O zagueiro e líbero Nem, ex-Paraná Clube e Athletico Paranaense
O zagueiro e líbero Nem, em treino do Paraná Clube (Crédito: Arquivo Bem Paraná)

Rinaldo Francisco de Lima nasceu em Recife, em 1973. Começou no Vitória-PE e passou pelo Botafogo-SP antes de chegar ao São Paulo, em 1994, com 21 anos de idade. Depois de empréstimos para XV de Piracicaba, São José e Bragantino, Nem viveu o auge da sua carreira aos 27 anos, quando chegou ao Paraná Clube.

Em 2000, virou líbero do esquema tático 3-5-2 do técnico Geninho e levou o Paraná Clube ao título da segunda divisão nacional – o Módulo Amarelo da Copa João Havelange. Nem passou a ser considerado um dos melhores dessa posição no Brasil, por fazer a cobertura perfeita dos zagueiros e ter muita qualidade na saída de bola.

Em 2001, ele deixou de ser um dos melhores para virar simplesmente o melhor do Brasil. Trabalhando novamente com Geninho, mas dessa vez no Athletico, conquistou o título do Brasileirão. Na época, formou uma muralha defensiva com os zagueiros Gustavo Caiche e Rogério Correa, dando liberdade para os alas Alessandro e Fabiano.

Com aquela grande atuação, Nem entrou para a seleção dos melhores jogadores da história recente do Athletico (1995-2024), em votação promovida pelo Bem Paraná, formando a zaga com Thiago Heleno.

Nem deixou o Furacão em 2002. Rodou por América-MG, Atlético-MG, Braga (Portugal) e CRB. Voltou ao Paraná Clube em 2007. E encerrou a carreira profissional em 2009, no Marcílio Dias.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

  • A série ’41 craques do futebol do Paraná’ foi organizada com esses critérios:
  • 1) votação do Bem Paraná em 2023
  • 2) títulos e façanhas coletivas
  • 3) desempenho individual
  • 4) participação em seleção brasileira
  • 5) relevância para o futebol paranaense

A lista traz os melhores dos últimos 41 anos nesses quesitos.