Arquivo Bem Paraná/Franklin de Freitas – O uruguaio Terans

O Athletico Paranaense está tentando a contratação do ponta Agustín Canobbio, 23 anos, destaque do Peñarol na conquista do campeonato nacional em 2021. Veja como está a negociação e outros detalhes sobre a carreira do jogador, como títulos internacionais, experiência em competições sul-americanas e as fraturas que sofreu no começo do mês.

CRAQUE DO URUGUAIO 2021
O Peñarol foi campeão uruguaio de 2021 com grande destaque para Canobbio. Ele foi eleito o melhor jogador da competição, com 56 votos, à frente de Facundo Torres (17) e Gargano (14), ambos do Peñarol. Clique aqui para saber mais.

FRATURAS
No último jogo do Peñarol — vitória por 1 a 0 sobre o Danubio, em 5 de março — Canobbio levou uma pancada no rosto e sofreu quatro fraturas na região da face e do maxilar. Clique aqui para ver como ficou o rosto do jogador. A previsão é que o atacante volte a atuar em ainda em abril.

ESTILO DE JOGO
Canobbio é destro e joga como ponta-direita. Segundo relatos da imprensa uruguaia, é um jogador que tenta o drible e não se intimida com as pancadas e a força física dos adversários. Tem boa qualidade nas finalizações, inclusive tentando arremates com a perna esquerda de média distância.

DESEMPENHO EM 2021
No total da temporada 2021, Canobio disputou 43 jogos, marcou 7 gols e fez 5 assistências. Em 2022, só fez 5 partidas e ainda não marcou gols ou fez assistências.

TÍTULOS
Cannobio foi campeão do Sul-Americano Sub-20 de 2017 com o Uruguai. Na campanha, disputou 8 jogos, não fez gols e deu 1 assistência. Por clubes, ganhou dois títulos do Uruguaio.

MUNDIAL
O uruguaio disputou o Mundial Sub-20 de 2017 pela sua seleção. O time ficou em 4º lugar – foi eliminado na semifinais pela Venezuela, perdendo nos pênaltis. Na campanha, o atacante disputou 7 jogos, não fez gol e deu 2 assistências.

SELEÇÃO
Canobbio estreou pela seleção principal do Uruguai em 2022, entrando nos 20 minutos finais das vitórias sobre Venezuela e Paraguai, ambas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Libertadores: 2 edições, 12 jogos, 1 gol, 0 assistência
Sul-Americana: 4 edições, 22 jogos, 4 gols, 3 assistências

EXPERIÊNCIA NACIONAL
Liga Uruguaia: 7 edições, 158 jogos e 15 gols

VALORES
Ainda não há informações precisas sobre quanto o Athletico vai precisar pagar pelo jogador. O Peñarol só possui 25% dos direitos econômicos do jogador, que tem contrato apenas até dezembro de 2022 com a equipe uruguaia. Segundo o jornalista Wilson Mendez, o clube brasileiro deve pagar US$ 1 milhão (R$ 5,1 milhão) por esses 25%. Os demais 75% precisam ser negociados com os empresários do jogador.

CLÁUSULA
Segundo a ESPN, o contrato de Canobbio tem uma cláusula que permite a saída do jogador em caso de proposta do Exterior.

HISTÓRIA
Agustín é filho de Osvaldo Canobbio, 49 anos, meio-campista que atuou no futebol uruguaio e argentino de 1991 a 2010. Chegou a disputar três partidas pela seleção uruguaia.

Agustín começou a carreira no Fénix, onde estreou como profissional em 2017. Chegou ao Peñarol em 2018. Voltou ao Fénix em 2020 e, em 2021, já estava de volta ao Peñarol.