Foto: Robson Mafra

O Athletico Paranaense conseguiu na tarde deste sábado (29 de julho) um emocionante empate em 3 a 3 contra o Cruzeiro. Jogando na Ligga Arena, o Furacão saiu perdendo por 2 a 0, com dois gols do estreante Arthur Gomes, mas conseguiu descontar ainda na primeira etapa com Madson. No segundo tempo, o empate veio com um gol de Pablo, mas os mineiros conseguiram voltar a ficar em vantagem pouco tempo depois, com Wesley. Já nos minutos finais, Canobbio sofreu um pênalti e Fernandinho converteu, dando números finais ao incrível confronto: 3 a 3.

Agora com 27 pontos conquistados em 17 rodadas, o Athletico ocupa a sexta posioção do Campeonato Brasileiro e tem quatro pontos de vantagem em relação ao próprio Cruzeiro, que é o 10º colocado.

A partir de agora, no entanto, o foco do time deixa de ser o torneio nacional. É que na próxima terça-feira o Furacão joga em La Paz, na Bolívia, contra o Bolívar, em duelo válido pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

ESCALAÇÕES

O Athletico não pôde contar neste sábado com os zagueiros Zé Ivaldo (suspenso após expulsão contra o Vasco) e Pedro Henrique (lesão), o lateral-esquerdo Fernando (lesão), os volantes Alex Santana e Christian (lesão) e o atacante Rômulo (lesão). Além disso, os volantes Fernandinho e Erick e o lateral Khellven foram poupados.

O esquema utilizaod por Wesley Carvalho foi o 4-2-3-1, com Madson numa lateral e Esquivel mantido na outra), Matheus Felipe e Thiago Heleno na zaga, Vidal e Hugo Moura no meio de campo, Canobbioo e Cuello como extremos, Vitor Bueno de meia-centralizado e Vitor Roque de centroavante.

No Cruzeiro, problemas e estreias no ataque. Bruno Rodrigues, ex-jogador do próprio Athletico e artilheiro da Raposa no Brasileirão, ficou de fora. Gilberto, reserva imediato, esteve suspenso, enquanto Neto Moura e Henrique Dourado estão lesionados. O time, então, jogou num 4-3-3, mas sem um atacante de referência, com Filipe Machado, Matheus Jussa e Lucas SIlva no meio de campo e Wesley, Mateus VItal e Arthur Gomes, estreante do dia, mais a frente.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa na Arena da Baixada teve o Athletico somando mais posse de bola (57%) e trocando mais passes (172 contra 106) que o adversário, mas sendo bem menos eficiente e tendo muita dificuldade para conseguir se desvencilhar da organizada marcação cruzeirense.

O primeiro gol da partida veio logo aos oito minutos e foi dos visitantes, depois de uma cobrança de escanteio de Lucas Silva que foi desviada por Neris e finalizada no gol por Arthur Gomes, estreante do dia. Os mineiros mantiveram a organização e conseguiram o segundo gol aos 36, após uma falha do lateral Esquivel resultar numa assistência de Wesley para Arthur Gomes – de novo ele – balançar as redes.

Dois gols atrás no placar, o Furacão ainda tomou um susto aos 39 minutos, em chute perigoso de Marlons. Mas finalmente despertou para o confronto no fim do primeiro tempo e começou a incomodar o adversário: conseguiu descontar a vantagem cruzeirense aos 41 minutos, com Madson; levou perigo com Cuello, no minuto seguinte; e ainda viu Canobbiu, já nos acréscimos, cobrar uma falta por cima do gol.

SEGUNDO TEMPO

Já na volta do intervalo, três substituições no Athletico, com os volantes Fernandinho e Erick e o atacante Pablo entrando em campo nos lugares de Hugo Moura, Vidal e Cuello. Mudanças que fizeram a equipe mandante dominar o começo da segunda etapa, tendo mais posse de bola e pressionando alto, no campo de ataque, para dificultar a saída de bola do Cruzeiro.

Aos dois minutos Madson quase fez seu segundo gol na partida e empatou o jogo com mais um gol de cabeça. Aos 11 e aos 20 foi vez de Canobbio botar o goleiro Rafael Cabral para trabalhar, enquanto Vitor Roque teve sua chance aos 26, num contra-ataque rápido.

Aos 27 minutos, uma novidade no Athletico: Vitor Bueno deixou o campo e o argentino Bruno Zapelli foi chamado para fazer sua estreia com a camisa rubro-negra. Comprado por mais de R$ 20 milhões (por 50% dos direitos econômicos), ele é a segunda maior compra da história athleticana, atrás apenas de Vitor Roque.

E a substituição trouxe bons alentos, porque aos 32 minutos Canobbio fez m lançamento perfeito nas costas da zaga mineira para Madson, que só ajeitou para Pablo, livre na segunda trave, fuzilar pro fundo do gol: 2 a 2.

Só que o Cruzeiro, surpreendentemente, conseguiu se reorganizar após o empate. Mandou uma bola na trave aos 35 minutos, com Wallisson, MAS no minuto seguinte voltou a ficar em vantagem no placar, numa bela jogada de Lucas Silva que terminou numa finalização certeira de Wesley: 3 a 2 para os visitantes.

Mas ainda havia tempo para mais emoção. E aos 38 minutos Canobbio conseguiu, pela segunda vez na partida, escapar nas costas do lateral-direito do Cruzeiro. O uruguaio invadiu a área e partiu pro drible contra o goleiro Rafael Cabral, acabando por ser derrubado na disputa. Pênalti que Fernandinho assumiu a responsabilidade de cobrar e não desperdiçou: 3 a 3.

E agora sim o placar final.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO 3 X 3 CRUZEIRO

Athletico: Bento; Madson, Matheus Felipe (Arriagada), Thiago Heleno e Esquivel; Hugo Moura (Fernandinho) e Vidal (Erick); Canobbio, Vitor Bueno (Zapelli) e Cuello (Pablo); Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Cruzeiro: Rafael Cabral; Palacios (William), Neris, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva (Fernando Henrique), Filipe Machado (Matheus Pereira) e Mateus Vital (Wallisson Luiz); Wesley e Arthur Gomes (Nikão). Técnico: Pepa
Gols: Arthur Gomes (8 e 36-1º), Madson (41-1º), Pablo (32-2º), Wesley (36-2º), Fernandinho (42-2º)
Cartões amarelos: Vidal (A); Palacios, Rafael Cabral, William, Wesley (C)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, sábado, às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

8 – Gol do Cruzeiro! Cobrança de escanteio de Arthur Gomes. Neris desvia de cabeça no meio da área e Arthur Gomes aparece livre, fechando na segunda trave, para cabecear pro fundo do gol.

16 – Cobrança de falta de longa distância para Lucas Silva, que lança a bola para o meio da área. Luciano Castán desvia de cabeça, de costas para o gol, e manda para fora.

17 – Canobbio recupera a bola no ataque e enfia para Vitor Roque na grande área. O atacante chuta, mas é travado na ‘hora H’ por Luciano Castan.

36 – Escanteio cobrado por Lucas Silva. A bola é desviada pela zaga e sobra na entraa da área para Mateus Vital, que finaliza de voleio, longe do gol.

36 – Gol do Cruzeiro! Esquivel se enrola com a bola perto da área e é desarmado por Wesley. O atacante cruzeirense avança, se aproxima da linha de fundo e cruza rasteiro para Arthur Gomes, que só empurra pro fundo do gol.

39 – Marlon recebe o passe pela esquerda, perto da área, ajeita e chuta forte, cruzado. A bola passa ao lado do gol.

41 – Gol do Athletico! Cobrança de falta de Vitor Bueno para a área. O zagueiro tenta afastar a bola e joga ela em cima de Madson, que consegue finalizar pro fundo do gol.

42 – Canobbio recebe no meio e abre com Cuello na esquerda, que corta para o meio e chuta forte da entrada da área, rasteiro. Rafael cai no canto e segura firme.

46 – Cobrança de falta de Canobbio da entrada da área. O uruguaio chuta colocado e a bola passa por cima do gol, perto do travessão.

Segundo tempo

2 – Cobrança de escanteio curta de Canobbio para Vitor Bueno. O meia recebe, avança em diagonal da linha de fundo para o meio e cruza na segunda trave para Madson, que aparece livre e cabeceia. Pablo ainda tenta chegar na bola, que passa rente à trave e vai para fora.

11 – Vitor Bueno recebe o toque na área, faz o pivô e ajeita para Canobbio, que vinha de trás, chegar chutando da entrada da área. Rafael Cabral espalma.

14 – Wesley recebe na direta, corta para o meio e chuta forte. A bola vai em cima de Bento, que defende.

20 – Chutão de Bento pro ataque. A zaga do Cruzeiro falha, a bola passa e Canobbio aparece livre para avançar nas costas da marcação. Na hora de definir, o uruguaio resolve finalizar e pega mal na bola. Rafael Cabral defende.

26 – Cruzeiro erra o passe no ataque e o Athletico contra-ataca rapidamente. Canobbio enfia para Vitor Roque, que dispara, invade a área e chuta sem ângulo, para fora.

28 – Vitor Roque toca para Zapelli, que ajeita para Erick. O meio-campista chuta forte e manda por cima do gol, com perigo.

32 – Gol do Athletico! Lançamento de Canobbio para Madson, que se lança nas costas da defesa e dá um toque perfeito para Pablo, livre na segunda trave, chutar no gol.

35 – Wesley se livra da marcação athleticana pela esquerda do ataque e cruza. Nikão recebe e já ajeita para Wallisson, que chega chutando. A bola explode na trave!

36 – Gol do Cruzeiro! Lucas Silva se livra do marcador na intermediária e enfia a bola para Wesley, que recebe e já ajeita o corpo para o chute, uma finalização firme que vai no cantinho, sem chance para o goleiro.

38 – Canobbio aproveita mais uma falha do marcador e dispara nas costas do lateral (12). Dentro da área, ele tenta driblar o goleiro e vai ao chão. Pênalti e cartão amarelo para Rafael Cabral.

42 – Gol do Athletico! Fernandinho vai para a cobrança e chuta firme, alto. O goleiro acerta o canto, mas não consegue alcançar a bola.

55 – Madson avança pela direita e cruza rasteiro. O zagueiro do Cruzeiro se embola na hora de tentar afastar o perigo e entrega para Zapelli, que fica de frente para o gol e chuta. A bola passa ao lado do gol.