Zapelli em Athletico 0x0 Azuriz
Zapelli em Athletico 0x0 Azuriz (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense empatou em 0 a 0 com o Azuriz, nesse domingo (dia 21) à tarde, em Pato Branco, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar, com 4 pontos. A equipe do Interior está na 4ª colocação, com 4 pontos.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O Athletico volta a jogar na quarta-feira às 19 horas, contra o Maringá, na Arena da Baixada.

Desempenho
Se na estreia contra o Andraus o Athletico dominou o jogo e deixou boa impressão, dessa vez a equipe de Jual Carlos Osorrio decepcionou. Sem Fernandinho e com quatro mudanças na escalação inicial, o time teve dificuldades para trocar passes e foi previsível no setor ofensivo. Os melhores momentos da equipe na partida foram em chutes de fora da área. De positivo, uma boa organização tática defensiva. Os raros ataques do Azuriz surgiram em falhas individuais de jogadores do Furacão.

Desfalques do Athletico
As baixas no Athletico eram Leo Godoy e Renan Viana, em recuperação, além de três suspensos: Thiago Heleno, Pedro Henrique e Christian. Em trabalho especial de recuperação física, o volante Fernandinho ficou em Curitiba. Também ficaram de fora Esquivel (Argentina), Mycael (Brasil), Luan Patrick (Brasil), Fernando Nava (Bolívia) e Arriagada (Chile), que estão com suas seleções no Torneio Pré-Olímpico.

Escalação
O técnico Juan Carlos Osorio fez quatro mudanças no Athletico em relação ao último jogo, seguindo seu projeto de rodar todo o elenco durante a primeira fase do Paranaense (para evitar o desgaste físico excessivo e para dar chances a todos). Saíram os volantes Fernandinho e Erick, o ponta Cuello e o atacante Julimar para as entradas do volante Hugo Moura, do meia Zapelli, o ponta Jader e do atacante Rômulo.

Athletico empata com o Azuriz em Pato Branco

Esquema tático
Osorio manteve o 4-1-4-1 da estreia. Hugo Moura era o único volante. A linha de quatro tinha Zapelli e Alex Santana centralizados, e dois extremos (Canobbio na direita e Jader na esquerda).

Primeiro tempo
O primeiro tempo foi marcado pelos erros das duas equipes, que duelaram contra o gramado irregular e pouco construíram. As raras jogadas ofensivas ocorreram em bolas longas e na base da correria. O Athletico atacou mais e levou algum perigo em três chutes de fora da área. O Azuriz só teve uma jogada ofensiva expressiva.

Segundo tempo
No intervalo, saiu Canobbio e entrou o ponta Cuello. O cenário seguiu semelhante ao do primeiro tempo, com o Athletico conseguindo trabalhar a bola em passes curtos em raros momentos. Aos 13, entraram o volante Erick e o centroavante Pablo. Aos 16, o Azuriz quase abriu o placar, em falha de Madson e chute perigoso de Wellisson. Aos 21, saiu Madson e entrou Julimar, que ficou na ponta direita. Cuello recuou para a lateral-direita. A mudança pouco adiantou e o Athletico seguiu atacando de forma previsível e sem qualidade.

Novato
Aos 33, o meia Danielzinho, 21 anos, revelação da base, entrou para fazer sua segunda partida como profissional. Ele entrou no lugar de Jader.

Athletico empata com o Azuriz em Pato Branco

AZURIZ 0x0 ATHLETICO
Azuriz: Arthur; Williams Bahia, Naldo, Jhonatan e Mendes; Xavier, Luiz Otávio (Marquinhos), Giba (Daniel Dias, depois Luis Morales), Fabrício Oya (Cerezo) e Wellisson (Orejuela); Lucas Vieira. Técnico: Gilson Kleina
Athletico: Bento; Madson (Julimar), Kaique Rocha, Gamarra e Vinicius Kauê; Hugo Moura, Alex Santana (Erick), Zapelli, Jader (Danielzinho) e Canobbio (Cuello); Rômulo (Pablo). Técnico Juan Carlos Osorio
Cartões amarelos: Arthur, Luiz Otávio, Mendes, Daniel Dias, Vieira (Az). Canobbio, Jader (At).
Árbitro: André Ricardo Martins
Público: 2.210 pagantes
Local: Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Falta na direita. Zapelli tenta direto. A bola vai na rede, pelo lado de fora.
11 – Lateral. Bahia lança pra área. Giba gira em Kauê e chuta cruzado. Bento defende.
24 – Rômulo arrisca de fora da área. A bola vai ao lado.
31 – Canobbio arrisca de longe. A bola passa perto, ao lado do gol.
36 – Alex Santana arrisca do bico da área. A bola passa perto.

Segundo tempo
16 – Madson erra passe no meio e não volta. Wellisson dispara na ponta-esquerda, invade a área e chuta perto, ao lado.
25 – Erick chuta de longe. A bola passa perto, ao lado.
27 – O Azuriz pede pênalti de Kauê em Wellisson. A imagem da TV deixa dúvidas.