cap
Foto: Divulgação/ Athletico Paranaense

Com um time repleto de novidades e até mesmo um técnico interino (o auxiliar Yoni Londoño é quem ficou à beira do campo, uma vez que Juan Carlos Osorio ficou em Curitiba), o Athletico engatou na tarde deste sábado (10 de fevereiro) a quinta marcha no Campeonato Paranaense. Jogando no Estádio do Café, o Furacão conseguiu se impor mesmo com um time alternativo e o forte calor no interior do Paraná, vencendo de virada o Londrina por 2 a 1, gols marcados por Peu, Romeo Benítez e Petterson.

Com a vitória (a quinta consecutiva), o Athletico garante antecipadamente a classificação para a próxima fase e mantém a liderança da competição. O time agora soma 20 pontos conquistados em oito rodadas (seis vitórias e dois empates), quatro pontos a frente do Coritiba (vice-líder e que joga ainda hoje contra o Galo Maringá) e 13 pontos a frente do próprio Londrina, nono colocado e primeiro time fora da zona de classificação.

Na próxima partida, na quinta-feira (15) às 19 horas, o Furacão recebe o Operário na Ligga Arena. Já o Tubarão joga contra o Andraus na quarta-feira (14), às 18 horas, na Vila Capanema.

ESCALAÇÕES

Além de ter utilizado um técnico interino (Yoni Londoño, auxiliar de Juan Carlos Osorio), o Furacão entrou em campo com um time praticamente novo, repleto de novidades.

Dos 11 que começaram jogando na última partida, contra o FC Cascavel (vitória na Ligga Arena), apenas o ala e meio-campista Vinícius Kauê foi mantido no onze inicial para o clássico no Estádio do Café. A grande novidade, por outro lado, foi o jovem atacante Walace, de 18 anos, que faz sua primeira partida como profissional pelo Furacão.

Já no Londrina, a única mudança em relação à partida anterior (vitória diante do PSTC, fora de casa) é o retorno do volante Marthã, que havia cumprido suspensão na última rodada, no lugar de Victor Hugo.

PRIMEIRO TEMPO

Precisando vencer para se afastar da zona de rebaixamento e entrar na briga pela classificação para a próxima fase do Estadual, o Londrina não se acuou diante do Athletico e buscou pressionar e atacar o adversário, inclusive chegando com perigo duas vezes nos dois primeiros minutos de jogo. Na quarta tentativa, aos 11, o gol finalmente saiu, numa bola longa que terminou com Peu aproveitando a falha de Lucas Belezi para abrir o placar para os donos da casa: 1 a 0.

Em desvantagem, o Furacão não se desequilibrou, manteve a postura e aos poucos foi tomando controle da partida. Conseguiu, inclusive, dar uma resposta quase que imediata ao gol rival, aos 15 minutos, após um belo lançamento de Kaique Rocha, perto da linha do meio de campo, terminar com Romeo Benítez dominando com muita categoria dentro da área e finalizando na saída do goleiro: 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa complementar, o Athletico ampliou seu domínio e criou logo aos três minutos uma grande oportunidade, mas Vinícius Kauê não conseguiu aproveitar.

Aos 19, então, vieram as primeiras substituições no Furacão, com Danielzinho e Petterson nas vagas de Benítez e Walace – mudanças que fizeram Julimar passar a jogar no ataque.

As alterações surtiram efeito imediato: aos 21, Julimar desviou de cabeça uma bola na entrada da área e acabou tocando para Belezi, que arriscou um chute de bicicleta. O goleiro Gabriel Félix conseguiu uma grande defesa, mas no rebote Petterson (que havia acabado de entrar) apareceu livre e só teve o trabalho de empurrar pro fundo do gol: 1 a 2.

FICHA TÉCNICA
Londrina 1 x 2 Athletico

Londrina: Gabriel Félix; Thiago Ennes, Luís Felipe (Davi), Darlan e Lauan; Marthã, Riquelmy (Jonas) e Pedro Cacho (Everton); Rafael Longuine; Calyson (Henrique Rafael) e Peu (Pablo). Técnico: Emerson Ávila
Athletico: Léo Linck, Pedro Henrique, Kaique Rocha e Lucas Belezi; Julimar, Hugo Moura, Christian, Vinicius Kauê e Jader (Dudu); Romeo Benítez (Danielzinho) e Walace (Petterson). Técnico: Yoni Londoño (interino)
Gols: Peu (11-1º), Romeo Benítez (15-1º), Petterson (21-2º)
Cartões amarelos: Calyson, Pedro Cacho (L)
Árbitro: Andrei da Silva
Público: 2.787 total
Renda: R$ 84.600,00
Local: Estádio do Café, em Londrina, sábado (10 de fevereiro) às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Cruzamento de Peu para a área do Athletico, a zaga afasta e na sobra Thiago Ennes aparece chutando forte de fora da área. Para fora, sem perigo.

2 – Thiago Ennes cruza fechado da direita, a zaga deixa passar e Peu aparece em boa condição na segunda trave, mas não consegue o cabeceio. Chegada perigosa.

3 – Cruzamento de Jader e Walace aparece para cabecear no meio da área, mas pega mal na bola e manda para fora.

9 – Chute forte de Calyson de fora da área e Léo Linck faz uma boa defesa.

11 – Gol do Londrina! Bola longa de Thiago Ennes nas costas da zaga, Peu ganha a disputa com Belezi, que invade a área e chuta no canto.

15 – Gol do Athletico! Lançamento longo de Kaique Rocha. Benítez recebe já dentro da área, domina com categoria e dá um toque na saída do goleiro.

20 – Thiago Ennes escapa da marcação pela direita e cruza para o meio da área. Rafael Longuine cabeceia e a bola passa ao lado, perto do gol.

24 – Walace ganha a disputa pela bola dentro da área com Marthã, gira em cima do marcador e chuta. O goleiro cai e defende.

27 – Julimar cruza para o meio da área e Jader cabeceia. A bola passa ao lado, raspando a trave.

33 – Calyson desce pela direita e cruza rasteiro para Rafael Longuine, que chuta de primeira. Léo Linck espalma e faz mais uma boa defesa.

34 – Cobrança de escanteio do camisa 10. Pedro Cacho se antecipa ao marcador na primeira trave e cabeceia. A bola passa em frente ao gol, com perigo.

Segundo tempo

3 – Benítez avança pela direita e cruza para trás. Vinícius Kauê aparece livre no meio da área e chuta de primeira, mas pega mal na bola e manda longe do gol.

11 – Cruzamento da direita para o meio da área. Wallace tenta um voleio e manda longe do gol.

21 – Gol do Athletico! Bola alta na entrada da área do Londrina. Julimar desvia de cabeça e Belezi tenta uma bicicleta. O goleiro espalma, mas no rebote Petterson aparece livre e só empurra pro fundo da rede.

38 – Marthã recebe pela esquerda, corta para o meio, invade a área e chuta forte, rasteiro. A bola passa ao lado do gol, com perigo.

43 – Henrique Rafael aparece dentro da área no mano a mano contra Pedro Henrique. Ele tenta abrir espaço para o chute, mas o zagueirão não vacila e consegue bloquear o arremate.

50 – Pablo escapa pela esquerda do ataque após uma tabela na entrada da área e cruza perigosamente. A zaga consegue cortar.