Meia do Athletico vai defender o Brasil no Sul-Americano Sub-16

Redação Bem Paraná, com Athletico.com.br
18GustavoGomes-1600 cbf

O meia Gustavo Gomes. Foto: Rafael Ribeiro/Confederação Brasileira de Futebol

O meia Gustavo Gomes, do Athletico, vai defender a Seleção Brasileira na disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-16. O jogador está na lista de 22 convocados para a competição, que será disputada na Bolívia, entre os dias 4 e 19 de outubro.

A apresentação dos jogadores chamados pelo treinador Dudu Patetuci está marcada para o próximo sábado (21). Antes da viagem, marcada para o dia 2 de outubro, a delegação treinará na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), na preparação final para o campeonato.

Esta é a quarta convocação de Gustavo Gomes, que participou de todo o ciclo de preparação para o Sul-Americano Sub-16. Ele esteve com a Seleção Sub-16 nos períodos de treinamentos realizado em agosto e maio deste ano, na Granja Comary.

Também participou, com a Seleção Sub-15, em outubro de 2023, do Quadrangular Internacional no Paraguai. Na ocasião, o Brasil ficou com o título na disputa diante dos donos da casa, do Chile e da Colômbia.

Gustavo Gomes tem 16 anos e é natural de Brasília (DF). Ele está no Athletico desde dezembro de 2018 e atualmente integra a equipe Sub-17.

Sul-Americano Sub-16

Inicialmente programado para novembro e dezembro de 2023, o Sul-Americano Sub-15 foi transferido para outubro de 2024. Para não prejudicar os atletas que participariam da competição em 2023, a Conmebol permitiu a convocação de atletas nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008. A sede será a Bolívia.

Os dez países membros da Conmebol vão disputar o título. O Brasil é o atual campeão e maior vencedor do torneio, com cinco conquistas: 2005, 2007, 2011, 2015 e 2019.

Nesta edição, o Brasil está no Grupo B e enfrenta na primeira fase Argentina, Uruguai, Venezuela e Equador. A estreia será diante da Venezuela, no dia 5. No dia 7, o Brasil encara o Uruguai e volta a campo contra o Equador, no dia 11.

O último jogo pela fase de grupos será diante da Argentina, no dia 13. Todas as partidas serão realizadas no Estádio Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, às 18h30 (horário de Brasília).

O Grupo A é composto por Bolívia, Paraguai, Colômbia, Peru e Chile. Caso avance à semifinal como primeira ou segunda colocada, a Seleção Brasileira entrará em campo no dia 16. A final está marcada para o dia 19.