Athletico x Bahia (Crédito: Robson Mafra)

O Athletico venceu por 2 a 0 o Bahia, nesse domingo (16) à noite na Ligga Arena, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória veio com duas assistências de alto nível do lateral-direito Khellven, 22 anos. E com gols do centroavante Vitor Roque, 18 anos, e do volante Erick, 25 anos.

Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 23 pontos. A equipe baiana está na 16ª colocação, com 13 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Termina jejum do Athletico

O Athletico vinha de 4 jogos sem vencer – 3 derrotas seguidas e 1 empate. Desde que a dupla Turra-Felipão deixou o clube, o interino Wesley Carvalho somou 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Já o Bahia vive fase delicada, com apenas 1 vitória nos últimos 15 jogos (foram 8 empates e 6 derrotas nesse período).

Vitor Roque é o artilheiro do Furacão em 2023

Vitor Roque é o artilheiro do Athletico em 2023, com 16 gols em 32 jogos. No Brasileirão, ele é o vice-artilheiro geral, com 8 gols em 14 jogos, atrás apenas de Tiquinho Soares, do Botafogo, que fez 10 gols em 14 partidas. Clique aqui para ver a lista de artilheiros do Furacão em 2023.

Arturo Vidal estreou pelo Athletico

O meio-campista chileno Arturo Vidal, 36 anos, estreou pelo Athletico, entrando aos 16 do 2º tempo. Ele teve desempenho positivo e participou de duas boas jogadas ofensivas.

Escalação
As baixas no Athletico eram Pedro Henrique, Fernando, Alex Santana e Rômulo, todos em recuperação. Wesley Carvalho manteve o esquema tático 3-4-3. As novidades foram Christian na ponta-esquerda, Canobbio mais recuado (na ala esquerda) e Esquivel como zagueiro. O trio ofensivo era formado por Vitor Roque (centro), Vitor Bueno (direita) e Christian (esquerda). A linha de quatro do meio tinha Canobbio (esquerda), Khellven (direita), Fernandinho (centro) e Erick (centro). Durante o jogo, Canobbio e Christian revezaram, trocando de posição.

Bahia
No Bahia, os desfalques eram Jacaré, Rezende, Biel, David Duarte, Danilo Fernandes e Mingotti.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve poucos ataques. O Athletico mostrou qualidade na troca de passes, mas pouco ímpeto ofensivo. O Bahia foi dominado e apenas resistiu enquanto pode. O gol saiu na primeira boa jogada do mandante, aos 23 minutos. Khellven fez belo cruzamento de canhota da ponta direita e pegou Vitor Roque, livre, na cara do gol. O atacante apenas cutucou para o gol vazio. O segundo veio aos 34, em outro cruzamento perfeito de Khellven para Erick tocar de cabeça.

Segundo tempo
O segundo tempo teve domínio do Athletico desde o início. O Bahia saiu desesperado e deixou muitos espaços. O mandante criou quatro chances para ampliar, mas teve péssimo desempenho nas finalizações.

Entrada de Vidal
Aos 16, saiu Vitor Bueno e entrou Arturo Vidal. O time mudou para o 4-1-4-1, com Erick como único volante. A linha de quatro do meio ficou com Fernandinho e Vidal centralizados, além de Canobbio (direita) e Christian (esquerda) como extremos. O Furacão seguiu mandando no jogo e desperdiçando chances de gol.

Mudanças no fim do jogo
Aos 30, saíram Canobbio e Vitor Roque, para as entradas de Cuello e Pablo. O Athletico continuou melhor e perdeu mais chances claras. Aos 40, entraram Madson e Hugo Moura.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 52% de posse de bola, 15 finalizações (7 certas), 14 faltas cometidas e 85% de precisão nos passes. O Bahia somou 8 arremates (6 certos), 9 faltas cometidas e 83% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×0 BAHIA
Athletico: Bento; Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Esquivel; Khellven (Madson), Fernandinho (Hugo Moura), Erick e Canobbio (Cuello); Vitor Bueno (Arturo Vidal), Christian e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Wesley Carvalho
Bahia: Marcos Felipe; Cicinho (André), Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia); Acevedo e Thaciano; Cauly, Ademir e Kayky (Mugni); Everaldo. Técnico: Renato Paiva
Gols: Vitor Roque (23-1º), Erick (34-1º),
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Thiago Heleno (A). Everaldo (B).
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Público: 17.091
Local: Ligga Arena, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
23 – Gol do Athletico.
Khellven cruza da ponta direita. Vitor Roque, livre, chuta no canto.
34 – Gol do Athletico. Khellven cruza na medida. Erick sobe e cabeceia no canto.
37 – Vitor Roque rouba no ataque e chuta de fora da área. O goleiro pega no canto.
40 – Everaldo chuta de fora da área. Bento segura.
42 – Bate e rebate na área. Christian chuta e a zaga bloqueia.
48 – Mugni arrisca de fora da área e acerta o ângulo. Bento defende.

Segundo tempo
2 – Vitor Roque enfia para Christian, que sai na cara do gol. Kanu se estica todo e recua para o goleiro.
9 – Fernandinho dá uma cavadinha para Canobbio, livre na área. Ele ajeita para Vitor Roque, mas a zaga tira.
11 – Canobbio cruza. Vitor Bueno cabeceia perto, ao lado.
13 – Canobbio enfia. Vitor Roque recebe nas costas da defesa e chuta fraco, em cima do goleiro.
14 – Cicinho chuta de fora da área. Bento segura no canto.
17 – Canobbio enfia. Vitor Roque invade a área e chuta ao lado.
23 – Vidal toca para Canobbio, na área. Ele cai ao dividir com a zaga e pede pênalti.
26 – Fernandinho puxa contra-ataque e coloca Christian na cara do gol. Ele chuta para fora.
27 – Erick chuta de longe. O goleiro espalma no alto.
38 – Pablo para Khellven, que cruza rasteiro. Na cara do gol, Christian chuta no goleiro
44 – Cruzamento. Cauly cabeceia no canto. Bento faz grande defesa.