17adrianmartinez
Adrian Martinez, atacante do Racing (foto: reprodução Facebook Racing Club oficial)

O Racing, rival do Athletico nas quartas de final da Copa Sul-Americana, tem alguns jogadores conhecidos. Entre eles, há alguns com histórico por seleções nacionais e um atacante com passagem pelo Coritiba.

O atacante em questão é o centroavante Adrian Martinez, de 32 anos. Ele veio para o Coritiba em abril de 2022, emprestado pelo Libertad (Paraguai). Disputou 24 partidas, sendo 10 como titular, e fez 4 gols. Saiu no fim do ano, quando o vínculo expirou.

Martinez está desde o começo do ano no Racing. Veio a custo zero, após passagem pelo Instituto ACC. No Campeonato Argentino, ele foi titular em 10 dos 14 jogos e somou dois gols. Na Sul-Americana, tem números melhores: 8 jogos e 8 gols. É o atual artilheiro da competição.

Entre outros jogadores de renome está o goleiro Arias, 37 anos, titular da seleção do Chile nos últimos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O meia-atacante Juan Quintero, 31 anos, disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018 pela Colômbia. Quintero, contudo, esteve machucado em agosto e só voltou a jogar recentemente.

Sistema de jogo

O técnico do Racing é Gustavo Costas, 61 anos, que está em sua terceira passagem pelo clube. Seu trabalho anterior foi à frente da seleção da Bolívia, pela qual somou 1 vitória, 1 empate e 8 derrotas entre 2022 e 2023 – foi sucedido por Antonio Carlos Zago, ex-Coritiba. Costas costuma armar a equipe argentina no 4-2-3-1, com uma linha de quatro defensores, dois volantes, dois extremos, um meia e um centroavante.

Mas o treinador pode variar a formação para um esquema com três zagueiros, dois alas, dois meio-campistas, dois pontas e um centroavante (um 3-4-3 quando o time ataca e que vira um 5-4-1 quando o time defende). Essa formação foi utilizada na última partida da equipe – vitória de 2 a 1 sobre o Boca Juniors, em Avellañeda, pelo Campeonato Argentino. O jogador-chave para a troca de esquema é Santiago Sosa, que pode atuar como zagueiro central ou como volante.

Campeonato Argentino

Atualmente, o Racing ocupa o 3º lugar no Campeonato Argentino, com 24 pontos em 14 jogos (7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas). Aparece atrás de Velez Sarsfield (30 pontos) e Atletico Tucuman (25), mas à frente dos tradicionais River Plate, Boca Juniors, Independiente e Estudiantes. A título de comparação, o Belgrano – eliminado pelo Athletico nas oitavas de final da Sul-Americana – está em 15º lugar, com 18 pontos.

O Campeonato começou em 12 de maio e vai até 15 de dezembro. As 28 equipes participantes jogam entre si em um sistema de pontos corridos de turno único totalizando 27 rodadas. A equipe com mais pontos no final da temporada leva o título.

Antes disso, o Racing disputou a Copa da Liga Profissional Argentina, de 25 de janeiro a 5 de maio. Os times eram divididos em dois grupos de 14, dos quais os quatro melhores avançavam às quartas de final e duelavam em jogo único até a decisão. O Racing ficou em 5º em seu grupo e foi eliminado na fase inicial. O Estudiantes sagrou-se campeão, ao bater o Velez Sarsfield nos pênaltis.

Sul-Americana

Assim como o Athletico, o Racing disputou a fase de grupos da Copa Sul-Americana. Estava numa chave com Red Bull Bragantino, Coquimbo Unido (Chile) e Deportivo Luqueño (Paraguai). Classificou-se em primeiro lugar, com cinco vitórias – três delas por 3 a 0, todas em casa – e uma derrota (2 a 1 para o Bragantino). Nas oitavas de final, o time argentino passou fácil pelo Huachipato (Chile), com vitórias de 2 a 0 fora de casa e de 6 a 1 em Avellañeda.