Criciúma x Athletico: onde assistir, escalações, jogo do perigo e jejum de seis partidas

Redação Bem Paraná
19cap02

O técnico do Athletico, Martin Varini. Athletico x Racing. Foto: Valquir Aureliano

O Athletico duela contra o Criciúma neste domingo (22), às 18h30, em Criciúma, pela 27ª rodada do Brasileirão. O time paranaense está dividindo atenções entre o Brasileirão e a Copa Sul-Americana e, com isso, esse jogo pode levar perigo.

A partida será transmitida pelo Premiere.

Se perder, o Athletico será ultrapassado pelo próprio Criciúma no Brasileirão. O time paranaense tem 30 pontos, em 13º lugar, e os catarinenses estão com 28, na 15ª posição. Entre eles ainda há o Grêmio (28 pontos, em 14º). Ou seja, o Furacão pode ficar mais próximo da zona de rebaixamento em caso de revés. O Vitória, 17º colocado, tem 25 pontos.

Depois do Criciúma, o Athletico enfrenta Flamengo (fora de casa), Botafogo (líder do Brasileirão, na Arena) e Corinthians (fora de casa), nessa ordem. É uma sequência considerada difícil. Antes disso, o time paranaense duela contra o Racing, na segunda partida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, na quinta-feira (26). Até com vistas a esse jogo, o técnico Martin Varini pode poupar jogadores neste domingo.

Lateral

Após a vitória de 1 a 0 contra o Racing, na quinta-feira (19), Varini foi questionado sobre a utilização do volante Erick como lateral-direito, até porque o elenco tem dois laterais de ofício: Madson e Leo Godoy. “Eles entenderam o momento de cada um. Entendem o momento de Erick, o que está fazendo, defendendo como lateral”, afirmou o treinador uruguaio. “O Madson entrou em alguns jogos. O Leo (Godoy) teve suas oportunidades. Encontramos com Erick uma solução. Mas eles estão preparados”.

Momentos

O Athletico soma 8 jogos seguidos sem vitória dentro da Arena pelo Brasileirão. E não vence pela competição há quase dois meses. O último triunfo ocorreu em 28 de julho: 2 a 1 sobre o Cuiabá. De lá, para cá, são seis jogos de jejum (dois empates e quatro derrotas). Como consolo, fora de casa, o time até que está bem: venceu 4 vezes em 12 jogos.

Já o Criciúma só venceu uma das últimas seis partidas. Nesse período, somou quatro derrotas, incluindo uma goleada de 5 a 0 contra o Palmeiras. Em casa, contudo, o time costuma endurecer com os rivais.

Escalação do Athletico

O Athletico tem apenas um dia de treino, neste sábado (21), para definir o time. O ponta Canobbio cumpre suspensão por ter acumulado três cartões amarelos. E o meia Zapelli, que sentiu uma lesão no tornozelo, tende a ficar de fora. Julimar deve entrar na ponta-esquerda e João Cruz deve ser o meia.

Além disso, o zagueiro Thiago Heleno, que vinha se recuperando de lesão e jogava apenas uma vez por semana, pode ser preservado. Se ele não foi escalado, entra Gamarra. Outros jogadores também podem ser poupados, dependendo da avaliação da comissão técnica.

Escalação do Criciúma

O Criciúma é treinado por Claudio Tencati – que passou cinco anos no Londrina – desde 2021. O treinador deve algumas duas mudanças na equipe em relação à partida anterior (derrota de 5 a 0 para o Palmeiras). O zagueiro Walisson Maia (ex-Coritiba) cumpre suspensão, por ter levado o terceiro cartão amarelo. Rodrigo, que estava em recuperação de entorse no tornozelo, deve retornar. Na lateral-direita, deve jogar Dudu. Com isso, Allano vai para o ataque, no lugar de Arthur Caike (ex-Paraná, Coritiba e Londrina). Além disso, os volantes Patrick de Paula (ex-Palmeiras e Botafogo), Higor Meritão (ex-Paraná) e Barreto disputam uma vaga, com mais chance para este último.

Criciúma x Athletico

Criciúma: Gustavo; Dudu, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Fellipe Mateus, Newton e Matheusinho; Allano e Bolasie. Técnico: Claudio Tencati
Athletico: Mycael; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno (Gamarra) e Esquivel; Gabriel e Christian; Cuello, João Cruz e Julimar; Mastriani. Técnico: Martin Varini
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), domingo, às 18h30