Lanterna do returno, Athletico vai enfrentar a melhor defesa do momento

Fluminense x Athletico: jogo desta terça-feira é o duelo do pior time do returno contra a defesa menos vazada no período

Silvio Rauth Filho
Mano Menezes e Dunga: Fluminense x Athletico

Mano Menezes (Crédito: Divulgação/CBF/Lucas Figueiredo)

O Athletico Paranaense volta a campo nesta terça-feira (dia 22) às 19h30, para o duelo contra o Fluminense, no Maracanã. A partida é válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois times lutam contra o rebaixamento. A equipe carioca está em 15º lugar, com 33 pontos. O Furacão é o 18º colocado, com 31 pontos.

Returno

No entanto, as fases são diferentes. O Athletico é o lanterna do returno, com uma vitória, três empates e sete derrotas. E tem a segunda defesa mais vazada desse período, com 19 gols sofridos nessas 12 partidas. Só o Juventude sofreu mais gols: 20.

Já o Fluminense conseguiu melhorar defensivamente com a chegada do técnico Mano Menezes e sofreu apenas seis gols nos 11 jogos do returno. É a defesa menos vazada desse período.

Em pontuação, o time carioca é o sexto melhor do returno, com seis vitórias, um empate e quatro derrotas.

Clique aqui para ver a classificação completa do returno.

E clique aqui para ver a classificação geral do Brasileirão.

Treinador

O Athletico ainda não venceu desde a chegada do técnico Lucho González. Com ele, foram quatro jogos e quatro derrotas: Racing (Sul-Americana), Flamengo, Botafogo e Corinthians.

Jejum na Série A

No Brasileirão 2024, o Athletico é o time há mais tempo sem vencer, entre os 20 participantes. São 10 rodada sem ganhar. Foram 7 derrotas e 3 empates no período. A última vitória na Série A foi em 28 de julho – 2 a 1 sobre o Cuiabá.

Sem Fernandinho

O Furacão não venceu sem Fernandinho em campo no Brasileirão 2024. Foram dez jogos, dois empates e oito derrotas quando o volante de 39 anos não esteve em campo.

Escalação do Athletico

O técnico Lucho González não terá os pontas Julimar, suspenso por cartões amarelos, e Canobbio, que se recupera de um problema muscular. Ele conta com as voltas do zagueiro Kaique Rocha e do lateral-direito Madson, que cumpriram suspensão na derrota por 5 a 2 para o Corinthians.

A provável escalação para esta terça-feira, no esquema tático 5-2-3, é Mycael; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno, Gamarra e Esquivel (Fernando); Gabriel e Erick; Nikão, Pablo e Cuello.

Mudanças no time

Nos treinos da semana, Lucho testou Fernando na lateral-esquerda, no lugar de Esquivel.

Sem Canobbio e Julimar, Cuello pode ser o ponta pela esquerda. O argentino vinha atuando na lateral-direita. Madson foi usado como zagueiro contra o Botafogo, mas pode retornar à lateral-direita.

O treinador usou o 5-2-3 nos últimos três jogos. Só contra o Racing ele adotou uma linha de quatro na defesa – e perdeu por 4 a 1.

O ponta Emersonn (Crédito: Rui Santos)

Categorias de base

Se quiser manter Cuello na lateral-direita, Lucho terá que usar jovens das categorias de base na ponta-esquerda. As opções são Emersonn (20 anos e 4 jogos como profissional) e Kayke Santos (16 anos e 1 jogo como profissional)