Canobbio do Athletico
Canobbio do Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

Dois jogadores do Athletico, o zagueiro paraguaio Mateo Gamarra e o ponta uruguaio Agustin Canobbio, poderiam duelar nesta sexta-feira (6) pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Mas não vão. Gamarra foi convocado pelo novo técnico da Albirroja, o argentino Gustavo Alfaro, mas Canobbio foi excluído pelo treinador da Celeste, o argentino Marcelo ‘El Loco’ Bielsa.

Canobbio foi convocado sete vezes desde que Bielsa assumiu o Uruguai, em 2023. Jogou em 8 partidas e fez um gol. Disputou Eliminatórias e a Copa América em julho. Contudo, desta vez ficou de fora.

Segundo o jornalista Diego Jokas, no canal local Teledoce, o ponta do Athletico se desentendeu com Bielsa durante a Copa América. Na competição, atuou por penas 8 minutos ao todo. Ele teria sido maltratado pelo treinador. Bielsa teria até colocado o jogador para ser gandula nos treinamentos após xingá-lo.

Curiosamente, Bielsa está cheio de desfalques para os jogos contra Paraguai e Venezuela. O atacante Darwin Núñez está suspenso por 5 partidas. Luis Suárez fará nesta sexta-feira seu último jogo pela Celeste. Os meias Giorgian de Arrascaeta e Nicolás de La Cruz, ambos do Flamengo, estão machucados.

Gamarra, por sua vez, apareceu na lista do técnico Gustavo Alfaro. Contratado em agosto, ele estreia no comando da equipe. Seu antecessor, Daniel Garnero, foi demitido após a eliminação do país na Copa América, com três derrotas em três jogos. Além de Gamarra, mais seis jogadores que atuam no futebol brasileiro foram chamados: o goleiro Gatito Fernández (Botafogo), o lateral Bobadilla (São Paulo), os zagueiros Gustavo Gómez (Palmeiras), Junior Alonso (Atlético-MG), o volante Villasanti (Grêmio) e o atacante Isidro Pitta (Cuiabá).