Canobbio, Cuello e Zapelli em Athletico x Cuiabá (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 0 o Cuiabá, nessa terça-feira (dia 16) à noite, na Ligga Arena, em Curitiba, no encerramento do 1º turno (19ª rodada) do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 31 pontos, dentro do grupo de classificação para a Copa Libertadores 2024. A equipe do Mato Grosso está na 8ª colocação, com 28 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A noite teve ‘gringos’ como protagonistas. O uruguaio Canobbio abriu o placar. O chileno Arturo Vidal chegou a marcar seu primeiro gol pelo Athletico, mas o lance foi anulado de forma polêmica. E o segundo gol foi em parceria de dois argentinos: assistência de Cuello e finalização do meia Bruno Zapelli, que marcou pela primeira vez pelo novo clube.

Cuiabá era o ‘time do momento’

O time do técnico António Oliveira vinha de 4 vitórias consecutivas e 6 partidas seguidas sem perder na Série A. Era o ‘time do momento’, com a maior série de vitórias e a segunda maior série invicta do Brasileirão. O Cuiabá segue como o 2º melhor visitante da competição, com 5 vitórias, 1 empate e 4 derrotas fora de casa, atrás apenas do Botafogo.

Interino
O técnico interino do Athletico, Wesley Carvalho, soma agora 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas no comando da equipe.

Assistências
O lateral-direito Khellven chegou à 7ª assistência em 2023. Nesse quesito, só fica atrás de Terans, Vitor Bueno e Vitor Roque, com oito cada, na temporada. Canobbio soma agora cinco gols pelo Furacão em 2023 – clique aqui para ver a lista de artilheiros da equipe.

Escalação
As novidades no Athletico eram o zagueiro Cacá e o meia Vitor Buenos. Eles entraram nos lugares de Zé Ivaldo e Pablo, por opção do técnico Wesley Carvalho. As baixas eram o volante Alex Santana, o meio-campista Christian, o atacante Willian Bigode, o lateral-esquerdo Fernando e o zagueiro Pedro Henrique, todos em recuperação. O Cuiabá não tinha desfalques.

Esquema tático
Wesley usou o esquema tático 4-2-3-1, com Canobbio (esquerda), Arturo Vidal (centro) e Vitor Bueno (direita).

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Athletico avançado e apostando nos avanços de Khellven pela direita. O Cuiabá ficou recuado e mostrou muita qualidade na parte defensiva, anulando as principais forças do adversário. O mandante só conseguiu criar nos primeiros minutos, com uma jogada individual de Khellven e um chute de fora da área de Vitor Bueno. O visitante também quase não incomodou – só teve um contra-ataque com algum perigo. O jogo truncado mudou de figura aos 44, quando Khellven cruzou da intermediária e encontrou Canobbio livre na segunda trave. O uruguaio tocou de cabeça e fez 1 a 0.

Segundo tempo
No intervalo, saiu Vitor Bueno e entrou o ponta Cuello. O Athletico mudou para o 5-3-2, com Esquivel como zagueiro e Cuello como lateral-esquerdo. Além de Erick e Fernandinho, o meio-campo tinha Canobbio improvisado como volante. Vidal e Vitor Roque eram os atacantes. Aos 6, Vidal marcou um golaço, que acabou anulado por suposto toque de mão dele – a imagem da TV não é clara. O Cuiabá avançou, mas não conseguiu levar muito perigo ao gol de Bento. O Athletico seguiu melhor. Aos 21, saiu Vidal e entrou o meia Zapelli. Aos 31, saiu Khellven e entrou o lateral Madson. Aos 37, Zapelli recebeu de Cuello e chutou no canto: 2 a 0. Aos 40, entraram o volante Hugo Moura e o atacante Pablo.

Arbitragem
Além do gol anulado de Vidal, de forma polêmica, a imagem da TV dá a impressão que Fernandinho sofreu pênalti de Empereur aos 24 do 2º. O árbitro não foi chamado pelo VAR para verificar essa jogada.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 54% de posse de bola, 12 finalizações (6 certas), 22 faltas cometidas e 80% de precisão nos passes. O Cuiabá somou 11 arremates (1 certo), 11 faltas cometidas e 79% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×0 CUIABÁ
Athletico: Bento; Khellven (Madson), Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Hugo Moura) e Fernandinho; Canobbio, Vidal (Zapelli) e Vitor Bueno (Cuello); Vitor Roque (Pablo). Técnico: Wesley Carvalho
Cuiabá: Walter; Allyson (Felipe Augusto), Marllon, Alan Empereur e Rikelme (Uendel); Raniele; Fernando Sobral (Lucas Mineiro), Ceppelini (Denilson), Jonathan Cafú (Derik Lacerda) e Clayson; Deyverson. Técnico: António Oliveira
Gol: Canobbio (44-1º) e Zapelli (37-2º)
Cartões amarelos: Fernandinho, Cacá, Erick, Canobbio, Thiago Heleno (A). Rikelme, Deyverson (C).
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Público: 18.444
Local: Ligga Arena, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Khellven invade a área, dribla um e chuta. A zaga bloqueia.
2 – Vitor Bueno chuta de fora da área. Walter espalma no canto.
18 – Na área, Clayson passa por Khellven e chuta cruzado. Cacá corta.
44 – Gol do Athletico. Khellven acerta belo cruzamento para Canobbio, livre na 2ª trave, cabecear no canto.

Segundo tempo
1 – Vitor Roque chuta de fora da área. Walter segura.
6 – Vidal rouba de Raniele, solta a bomba da meia-lua e marca um golaço. O VAR vê toque de mão e o gol é anulado.
21 – Falta no meio-campo. Bola lançada para Deyverson, que cabeceia. A bola passa perto.
24 – Fernandinho puxa contra-ataque, invade a área e cai ao dividir com a zaga. Canobbio chuta cruzado. A zaga bloqueia.
33 – Derik chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
37 – Gol do Athletico. Cuello recebe na ponta, invade a área e rola para Zapelli, que domina e chuta no canto.
48 – Canobbio puxa contra-ataque e cruza da direita, na medida. Na cara do gol, Cuello chuta fraco. Walter segura.
49 – Derik dispara da ponta, tabela com Deyverson, invade a área, tabela com Denilson, sai na cara do gol e chuta para fora.