di yorio
Di Yorio: recém-contratado, atacante fica à disposição pela primeira vez (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

Londrina e Athletico protagonizam neste sábado (10 de fevereiro) o jogo mais aguardado da 8ª rodada do Campeonato Paranaense, um verdadeiro clássico entre interior e capital do Paraná. A bola começa a rolar às 16 horas no Estádio do Café e a partida terá transmissão pelo YouTube, através do canal da NSports, e também pela Rede Furacão, serviço de streaming do clube rubro-negro.

TRILOGIA DE CLÁSSICOS

O jogo em Londrina marca o “primeiro episódio” de uma trilogia de clássicos que o Furacão terá pela frente. Após encarar o Tubarão, o rubro-negro enfrenta na sequência o Operário de Ponta Grossa (dia 15), na Ligga Arena, e o Coritiba (dia 18), no Couto Pereira. A primeira fase do estadual, por sua vez, chegará ao fim uma semana após o atletiba, no dia 25, quando o Athletico enfrenta o São Joseense, na Ligga Arena.

OLHO NA CLASSIFICAÇÃO

Embalado por quatro vitórias consecutivas, contra Galo Maringá, Cianorte, PSTC e FC Cascavel, o Furacão segue invicto na temporada (com cinco vitórias e dois empates no estadual) e precisa vencer fora de casa para se garantir mais uma rodada na liderança da competição, já que hoje tem um ponto de vantagem para o Coritiba e dois com relação ao Maringá, que enfrentam Galo Maringá (fora de casa) e PSTC (em casa) neste final de semana, respectivamente.

O Londrina, por outro lado, não vive um grande momento, mas vem animado para o clássico após vencer seu primeiro jogo em 2024 na última quarta-feira, contra o PSTC (fora de casa). Com sete pontos em sete rodadas, o Tubarão ocupa hoje o nono lugar na tabela, com três pontos de vantagem em relação ao PSTC (11º colocado e primeiro time na zona de rebaixamento) e atrás do Andraus (8º colocado e primeiro time na zona de classificação para o mata-mata) nos critérios de desempate: o time da Grande Curitiba ganhou duas partidas e empatou uma, enquanto o do interior venceu uma e empatou quatro.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

O torcedor rubro-negro deve ver uma equipe repleta de mudanças no norte do Paraná. A começar pelo banco de reservas: o técnico Juan Carlos Osorio ficou em Curitiba e quem estará à beira do gramado será o seu auxiliar, Yony Londoño. Além do treinador, também não viajaram para o interior do Paraná nomes como o goleiro Bento, os zagueiros Gamarra e Thiago Heleno, o lateral-direito Madson e o ponta Canobbio. Os volantes Erick e Fernandinho e os atacantes Pablo e Mastriani são outros que devem ser poupados, enquanto Zapelli sofreu uma pancada no joelho na última partida e segue em recuperação e Cuello está suspento por ter tomado o terceiro cartão amarelo.

Dessa forma, a escalação athleticana pode ganhar algumas caras novas. Anunciados recentemente, os atacantes Petterson e Lucas Di Yorio estão relacionados e ficam à disposição pela primeira vez. O zagueiro Pedro Henrique e o atacante Benítez, ausentes da última lista, também estão de volta. E os jovens Andrey (meia), Jader (meia-atacante), Belezi (lateral-direito) e Julimar (meia-atacante) também podem ter uma oportunidade.

ESCALAÇÃO DO LONDRINA

No Londrina, o técnico Emerson Ávlia terá o retorno do volante Marthã, que esteve suspenso na última partida (foi substituído por Victor Hugo). O lateral-esquerdo Lauan foi titular no último jogo e disputa a titularidade com Vinicius Silva, mas o atacante Everton, que entrou no segundo tempo no lugar do lateral e marcou o gol que abriu a vitória do Tubarão, também pode acabar ganhando uma vaga no time titular.

FICHA TÉCNICA
Londrina x Athletico

Londrina: Gabriel Félix; Thiago Ennes, Luís Felipe, Darlan e Lauan (Vinícius Silva); Victor Hugo (Marthã), Riquelmy e Pedro Cacho; Rafael Longuine; Calyson (Everton) e Peu. Técnico: Emerson Ávila
Athletico: Léo Linck, Pedro Henrique, Kaique Rocha e Belezi; Vinicius Kauê, Hugo Moura, Christian, Andrey e Jader; Romeo Benítez e Julimar. Técnico: Juan Carlos Osorio
Árbitro: Andrei da Silva
Transmissão: NSports e Rede Furacão
Local: Estádio do Café, em Londrina, sábado (10 de fevereiro) às 16 horas