Centroavante do Athletico sofre lesão no joelho e pode ficar até um ano em recuperação

Renan Viana: centroavante do Athletico sofre lesão no joelho e ficar mais um ano em recuperação

Silvio Rauth Filho
Renan Viana, Mycael e Vitor Roque

Renan Viana, Mycael e Vitor Roque: três do Athletico na seleção sub-20 (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

O centroavante Renan Viana, 21 anos, rompeu o ligamento cruzado do joelho. A lesão ocorreu quando defendia o Wydad Casablanca, do Marrocos. O contrato de empréstimo para o clube africano é válido até junho de 2025. Não foi divulgada uma previsão do tempo de recuperação. A tendência é que o jogador fique até um ano em tratamento.

Em 2023, o jogador sofreu lesão semelhante em maio e ficou 11 meses sem jogar.

Em 2024, no seu primeiro ano como profissional, o atacante só foi utilizado uma vez. Escalado pelo técnico Cuca, ele entrou nos minutos finais da vitória por 1 a 0 sobre o Danubio, no Uruguai, pela Copa Sul-Americana, em 24 de abril.

Em seguida, em setembro, o jogador acabou emprestado para o Wydad, que vai disputar o Supermundial de Clubes da Fifa, em 2025. No clube do Marrocos, só entrou em três partidas e não chegar a marcar gols. Ou seja, no total da carreira profissional, o centroavante tem quatro partidas e nenhum gol.

Seleção brasileira

Renan Viana chegou ao Athletico em 2020, para reforçar o time sub-17, após passar pelo Novorizontino em 2018 e pelo Flamengo em 2019.

Em 2023, foi campeão do Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira – atuou em seis partidas daquela campanha, mas não fez gols ou assistências.

Nas competições de juniores, Renan Viana registrou boa média de gols. Fez 15 gols em 32 jogos nas últimas edições do Brasileiro Sub-20. E marcou três gols em cinco jogos na Copa São Paulo de Juniores.

Desabafo

Em rede social, Renan Viana lamentou a lesão. “Não sei por onde começar escrevendo essa mensagem, muitas coisas estão passando pela minha cabeça! Um momento de muita tristeza, dor , angústia , mas também um momento de muito aprendizado. Nunca estamos preparados para o pior , ou até mesmo para passar por essa lesão. Por mais que estamos sujeito a isso, nunca acreditamos que vai acontecer conosco. Ainda mais sendo minha segunda vez…. Irei trabalhar dobrado para voltar ainda mais forte e muito bem preparado!”, escreveu o jogador.

“Gostaria de agradecer a todos do time @wacofficiel. Agradecer a toda torcida, mesmo sendo por pouco tempo que estive em Casablanca fui muito bem acolhido. Obrigado por tudo! Voltarei mais forte”, completou o atleta.