artilheiro

O artilheiro do Belgrano em 2024 é o atacante Franco Jara, 36 anos, com 10 gols em 15 jogos. Revelado pelo Arsenal de Sarandí, começou a se destacar em 2009, quando defendeu a seleção argentina sub-20 no Torneio de Toulon. Em 2011, foi comprado por 5,5 milhões de euros pelo Benfica. Em seguida, defendeu o Granada (Espanha) e virou o maior artilheiro da história do Pachuca, do México, com 83 gols em 169 jogos.

Clique aqui para saber mais sobre os jogadores, o técnico e a história do Belgrano.

BELGRANO x ATHLETICO

Belgrano: Ignacio Chicco; Barinaga, Matías Moreno, Nicolás Meriano, Rébola e Velazquez; Rolón, Quignón e Metilli; Fernández e Franco Jara. Técnico Juan Cruz Real
Athletico: Mycael (Léo Linck); Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Christian (João Cruz); Cuello, Zapelli e Canobbio; Mastriani. Técnico: Martín Varini
Árbitro: Carlos Benítez (Paraguai)
Local: Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, Argentina, quinta-feira às 19 horas
TV: Paramount