Fluminense x Athletico: escalações, onde assistir, lanterna do returno e ‘muralha defensiva’

Fluminense e Athletico: time carioca pode ter as voltas de Marcelo e Thiago Silva; Furacão tem quatro baixas

Silvio Rauth Filho
O zagueiro Kaique Rocha: Fluminense e Athletico

O zagueiro Kaique Rocha (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense enfrenta o Fluminense, nesta terça-feira (dia 22) às 19h30, no Maracanã, em válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois times lutam contra o rebaixamento. A equipe carioca está em 15º lugar, com 33 pontos. O Furacão é o 18º colocado, com 31 pontos.

O jogo terá transmissão do Premiere.

Returno

O Athletico é o lanterna do returno, com uma vitória, três empates e sete derrotas. E tem a segunda defesa mais vazada desse período, com 19 gols sofridos nessas 12 partidas. Só o Juventude sofreu mais gols: 20.

Já o Fluminense conseguiu melhorar defensivamente com a chegada do técnico Mano Menezes e sofreu apenas seis gols nos 11 jogos do returno. É a defesa menos vazada desse período.

Em pontuação, o time carioca é o sexto melhor do returno, com seis vitórias, um empate e quatro derrotas.

Clique aqui para ver a classificação completa do returno.

E clique aqui para ver a classificação geral do Brasileirão.

Quatro baixas no Athletico

O técnico Lucho González relacionou 25 jogadores para a partida contra o Fluminense, válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo está marcado para as 19h30 desta terça-feira (dia 22), no Maracanã.

A lista confirma quatro baixas: o meio-campista Christian (lesão no adutor da coxa esquerda) e os pontas Canobbio (edema ósseo no osso sacral) e Julimar (suspenso). O volante Fernandinho também segue fora, em recuperação.

Novidade

A principal novidade na lista é o ponta Emersonn, 20 anos, dos juniores. Ele estreou como profissional em 30 de junho, na vitória por 1 a 0 sobre o Vitória. Em seguida, atuou em mais três partidas do Brasileirão. Em julho, retornou ao time sub-20.

Emersonn é o artilheiro do Athletico no Brasileirão Sub-20, com nove gols em 17 jogos (11 como titular).

Retornos

Outras novidades na relação são os retornos do lateral-direito Madson e do zagueiro Kaique Rocha, que cumpriram suspensão na derrota por 5 a 2 para o Corinthians.

Provável escalação

A provável escalação para esta terça-feira, no esquema tático 5-2-3, é Mycael; Madson, Belezi (Gamarra), Kaique Rocha e Thiago Heleno e Fernando (Esquivel); Gabriel e Erick; Nikão, Pablo e Cuello.

Mudanças no time

Nos treinos da semana, Lucho testou Fernando na lateral-esquerda, no lugar de Esquivel. O zagueiro Belezi, que não atuava desde fevereiro, jogou contra o Corinthians e pode ser mantido. Com isso, Kaique Rocha entraria na vaga de Gamarra, que ficaria no banco.

Sem Canobbio e Julimar, Cuello pode ser o ponta pela esquerda. O argentino vinha atuando na lateral-direita. Madson foi usado como zagueiro contra o Botafogo, mas pode retornar à lateral-direita.

O 5-2-3 do Athletico contra o Botafogo (Crédito: Reprodução de vídeo/Cazé TV)

O treinador usou o 5-2-3 nos últimos três jogos. Só contra o Racing ele adotou uma linha de quatro na defesa – e perdeu por 4 a 1.

Escalação do Fluminense

O Fluminense terá a volta do ponta Keno (35 anos, ex-Paraná Clube) e do lateral-esquerdo Marcelo (36 anos, ex-Real Madrid) voltam a ficar à disposição do técnico Mano Menezes. O zagueiro Thiago Silva (40 anos, ex-Chelsea) se recupera de lesão e segue como dúvida para o jogo. Quem está fora é o ponta colombiano Kevin Serna (26 anos, ex-Alianza Lima-Peru), lesionado.

O destaque do time no Brasileirão é o ponta colombiano Jhon Arias (27 anos), com cinco gols e duas assistências em 19 jogos. Outro ponto positivo é o meia Paulo Henrique Ganso (35 anos), com três gols e cinco assistências em 26 partidas.

FLUMINENSE x ATHLETICO
Fluminense
: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio (Manoel), Thiago Santos (Thiago Silva) e Marcelo (Diogo Barbosa); Bernal e Martinelli; Lima, Ganso e Arias (Keno); Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes
Athletico: Mycael; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno, Gamarra e Fernando (Esquivel); Gabriel (João Cruz) e Erick; Nikão, Pablo e Cuello. Técnico: Lucho González
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Maracanã, terça-feira às 19h30
TV: Premiere