16atletiba
Robson, do Coritiba, e Pablo, do Athletico: artilheiros de suas equipes no Estadual. Fotos: Valquir Aureliano

Coritiba e Athletico vão duelar neste domingo (18), às 18h30, pela 10ª rodada da Primeira Fase do Campeonato Paranaense. A partida vale a liderança da primeira fase e confronta o time de melhor ataque contra a equipe de melhor defesa. Além disso, pode até ser o único clássico realizado neste ano.

A partida será transmitida pelo canal da NSports no YouTube. A TV Coxa Prime, streaming do Coritiba, e4 a Rede Furacão, do Athletico, promete acompanhar o clássico.

ATAQUE E DEFESA

No Estadual, o Coritiba ostenta o melhor ataque, com 21 gols em 9 partidas. Além disso, tem o artilheiro do Campeonato: Robson, com 9 gols em 8 jogos disputados – ele ficou de fora do jogo contra o Galo Maringá, por ter que cumprir suspensão. O Athletico fez apenas 13 gols. Pablo, com 3, é o goleador.

Já o Athletico levou apenas três gols em 9 jogos, mesmo com o revezamento entres os goleiros – Bento jogou seis vezes e levou dois gols; Leo Linck sofreu um gol em três partidas. O Coritiba também promoveu rodízio no gol e foi vazado 9 vezes. Gabriel sofreu 4 em dois jogos; Pedro Morisco levou 4 em 5 partidas; e Benassi levou 1 em dois jogos.

VALE LIDERANÇA

O Athletico está com 21 pontos, em 1º lugar na primeira fase. O Coritiba, com 20, está em 2º. Assim, quem vencer assume a liderança. Se o Furacão triunfar, não será mais ultrapassado pelo rival até o fim da primeira fase – faltaria apenas uma rodada.

Contudo, se os dois empatarem, o Maringá (19 pontos) pode assumir a liderança – desde que vença o Cianorte, em casa, também às 18h30 de domingo.

ÚNICO DO ANO?

O Atletiba deste domingo pode ser o único deste ano. Isso porque o Athletico está na primeira divisão e o Coritiba, na Série B. Ou seja, não vão duelar no Brasileirão. Assim, só haverá outro clássico se ambos se enfrentarem nas fases de mata-mata do Estadual – ou, o que seria menos provável, se acontecer deles caírem no mesmo confronto na Copa do Brasil.

Em 2021 e em 2023, as equipes só duelaram uma vez; isso porque o Coritiba foi eliminado nas quartas de final nas duas oportunidades.

TREINADORES

Os dois treinadores pregam que não tem time ideal e que o futebol atual não tem mais isso. “Eu gostaria que o futebol fosse, de certa forma, o que era antigamente. Tinham 11 que começavam o campeonato e terminavam o campeonato. Era só os 11 que jogavam. O futebol moderno não é mais assim, principalmente quando a gente tem calendário como o nosso”, afirmou Guto Ferreira, técnico do Coritiba. “Não aspiro ter um onze titular. Isso não existe no mundo do futebol. Temos que insistir em nosso modelo do jogo, em controlar o jogo”, declarou Joan Carlos Osorio, treinador do Athletico.

LINKS

Osorio disputa um Atletiba pela primeira vez. Já Guto Ferreira dirigiu o Coritiba em uma derrota para o Athletico em outubro de 2022, pelo Brasileirão daquele ano. O placar foi de 1 a 0, gol de Alex Santana no fim da partida.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

O Coritiba pode ter os retornos do lateral-direito Natanael e do volante Arilson, que estavam lesionados. O único retorno certo é o volante Fransérgio, que cumpriu suspensão. Se Natanael não jogar, a tendência é que o volante Vini Paulista volte a ser escalado como lateral. Guto ainda faz mistério no ataque, com a possibilidade de escalar Figueiredo como centroavante ou como meia-atacante. Dependendo da definição, ou joga Matheus Bianqui como meia-atacante ou joga Eberth como centroavante. Robson e Frizzo estão garantidos na linha de frente.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

O Athletico pode contar novamente com o ponta Julimar, o atacante Pablo e o zagueiro Gamarra, que não foram relacionados para as duas últimas partidas –no caso de Gamarra, por causa do limite de jogadores estrangeiros em cada jogo da competlção (cinco). Além disso, o centroavante Mastriani deve retomar a posição, saindo Di Yorio. Osorio só define o time uma hora antes da partida. Mas a tendência é que Gamarra entre na zaga e Pablo tome o lugar de Zapelli. Julimar disputa posição como ala, podendo jogar no lugar de Cuello ou de Canobbio. Por fim, Vinicius Kauê e Felipinho disputam posição no meio-de-campo.

CORITIBA x ATHLETICO

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael (Vini Paulista), Marcelo Benevenuto, Maurício Antônio e Jamerson; Fransérgio e Geovane Meurer (Vini Paulista); Robson, Matheus Bianqui (Eberth), Frizzo; Figueiredo. Técnico: Guto Ferreira
Athletico: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Gamarra; Fernandinho; Cuello (Julimar), Erick, Vinicius Kauê (Felipinho) e Canobbio (Julimar); Pablo e Mastriani. Técnico: Juan Pablo Osorio
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 18h30