Zé Ivaldo: Athletico x Cruzeiro
Zé Ivaldo comemora gol do Athletico contra o Foz (Crédito: Valquir Aureliano)

Athletico Paranaense e Cruzeiro levam a campo seus jejuns neste sábado (dia 26) às 18h30, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Furacão vem de cinco derrotas consecutivas – uma pela Copa Sul-Americana e quatro pelo Brasileirão. As cinco derrotas ocorreram após a chegada do técnico Lucho González. Na Série A, porém, o jejum começou antes dele. O time não vence na primeira divisão nacional desde 28 de julho – 2 a 1 sobre o Cuiabá. São 11 rodadas seguidas sem ganhar – oito derrotas e três empates.

O Cruzeiro não vence há seis jogos. Desde a chegada do técnico Fernando Diniz, foram cinco jogos, quatro empates (com Lanús, Bahia, Vasco e Libertad) e uma derrota (Fluminense).

Time reserva

Fernando Diniz não confirmou qual será a estratégia para os próximos jogos, mas tudo indica que usará vários reservas na partida contra o Athletico, neste sábado. Na quinta-feira, o time empatou em 1 a 1 com o Lanús, pela semifinal da Copa Sul-Americana. O jogo de volta, na Argentina, será na próxima quarta-feira.

No Brasileirão, o time está em 8º lugar, cinco pontos abaixo do G6 e 12 pontos acima da zona de rebaixamento.

Desfalque

O desfalque confirmado do Cruzeiro é o centroavante argentino Juan Dinenno (30 anos, ex-Pumas-MEX), que sofreu lesão e só volta a jogar em 2025. Quem pode retornar é o lateral-esquerdo Japa.

Time titular

O time titular do Cruzeiro teria a seguinte escalação: Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero e Walace; Gabriel Veron, Matheus Pereira e Barreal; Kaio Jorge.

Além do veterano Cássio (37 anos, ex-Corinthians), a equipe mineira conta com dois jogadores recém-convocados para a seleção brasileira: o lateral-direito William e o meia-atacante Matheus Pereira.

Outro nome conhecido é o centroavante Kaio Jorge, 22 anos, ex-Santos e Internazionale. Comprado por R$ 41,5 milhões, o jogador ainda não conseguiu se destacar. Somou apenas um gol e uma assistência em 14 jogos no Brasileirão 2024. Na Copa Sul-Americana, porém, três gols em cinco partidas.

Time reserva

Se escalar um time inteiro de reservas na Ligga Arena, a provável escalação do Cruzeiro seria: Anderson; Wesley Gasolina, Jonathan Jesus, Zé Ivaldo e Kaiki (Japa); Matheus Henrique (Peralta) e Ramiro; Lautaro Díaz, Vitinho e Mateus Vital; Arthur Viana.

Conhecidos

O goleiro Anderson, 26 anos, jogou no Athletico de 2019 a 2022. Em 2022, chegou a disputar 14 partidas pelo Furacão.

Anderson
O goleiro Anderson (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

Outro velho conhecido da torcida paranaense é o zagueiro Zé Ivaldo, 27 anos, que ficou no clube rubro-negro de 2015 a 2023.

Escalação do Athletico

O lateral-esquerdo Fernando está suspenso por três cartões amarelos e não enfrenta o Cruzeiro. Com isso, Esquivel deve retornar à posição. O ponta Julimar, que cumpriu suspensão na última rodada, pode ganhar nova chance. Se isso ocorrer, Cuello deixa a ponta e volta a jogar na lateral-direita, para a saída de Madson da equipe.

O ponta Canobbio, o volante Fernandinho e o meio-campista Christian seguem em recuperação.

CAP-523-FLU1
O esquema tático 5-2-3 do Athletico contra o Fluminense (Crédito: Reprodução de vídeo/Premiere)

Esquema tático

O técnico Lucho González armou o Athletico no 5-2-3 nas últimas quatro partidas. Nesse formato, vem usando Nikão na ponta-direita. Na esquerda, o titular era Canobbio, até sofrer uma lesão (edema ósseo). Outras opções para essa posição são Julimar e Cuello.

CAP-523-BOTAFOGO
O esquema tático 5-2-3 do Athletico contra o Botafogo (Crédito: Reprodução de vídeo/Premiere)

Provável escalação

Mycael; Cuello (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno, Belezi e Esquivel; Felipinho (Gabriel) e Erick; Nikão, Pablo e Julimar (Cuello).

Volante
No meio-campo, segue a disputa de posição entre os volantes Felipinho e Gabriel.