Canobbio, do Athletico, critica Bielsa, da seleção uruguaia: ‘Falta de respeito’

Canobbio x Bielsa: jogador reclama de comportamento do treinador argentino, que comanda a seleção do Uruguai

Silvio Rauth Filho
Canobbio

Canobbio (Crédito: Valquir Aureliano)

O atacante Canobbio, do Athletico Paranaense, criticou o técnico argentino Marcelo Bielsa, que comanda a seleção do Uruguai. A tensão entre os dois ocorreu na Copa América de 2024, de junho a julho, nos Estados Unidos.

Na competição, Canobbio passou o tempo inteiro no banco de reservas nas seis partidas do Uruguai. Entrou apenas nos acréscimos da derrota por 1 a 0 para a Colômbia, na semifinal.

Na segunda-feira (dia 7), Bielsa divulgou a lista de convocados para jogos contra Peru e Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Canobbio ficou de fora.

Desabafo

Nessa terça-feira (dia 8), em entrevista para o programa ‘Minuto 1’, da rádio Carve Deportiva 1010 AM, o jogador criticou o comportamento de Bielsa. “”Havia muita falta de respeito constantemente e eu, que sou muito respeitoso em toda a minha caminhada, cheguei a um ponto em que explodi. Eu sabia das consequências que poderiam vir e com base nisso agi da mesma forma, segui em frente com o meu códigos e valores que me foram incutidos quando criança e, felizmente, hoje descanso a cabeça no travesseiro com tranquilidade e paz”, comentou Canobbio.

Na disputa do terceiro lugar da Copa América, contra o Canadá, Canobbio ficou irritado e chutou objetos na beira do gramado. Depois que retornou ao Brasil, o jogador não falou sobre o motivo da irritação. “Eu queria conversar e não foi o melhor. Fiquei calado para não manchar o grupo, que veio de um terceiro lugar. Respeitei cada decisão e segui com a minha, fui procurado, mas preferi ficar calado para seguir o meu caminho, mas agora tenho a possibilidade de me expressar”, explicou o jogador, nessa terça-feira.

Culpa

Canobbio também contou que a relação com Bielsa ficou complicada quando o treinador culpou o jogador por uma derrota, durante uma reunião de avaliação de desempenho. “Em uma análise de vídeo que ele fez, acabou me culpando por alguma coisa. Obviamente o jogador sabe quando joga bem ou mal. Nessa partida me senti muito bem. Individualmente, me senti muito bem e me chocou muito a maneira como ele falou”, declarou o ponta uruguaio.

Luis Suárez

Antes de Canobbio, o centroavante Luis Suárez criticou Bielsa em 4 de outubro. “Muitos jogadores realizaram uma reunião para pedir ao treinador para pelo menos nos dizer ‘bom dia’ porque ele nem nos cumprimentava”, afirmou o veterano, ex-Barcelona. “Dá para ver que os jogadores vão (para a concentração da seleção) e não gostam. Você vê que nos seus clubes eles se divertem e sorriem, mas com a nossa seleção não conseguem. Não estão gostando. Me dói o que está vivendo a seleção, mas há colegas que não vão dizer isso, o que é compreensível”, completou.

Histórico na seleção

Canobbio, 26 anos, soma 12 jogos e um gol pela seleção do Uruguai. A estreia dele pela equipe nacional foi em janeiro de 2022, na vitória contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, ainda sob o comando do técnico Diego Alonso. Ele foi convocado para a Copa do Catar, no ano passado, e entrou nos 10 minutos finais da vitória sobre Gana. Em 2023, o Uruguai trocou de técnico e apostou em Marcelo Bielsa, que vinha convocando Canobbio para amistosos e jogos das Eliminatórias.

O uruguaio foi comprado por R$ 15,2 milhões o pelo Athletico em 2022, após se destacar no Peñarol. No clube paranaense, soma 18 gols e 16 assistências em 137 jogos.