Briga de Vasco x Athletico em São Januário
Briga de Vasco x Athletico em São Januário (Crédito: Reprodução de vídeo/Sportv)

A briga generalizada no final do jogo entre Vasco e Athletico, na noite de segunda-feira (dia 26), terminou com pedido de desculpas e com expulsão. A confusão ocorreu após o apito final, quando um segurança do clube carioca agrediu jogadores do time paranaense, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

O árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro relatou a pancadaria na súmula do jogo e, com base em imagens, decidiu expulsar o lateral-esquerdo Fernando, do Athletico. Com isso, o jogador cumpre suspensão automática e não enfrenta o Palmeiras, domingo, na Ligga Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Relato que após o término do jogo, na entrada do túnel de acesso de ambas equipes, foi identificado a presença do sr. Roberto Barbosa Gama, segurança do Vasco da Gama SAF. Informo que o mesmo trocou socos com o atleta nº 6, sr. Fernando Bueno Jr, do Club Athletico Paranaense. Após a revisão das imagens sugeridas pelo VAR, expulsei o atleta citado acima do Athletico. Não foi possível apresentar o cartão vermelho porque o atleta já estava no seu vestiário, sendo assim informado ao capitão da equipe. O nome do segurança foi informado pelo delegado da partida porque o mesmo já havia se ausentado do campo de jogo”, escreveu o árbitro.

STJD

As súmulas de todos os jogos são analisadas pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Vasco pode ser denunciado pela procuradoria, levando o caso a julgamento por uma Comissão Disciplinar. Há risco de multa e perda de mando de campo. O lateral-esquerdo Fernando também será julgado pela expulsão.

Desculpa

O executivo de futebol do Vasco, Marcelo Sant´Anna, fez um pronunciamento após o jogo para pedir desculpa pela confusão. “Sobre aquele clima mais acalorado ali no fim do jogo, o Club de Regatas Vasco da Gama e o Vasco SAF pedem desculpas ao Athletico por eventuais excessos que possam ter acontecido, que aconteceram. O Vasco já conversou com o Paulo Autuori (diretor do Athletico) e com o próprio presidente do Athletico. A gente pede desculpas também a toda torcida através do presidente Mario Cesar Petraglia e eventualmente vai tomar as medidas administrativas internamente para que a gente mantenha a relação saudável como sempre houve entre os dois clubes”, declarou.

Nikão

Em entrevista coletiva, o meia Nikão, do Athletico, foi perguntado sobre a briga. “Começou dentro do campo. Tal de Roberto, segurança deles, conhecido como Betinho. Fica meu repúdio, um cara totalmente despreparado para estar dentro deste ambiente. Veio para cima da gente para brigar, por ser segurança, conhecer de luta, se acerta um soco poderia manchar o nome do Vasco. Totalmente despreparado. Tive que abandonar a entrevista para ajudar meus companheiros”, disse.