O ponta Cuello está na escalação do Athletico contra o Cerro Porteño
O ponta Cuello (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense volta a campo nesta quinta-feira (dia 18) às 21h30, em Assunção, no Paraguai. O duelo é contra o Cerro Porteño, na partida de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. A partida de volta está marcada para o dia 27, na Ligga Arena, em Curitiba. Quem vencer o confronto, avança para as oitavas de final.

O jogo terá transmissão pelo canal Paramount.

Classificação
O playoff é disputado por equipes que ficaram em 3º lugar nos grupos da Libertadores 2024 e em 2º lugar nos grupos da Sul-Americana 2024.

Reforços no elenco

O Athletico viajou com 27 jogadores para duas partidas fora de casa: quinta-feira contra o Cerro Porteño e domingo em Bragança Paulista, contra o Bragantino, pelo Brasileirão.

Entre os 27 convocados, estão o meia/extremo Nikão e o centroavante Mastriani, que estão retornando de lesão. É mais provável que comecem no banco contra o Cerro e só joguem contra o Bragantino.

Canobbio de volta

Depois de participar da Copa América com o Uruguai, o ponta Canobbio voltou ao Athletico e viajou para o Paraguai. A tendência é que inicie no banco. Nos últimos 45 dias, só entrou em uma partida – jogou os acréscimos contra a Colômbia. Pelo Furacão, seu último jogo foi em 2 de junho.

Técnico Martín Varini

O técnico uruguaio Martín Varini, 32 anos, vai fazer seu segundo jogo no comando do Athletico. A estreia foi contra o Ypiranga – vitória por 3 a 0, pela Copa do Brasil.

Esquema tático do Athletico

Na sua estreia, Varini usou o 3-2-5 para atacar, com Esquivel fazendo a saída de bola com os zagueiros. Erick e Fernandinho eram os armadores. O restante do time formava uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás. Para se defender e para as transições, a referência da equipe era o esquema tático 4-2-3-1, o mesmo usado pelo interino Juca Antonello, com dois volantes (Erick na direita e Fernandinho na esquerda). A linha de três tinha Christian (direita), Julimar (esquerda) e Zapelli (centro). O centroavante era Pablo.

Escalação do Athletico contra o Cerro Porteño

Uma alteração no time titular será o goleiro Léo Linck, 23 anos. Ele assume após a venda de Bento para o Al-Nassr. Mycael, 20 anos, é o reserva imediato. O terceiro goleiro passa a ser Matheus Soares, 19 anos, do time sub-20 e que ainda não estreou como titular.

Mudança no setor ofensivo
O ponta Cuello deve ganhar a posição de Christian e jogar pelo lado do campo na linha de três do 4-2-3-1.

Novidade na lista

O zagueiro Marcos André, 18 anos, viaja com o time para o Paraguai. Titular do time sub-20 no Brasileirão da categoria, ele já atuou duas vezes com a equipe profissional (nas vitórias sobre Danubio e Zuliano).

OS 27 CONVOCADOS PARA OS DOIS JOGOS

  • Contra Cerro Porteño e Bragantino
  • Goleiros:
 Léo Linck, Matheus Soares e Mycael
  • Zagueiros:
 Kaique Rocha
, Lucas Belezi
, Marcos André, Gamarra
 e Thiago Heleno
  • Laterais:
 Esquivel, Fernando
, Léo Godoy
 e Madson
  • Volantes:
 Erick
, Fernandinho
 e Gabriel

  • Meiocampistas: Christian
 e Riquelme
  • Meias: João Cruz
 e Zapelli

  • Meia/extremo: Nikão
  • Pontas: Canobbio, Cuello, Emersonn
 e Julimar

  • Centroavantes: Di Yorio
, Mastriani e Pablo


Confira a escalação do Athletico contra o Cerro Porteño:

CERRO PORTEÑO x ATHLETICO
Cerro Porteño: Jean Fernandes; Enzo Giménez, Báez, Eduardo Brock e Miguel Benítez; Piris da Motta, Jorge Morel, Gabriel Aguayo, Derlis Rodríguez (Carrizo) e Juan Iturbe; Diego Churín. Técnico: Manolo Jiménez
Athletico: Léo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick e Fernandinho; Julimar, Zapelli e Cuello; Pablo. Técnico: Martin Varini
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Local: Estádio La Nueva Olla, em Assunção (Paraguai), quinta-feira às 21h30
TV: Paramount