Estádio lotado, expulsão ‘relâmpago’ e gols de ídolos: Athletico goleia o Cruzeiro e deixa a zona de rebaixamento

Partida também marcou o retorno do ídolo Fernandinho, que esteve um tempo longe dos gramados devido a uma lesão

Rodolfo Luis Kowalski
Pablo

Pablo comemora: gol de cabeça abriu caminho para a vitória do Athletico (Foto: Valquir Aureliano)

O pulso ainda pulsa!

Na noite deste sábado (26 de outubro), o Athletico Paranaense deu um importante passo na luta contra o rebaixamento. Jogando numa Ligga Arena lotada, o Furacão venceu o Cruzeiro por 3 a 0 e deixou para trás a zona da degola. A partida foi marcada pela expulsão ‘relâmpago’ de um jogador do time visitante, que foi muito bem aproveitada pela equipe paranaense, que contou com os gols de dois ídolos (Pablo e Nikão) e uma jovem promessa (Julimar) para construir o placar favorável.

Com o placar, o Furacão agora soma 34 pontos em 30 jogos no Campeonato Brasileiro, subindo de 18ª para 16ª lugar – e deixando para trás, portanto, a zona de rebaixamento. O Cruzeiro, por sua vez, tem 44 pontos em 31 jogos e permanece em 8º lugar.

Na próxima rodada, o time paranaense volta a jogar em casa, num duelo decisivo contra o Vitória. A partida, que será disputada no sábado (2 de novembro), às 18h30, será um duelo direto entre equipes que brigam pra não cair.

‘PACTO’ COM A TORCIDA

Nos últimos dias, o Athletico iniciou uma campanha para reaproximar o time e sua torcida. A ideia é fazer um ‘pacto’ para que o time não seja rebaixado no ano de seu centenário. Deu certo: as arquibancadas estiveram lotadas e, de quebra, o time ainda teve a sorte de contar com um jogador do time adversário sendo expulso com poucos segundos de jogo.

PRIMEIRO TEMPO

Com poucos segundos de jogo, uma expulsão relâmpago. O atacante Rafa Silva acertou o braço em Kaique Rocha aos três segundos e foi expulso de campo após apenas 14 segundos em campo.

Com um jogador a mais, o Athletico soube se impor e pressionou o adversário, num jogo de ataque contra defesa. E Julimar tratou de furar a retranca adversária, criando aos 24 minutos a jogada que terminou com um gol de Pablo, de cabeça: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, Fernando Diniz fez algumas alterações no Cruzeiro para tentar mudar o cenário da partida. Mas Julimar (mais uma vez ele) tratou de estragar os planos cruzeirenses e, com menos de um minuto de jogo, aproveitou uma falha na saída de bola do adversário para fazer 2 a 0 no placar.

Com um placar mais elástico, a tranquilidade. Mas o Athletico não ficou satisfeito. Continuou pressionando, com Erick, por exemplo, tendo boas chances para transformar a vitória em goleada. Isso até que outro ídolo tratou de se redimir: foi Nikão, que aos 34 minutos balançou as redes e deu números finais ao placar: Athletico 3 x 0 Cruzeiro. E Furacão fora da zona de rebaixamento.

ATHLETICO 3 x 0 CRUZEIRO

Athletico: Mycael; Madson (Cuello), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Felipinho (Zapelli), Erick e João Cruz (Fernandinho); Nikão, Pablo (Emersonn) e Julimar (Mastriani). Técnico: Lucho González
Cruzeiro: Anderson; Wesley Gasolina (William), Jonathan Jesus, Zé Ivaldo e Kaiki (Marlon); Peralta (Gabriel Veron), Lucas Romero (Matheus Pereira), Ramiro, Lucas Silva e Mateus Vital (Matheus Henrique); Rafa Silva.
Gols: Pablo (24-1º), Julimar (1-2º) e Nikão (34-2º)
Cartões amarelos: Peralta, Zé Ivaldo e William (C)
Cartão vermelho: Rafa Silva (1-1º)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Público: 35.953 total
Local: Ligga Arena, em Curitiba, sábado às 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Com poucos segundos de jogo, Rafa Silva acerta o zagueiro Kaique Rocha na saída de bola e recebe a punição máxima: cartão vermelho!

6 – Cruzamento de Esquivel da esquerda para o meio da área. Nikão domina e chuta com perigo, mas a bola desvia na zaga e sai em escanteio.

14 – Cobrança de falta perto da área do Cruzeiro. Pablo vai para a bola e arrisca batendo direto para o gol, por cima da meta.

24 – Gol do Athletico! Julimar avança pela esquerda, limpa o marcador e cruza. Pablo aparece livre na segunda trave e cabeceia firme, pro fundo da rede!

42 – João Cruz lança a bola na área e Thiago Heleno sobe na segunda trave, entre dois marcadores, para cabecear. Por cima do gol.

Segundo tempo

1 – Gol do Athletico! Jonathan Jesus falha na saída de bola e o Athletico aproveita. Julimar tabela com Pablo e fica na cara do gol, chutando forte para vencer o goleiro Anderson.

12 – Pablo gira em cima de William e toca para Julimar, que chuta com efeito. A bola vai em cima de Anderson, que defende.

22 – Cobrança de escanteio de Nikão. A bola vai até perto da marca do pênalti e Erick cabeceia firme, obrigando grande defesa de Anderson.

28 – Matheus Pereira recebe passe na entrada da área e chuta rasteiro. A bola passa perto do gol.

32 – Erick passa por Jonathan Jesus, invade a grande área e arremata. Ao lado do gol, com perigo.

34 – Gol do Athletico! Nikão recebe na área, encontra uma brecha na marcação e chuta forte, no canto mais próximo, sem chance para o goleiro Anderson.