Cannavaro é apresentado pelo Benevento (Crédito: Divulgação/Benevento)
Cannavaro é apresentado pelo Benevento (Crédito: Divulgação/Benevento)

O Athletico Paranaense segue em busca de um técnico para a temporada 2024. Até agora, a única proposta oficial feita foi por Domenec Torrent. O espanhol ainda não se decidiu – ele também tem proposta do DC United, dos Estados Unidos.

O clube paranaense também chegou a sondar a contratação do curitibano Cuca, 60 anos, mas não conseguiu despertar o interesse do treinador, que segue afastado do mercado. Ele não trabalha desde abril, quando deixou o Corinthians após fortes protestos. Veja mais sobre o caso:

CANNAVARO
O jornalista Juliano Lorenz Oscar, o Fusketa, publicou nesse domingo (dia 31) que o italiano Fabio Cannavaro, 50 anos, foi oferecido. “O ex-zagueiro campeão do mundo, Fábio Cannavaro foi oferecido. Último trabalho foi no Benevento, na Série B italiana. Chance remotíssima de vir e de até entrar em negociação, mas que foi oferecido foi. Odair Hellmann foi outro técnico que chegou por empresários também. E outros nomes certamente vão chegar. Clube não quer ter pressa pra não errar”, escreveu.

Cannavaro comandou o Benevento na Série B até março. Saiu após três vitórias, sete empates e sete derrotas. O time acabou em último lugar e caiu para a terceira divisão. O italiano começou a carreira de treinador em 2015, no Guangzhou, na China. Depois, rodou por Al Nassr (Arábia Saudita) e Tianjin Quanjian (China). Voltou ao Guangzhou em 2018 e ficou no clube até 2021. Foi bicampeão da primeira divisão chinesa e campeão da Liga dos Campeões da Ásia.

Como jogador, foi zagueiro multicampeão e eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2006.

HELLMANN
Já o brasileiro Odair Hellmann, 46 anos, está no Riyadh, 15º colocado na Arábia Saudita. O treinador comandou o Santos no início de 2023, após duas temporadas no Al Wasl (Emirados Árabes). Dirigiu o Internacional de 2017 a 2019. E o Fluminense em 2020.

EVANGELISTA
O português Armando Evangelista, 50 anos, comandou o Goiás no Brasileirão 2023, com sete vitórias, nove empates e 11 derrotas. Saiu antes do fim da Série A, por desentendimentos com a direção do clube. Antes, trabalhou em seis clubes de Portugal (Arouca, Vilafranquense, Penafiel, Varzim, Vitória de Guimarães e Vizela)

SCHELOTTO
O técnico Guillermo Schelotto, 50 anos, foi oferecido ao Athletico Paranaense. Ele está livre no mercado desde setembro, quando deixou o comando da seleção do Paraguai.

Schelotto começou a carreira de técnico em 2013, no Lanús. Logo no primeiro ano conquistou o título da Copa Sul-Americana. Ficou no clube argentino até 2015.

Assumiu o Boca Juniors em 2016 e conquistou dois títulos da primeira divisão argentina (2017 e 2018). Deixou o clube em 2019.

Trabalhou no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, em 2019 a 2020.

Assumiu o comando do Paraguai em 2021 e deixou o cargo em setembro de 2023, após quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas.

TORRENT
Por enquanto, o Athletico só negocia com um treinador. É o espanhol Domènec Torrent, 61 anos, auxiliar de Pep Guardiola de 2007 a 2018 (Barcelona, Bayern Munich e Manchester City). Como treinador, comandou o New York City FC (2018 e 2019), o Flamengo (2020) e o Galatasaray (2021/2022). O espanhol trabalhou com o volante Fernandinho, do Athletico, no Manchester City.

OUTROS NOMES
A imprensa sul-americana também cogitou a possibilidade do Athletico contratar o argentino Jorge Almirón (vice-campeão da Libertadores 2023 com o Boca Juniors) e o uruguaio Gustavo Matosas, ex-meia do Athletico e que passou a maior parte da carreira como técnico no futebol mexicano. Outro nome é Juanma Lillo, auxiliar do Manchester City desde 2019 e ex-técnico da Real Sociedad.

Durante o ano, o Furacão chegou a consultar os técnicos Fernando Gago, ex-Racing e anunciado recentemente pelo Chivas, do México, e Gabriel Milito, ex-Argentino Juniors e Estudiantes, atualmente sem clube.