Pablo, Paulo Miranda e Thiago Heleno
Pablo, Paulo Miranda e Thiago Heleno na chegada a Belo Horizonte (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira (dia 26) às 19 horas, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times tentam voltar ao G4. O time paranaense está em 5º lugar, com 19 pontos, enquanto a equipe mineira está na 7ª colocação, com 17 pontos.

O jogo terá transmissão de Sportv e Premiere.

Adversário em ascensão
Apesar da pontuação semelhante, as fases são distintas. O Furacão vem de uma vitória, três empates e três derrotas nos últimos sete jogos – contando todas as competições. Os resultados e a tensão interna no clube provocaram a saída do técnico Cuca, que será substituído pelo interino Juca Antonello.

Já o Cruzeiro vive uma fase de recuperação desde que Fernando Seabra assumiu o comando da equipe. Nos últimos dez jogos, foram sete vitórias, um empate e duas derrotas.

Escalação do Athletico

Para o jogo no Mineirão, o Athletico levou 24 jogadores. A novidade é o retorno do atacante Pablo, que cumpriu suspensão automática na última rodada – empate em 1 a 1 com o Corinthians.

O novo desfalques é o ponta Cuello, com dores no joelho, não foi relacionado.

O goleiro Bento e o ponta Canobbio seguem fora. Os dois estão na Copa América.

O volante Felipinho é outro que não foi relacionado pela terceira partida consecutiva. Ele se recupera de uma virose. Clique aqui para ver a lista de 24 jogadores convocados para a partida.

Esquema tático
Em relação ao formato da equipe, o técnico Cuca mudou o esquema tático do Athletico com frequência, adaptando às circunstâncias das partidas e às características dos adversários. Contra o Botafogo, na semana passada, usou o 5-4-1, com Cuello de lateral-esquerdo e Esquivel de zagueiro. Contra o Corinthians, voltou ao tradicional 4-2-3-1, com dois volantes, dois extremos (Nikão na direita e Cuello na esquerda) e um meia ofensivo centralizado (Christian).

A tendência é que Juca Antonello use o 4-2-3-1, o sistema mais tradicional no Brasil desde 2011, mantendo a base que era usada por Cuca.

Escalação do Cruzeiro

O time mineiro não terá o lateral-esquerdo Marlon, suspenso pela expulsão na derrota por 4 a 1 para o Bahia, na última rodada. Outras baixas são o centroavante argentino Dinenno e o atacante Rafa Silva (32 anos, ex-Coritiba). O volante Cifuentes está na Copa América, com a seleção do Equador.

CRUZEIRO x ATHLETICO
Cruzeiro
: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Lucas Villalba); Lucas Romero, Lucas Silva, Barreal e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Robert (Gabriel Veron). Técnico : Fernando Seabra.
Athletico: Leo Linck; Madson (Leo Godoy), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick; Nikão, Christian e Julimar; Mastriani (Pablo). Técnico: Cuca
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Local: Mineirão, quarta-feira às 19 horas
TV: Sportv e Premiere