Fernando Diniz deixa o Fluminense e pode voltar ao Athletico Paranaense
Fernando Diniz (Crédito: Geraldo Bubniak)

O técnico Fernando Diniz deixou o comando do Fluminense nessa segunda-feira (dia 24), um dia após a derrota para o Flamengo. O resultado manteve o clube tricolor na lanterna do Campeonato Brasileiro.

A demissão de Diniz ocorre no mesmo dia que Cuca pediu para deixar o Athletico Paranaense.

O presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, é admirador do trabalho de Fernando Diniz. Segundo informações de bastidores, o dirigente vai conversar com o treinador para apresentar uma proposta.

Diniz trabalhou no Athletico de 3 de janeiro a 25 de junho de 2018. Comandou o time na Copa do Brasil, na Copa Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro. Foram 21 jogos, com cinco vitórias, sete empates e nove derrotas. Naquele ano, o clube usou o time de aspirantes no Campeonato Paranaense, dirigido então pelo técnico Tiago Nunes.

Diniz foi campeão no Fluminense

Fernando Diniz foi campeão da Copa Libertadores com o Fluminense em 2023. Em 2024, porém, o time venceu apenas um dos 11 jogos que disputou no Brasileirão. Foram três empates e sete derrotas. É o pior início do clube carioca na história dos pontos corridos.

O treinador tinha contrato até dezembro de 2025. Segundo o GE, ele vai receber do clube multa rescisória entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões.

“Diniz deixa como legado desta sua passagem não somente alguns dos títulos mais importantes da história de nosso clube, conquistados em 2023 e 2024, mas também o legado de um trabalho muito bem-sucedido em sua primeira etapa de sua atual passagem, ensinamentos importantes sobre sua maneira de entender o futebol e uma visão humanística que no todo trazem enorme contribuição a este esporte”, destacou nota do Fluminense.

“O Fluminense, em nome de seu presidente, sua diretoria e seus funcionários, agradece a Diniz e deseja muito sucesso em sua carreira, sempre”, completou o texto do clube carioca.

Fernando Diniz chegou ao Fluminense em abril de 2022 e dirigiu o time em 149 jogos, com 77 vitórias, 31 empates e 41 derrotas. Além da Libertadores, Diniz conquistou a Recopa Sul-Americana 2024 e o Campeonato Carioca 2023.

No período em que comandou o Fluminense, Diniz acumulou o cargo de técnico da seleção brasileira. Foram apenas seis jogos pela equipe nacional, com duas vitórias, um empate e três derrotas.