Nikão
Nikão comemora gol do título do Athletico na Copa Sul-Americana (Crédito: Franklin de Freitas)

Maycon Vinícius Ferreira da Cruz nasceu em Montes Claros (MG) em 1992. Fez as categorias de base no Mirassol, no Palmeiras e no Santos. Estreou no profissional no Atlético-MG, em 2010, aos 18 anos.

Nikão era um meio-campista com boa técnica e muita força física. Sabia usar o corpo para proteger a bola e dominava o tempo certo da jogada. Com essa característica, conseguia controlar o ritmo da partida. Era uma arma tática nas mãos de qualquer treinador inteligente.

No entanto, Nikão demorou a encontrar um. Depois de rodar por Vitória, Bahia, Ponte Preta, América-MG, Linense e Ceará, chegou ao Athletico em 2015, sem grande alarde. Começou a destacar com a chegada do técnico Milton Mendes. E iniciou seu voo de multicampeão em 2016, quando Paulo Autuori passou a dar as cartas no Furacão.

Nikão tomou conta da ponta-direita e virou a principal arma da equipe. Em seguida, vieram os títulos do Campeonato Paranaense (2016 e 20), da Copa do Brasil (2019) e da Copa Sul-Americana (2018 e 21).

Em 2021, no seu último ano de contrato, o craque se despediu do Furacão com sua melhor temporada: 11 gols e 12 assistências em 51 jogos. E deixou uma obra-prima gravada na memória da torcida: um gol espetacular na final da Sul-Americana. Com um chute acrobático, garantiu o título sobre o Bragantino, na vitória por 1 a 0 na final em jogo único no Uruguai.

FINAL DA SULAMERICANA NO ESTADIO CENTENARIO
Nikão marca o gol do título da Sul-Americana 2021 (Crédito: Franklin de Freitas)

Deixou o Athletico após 307 partidas, com 47 gols e 36 assistências. Depois, ainda defendeu São Paulo e Cruzeiro. E retornou ao clube em 2024.

Em 2023, Nikão entrou para uma das seleções dos melhores do Athletico, em votação promovida pelo Bem Paraná para comemorar o centenário do clube.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

  • A série ’41 craques do futebol do Paraná’ foi organizada com esses critérios:
  • 1) votação do Bem Paraná em 2023
  • 2) títulos e façanhas coletivas
  • 3) desempenho individual
  • 4) participação em seleção brasileira
  • 5) relevância para o futebol paranaense

A lista traz os melhores dos últimos 41 anos nesses quesitos.