Terans comemora gol pelo Athletico
Terans comemora gol pelo Athletico (Crédito: Franklin de Freitas)

O meia-atacante uruguaio David Terans, 29 anos, é o estrangeiro com melhor desempenho pelo Athletico Paranaense no Campeonato Brasileiro desde 2013. É o que aponta levantamento do Bem Paraná com base no ranking do site inglês WhoScored.

Desde o Brasileirão 2013, o Athletico levou a campo 29 estrangeiros na Série A. E Terans teve a melhor nota média nesse ranking, com 6,76.

Clique aqui para ver o ranking completo dos melhores estrangeiros do Athletico desde 2013.

 Em julho de 2023, o clube paranaense decidiu vender Terans por R$ 14 milhões para o Pachuca. No clube mexicano, o uruguaio teve pouco espaço e não se destacou. Foi titular em oito jogos e entrou como substituto em outros três. Não marcou gols ou fez assistências.

Terans quer retornar ao Brasil em 2024

O site TNT Sports divulgou declarações do empresário de Terans, Flavio Perchman, sobre o interesse do jogador em retornar para o futebol brasileiro. “Estamos buscando que Terans saia do Pachuca. Não se adaptou ao México. Guillermo Almada não gosta dele. Ele me disse que por enquanto não quer voltar ao Uruguai nem ir para a Argentina. Talvez vá para o Brasil”, declarou.

Nos bastidores, surgiu a informação que Terans poderia ser contratado por Palmeiras ou até mesmo pelo Athletico Paranaense. O clube paranaense negou interesse nessa transferência.

Em dezembro, o jornalista Jorge Nicola chegou a citar o interesse do Corinthians em Terans.

História
David Terans foi comprado pelo Athletico Paranaense em maio de 2021, por cerca de R$ 7,5 milhões. Disputou 129 jogos pelo clube, com 31 gols marcados e 26 assistências. É o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, atrás apenas do colombiano Davi Ferreira, que fez 38 gols em 178 jogos entre 2005 e 2008.